Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Diretorias Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Mestrado e Doutorado CPGEI Edital de Defesas 2012 CPGEI (Mestrado) Guilherme de Santi Peron - 04/05/12

CPGEI (Mestrado) Guilherme de Santi Peron - 04/05/12

Defesa Pública de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial
Quando 04/05/2012
das 10h00 até 12h00
Onde Sala de Defesas C301
Nome do Contato Prof. Richard Demo Souza
Participantes Prof. Richard Demo Souza, Dr. Orientador - CPGEI
Banca examinadora:
Prof. Richard Demo Souza, Dr. Presidente - CPGEI
Prof. Mário de Noronha Neto, Dr. - IFSC
Prof. Marcelo Eduardo Pellenz, Dr. - PUC-PR
iCal

Método Distribuído Multiobjetivo de Seleção de Relays em Redes Cooperativas Sem Fio Utilizando Lógica Fuzzy

Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta um novo algoritmo de seleção de relays utilizando lógica fuzzy. O algoritmo proposto é distribuído, ao ser processado independentemente em cada nó dispensando a necessidade de uma entidade central, e multiobjetivo, visto que ele busca maximizar tanto o tempo de vida da rede como a vazão fim-a-fim. O novo método leva em conta o estado do canal instantâneo do canal relay-destino e a energia residual da bateria do nó. Como resultado, o algoritmo atribui um grau de relevância a cada candidato a relay, de forma que o nó com maior relevância é escolhido para retransmitir a mensagem proveniente da fonte. Os resultados mostram que um aumento considerável no tempo de vida de rede pode ser obtido sem comprometer a vazão fim-a-fim.
Palavras-chave: Redes Cooperativas, Vazão fim-a-fim, Tempo de Vida, Lógica Fuzzy, Algoritmo Distribuído

Distributed Multi-Objective Fuzzy Logic-Based Relay Selection Method for Cooperative Wireless Networks

Abstract: In this master thesis we present a new relay selection algorithm using fuzzy logic. The proposed algorithm is distributed, runs independently at each node, not requiring a central entity for coordination, and is multi-objective, since it aims to maximize both network lifetime and end-to-end throughput. The new method takes into account the instantaneous channel state of the relay-destination link and the residual energy of the node battery. As a result, the algorithm assigns a degree of relevance to each relay, such that the relay with a higher relevance is chosen to forward the source message. Results show that a considerable increase in the network lifetime can be obtained without compromising the end-to-end throughput.
Keywords: Cooperative Networks, Throughput, Network Lifetime, Fuzzy Logic, Distributed Algorithm

Lista de publicações:
PERON, G. S. ; BRANTE, G. G. O. ; SOUZA, R. D. . Método Distribuído de Seleção de Relays em Redes Cooperativas Utilizando Lógica Fuzzy para Otimização da Vazão e Tempo de Vid. In: XIX Simpósio Brasileiro de Telecomunicações - SBrT 2011, 2011, Curitiba. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Telecomunicações - SBrT 2011, 2011. v. 1. p. 1-5.

registrado em: