Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Diretorias Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Mestrado e Doutorado CPGEI Edital de Defesas 2012 CPGEI (Mestrado) Flávia Aparecida Franck-09/10/12

CPGEI (Mestrado) Flávia Aparecida Franck-09/10/12

Defesa Pública de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial
Quando 09/10/2012
das 14h00 até 17h00
Onde Sala C301
Nome do Contato Prof. Dr. Hugo Vieira Neto
Participantes Prof. Dr. Hugo Vieira Neto, Dr. Orientador
Dr. Andre Mozart de Miranda Vieira, Co-orientador:
Banca examinadora:
Prof. Hugo Vieira Neto, Dr. Presidente
Prof. Joel Mesa Hormaza, Dr.
Prof. Marcelo Zibetti, Dr.
iCal

Estudo da Interferência da Caixa de localização na qualidade da imagem tomográfica e no cálculo da dose de radiação em tratamentos de radiocirurgia.

Resumo: Tratamentos de radiocirurgia requerem elevada precisão, pois envolvem lesões de pequenas dimensões, as quais são tratadas em poucas frações de altas doses de radiação. Sendo assim, a localização precisa da região de interesse é de grande importância para o sucesso do tratamento radioterápico. Neste trabalho foi investigada a interferência da caixa localizadora do alvo em tais procedimentos, utilizando imagens tomográficas do crânio de um phantom antropomórfico para simular um tratamento de radiocirurgia utilizando duas técnicas de exposição conforme protocolo do Hospital Israelita Albert Einstein. Todo o processo de planejamento radioterápico de um tratamento de radiocirurgia foi executado, incluindo o cálculo da dose média de radiação com e sem diferenças de heterogeneidades para todas as exposições realizadas, utilizando os algoritmos de cálculo de dose AAA e PBC. Foi realizada também uma análise da variância dos valores dos pixels nos histogramas dos números CT para analisar a interferência do uso da caixa de localização na qualidade das imagens tomográficas adquiridas. Os experimentos realizados indicam que o algoritmo AAA é menos susceptível a diferenças no cálculo dos valores das doses médias. Quanto ao ruído, os experimentos realizados com a caixa localizadora do alvo demostraram maior perda na qualidade da imagem tomográfica.
Palavras-chave: radiocirurgia estereotáxica, qualidade da imagem, cálculo de dose.

A Study of the Interference of the Localizer Box in Tomographic Image Quality and Radiation Dose Calculation in Radiosurgery Treatments.

Abstract: Radiosurgery treatments require high precision because they involve lesions of small dimensions, which are treated with elevated radiation doses in a few fractionated sessions. Thus, the localization accuracy of the region of interest is very important for successful radiation therapy. In this study, the interference of the target localizer box in such procedures was investigated using tomographic images of the skull of an anthropomorphic phantom in order to simulate a radiosurgery treatment using two exposure techniques according to a protocol of the Albert Einstein Hospital. The radiosurgery treatment process was performed, including the calculation of the average radiation dose with and without tissue inhomogeneity considerations for all exposures, using the AAA and PBC dose calculation algorithms. An analysis of the variance of pixel values in the CT number histogram was also conducted in order to analyze the interference of the target localization box on the quality of the acquired tomographic images. The experiments indicate that the AAA algorithm is less susceptible to differences in the calculation of the average doses. Regarding noise, the experiments performed with the target localization box demonstrated greater loss in tomographic image quality.
Keywords: stereotactic radiosurgery, image quality, dose calculation

Lista de publicações:
Flávia Aparecida Franck, André M. M. Vieira e Hugo Vieira Neto, Estudo da Interferência da Caixa de Localização na Qualidade da Imagem Tomográfica e no Cálculo da Dose de Radiação em Tratamentos de Radiocirurgia (in Portuguese), Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, Porto de Galinhas, Brazil, 2012.

registrado em: