Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Diretorias Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Mestrado e Doutorado CPGEI Edital de Defesas 2013 CPGEI (Mestrado): José Ricardo Hoffmann-18/10/13

CPGEI (Mestrado): José Ricardo Hoffmann-18/10/13

Defesa Pública de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial
Quando 18/10/2013
das 09h30 até 12h30
Onde Sede Centro - Sala B205
Nome do Contato Prof. Emilio Carlos Gomes Wille
Participantes Prof. Emilio Carlos Gomes Wille, Dr. Orientador - UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Emilio Carlos Gomes Wille, Dr. Presidente - UTFPR
Prof. Myriam Regattieri de Biase da Silva Delgado, Dr. - UTFPR
Prof. Eduardo Parente Ribeiro, Dr. - UFPR
iCal

Genius - um escalonamento baseado em algoritmos genéticos para comutadores de alto desempenho

Resumo: Um dos mais importantes elementos que compõem uma rede de telecomunicações é o roteador. Os roteadores modernos empregam sofisticados comutadores para a transmissão de pacotes. A arquitetura de comutadores com filas de entrada exige um processo de escalonamento que estabelece a transferência de pacotes das portas de entrada às portas de saída. O desempenho do sistema depende diretamente do algoritmo de escalonamento, considerando sua vazão e complexidade. Esta dissertação realiza o levantamento teórico dos algoritmos de escalonamento mais relevantes e propõe uma abordagem de escalonamento usando algoritmos genéticos. Um simulador baseado em eventos discretos foi desenvolvido para a realização de testes de desempenho dos escalonadores estudados. O algoritmo proposto, denominado GENIUS, apresentou ótimo desempenho e baixa complexidade.
Palavras-chave: Roteadores, Comutador com filas de entrada, Algoritmo de escalonamento, Algoritmos Genéticos.

Genius - a scheduling based on genetic algorithms for high performance switches

Abstract: One of the most important components of network telecommunications is the router. Modern routers employ input-queued crossbar switches that require sophisticated scheduling techniques for packet transmission. The architecture of switches with input queues requires an scheduling process that establishes the transfer of packets from input to output ports. The performance of router depends of the scheduling algorithm, considering its throughput and complexity. In this work we survey the most relevant theoretical scheduling algorithms and propose a scheduling approach using genetic algorithms. We developed a simulator of discrete events for testing of schedulers performance. The proposed algorithm, called GENIUS, presents optimal performance and low complexity.
Keywords: Router, Input-Queued switches, Scheduling algorithms, Genetic Algorithms.

Lista de publicações:
HOFFMANN, J. R.; WILLE, E. C. G. Escalonamento baseado em algoritmos genéticos para roteadores de alto desempenho. XXXI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações, 2013.

registrado em: