Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Diretorias Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Mestrado e Doutorado CPGEI Edital de Defesas 2014 CPGEI (Mestrado): Helton Luis Polli-26/02/14

CPGEI (Mestrado): Helton Luis Polli-26/02/14

Defesa Pública de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial
Quando 26/02/2014
das 13h30 até 16h30
Onde Sede Central: Sala Azul - DIDEP
Nome do Contato Prof. Leandro Magatão
Participantes Prof. Leandro Magatão, Dr. - Orientador UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Leandro Magatão, Dr. - Presidente UTFPR
Prof. Virgílio José Martins Ferreira Filho, Dr. - UFRJ
Prof. Paulo Cesar Ribas, Dr. - PETROBRAS
Prof. Flávio Neves Junior, Dr. - UTFPR
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Otimização do transporte de derivados claros de petróleo em rede de dutos utilizando programação linear inteira mista

Resumo: Este trabalho utiliza Programação Linear Inteira Mista (PLIM) para propor uma nova abordagem para a atividade de sequenciamento de bateladas em uma rede de dutos real. O modelo proposto está imerso em uma estrutura de otimização que auxilia a tarefa de programação scheduling do transporte de derivados leves, ou derivados claros, de petróleo. A rede de dutos em estudo é composta por 14 nós (ou áreas) sendo 4 refinarias, 2 terminais portuários, 2 clientes finais, 5 terminais de distribuição e um entroncamento de válvulas e bombas, interligados por 30 dutos. Nesta rede trafegam mais de 35 derivados claros de petróleo. O processo de programação das atividades de transferência e estocagem envolve restrições operacionais complexas, sendo um problema combinatorial de otimização de difícil resolução. Devido à complexidade do problema, uma estratégia de decomposição é empregada para a modelagem. Esta estratégia tem por base uma divisão hierárquica nos três elementos chaves do scheduling: Alocação dos Recursos, Sequenciamento das Atividades e Determinação Temporal. No presente trabalho aborda-se o módulo de Sequenciamento das Atividades. Desenvolveu-se um modelo PLIM com abordagem temporal contínua que representa o transporte de derivados claros de petróleo por dutos. Objetiva-se obter a ordem de bombeamento das bateladas nas origens, bem como a sequência de passagem pelos dutos da rede, relevando-se gerenciamentos de inventários. Adicionalmente, no contexto do módulo de Sequenciamento, restrições para evitar a necessidade de reversões de fluxo ou inserção de produtos selo devido às incompatibilidades de produtos são modeladas. Testes são realizados usando cenários reais para um horizonte de tempo de, aproximadamente, 30 dias. São apresentados resultados comparativos com um método heurístico e entre versões derivadas do modelo proposto, a fim de investigar o incremento do custo computacional com a inclusão de novas características de modelagem. Os resultados obtidos sugerem a possibilidade de significativa redução do custo operacional com adequado gerenciamento de inventários.
Palavras-chave: rede de dutos, scheduling, Sequenciamento, PLIM

Optimized scheduling of light oil derivatives in a pipeline network using mixed integer linear programming

Abstract: This work applies Mixed Integer Linear Programming for a new approach to batch sequencing in a real-world pipeline network. The proposed model is immersed in an optimization framework to aid the operational scheduling of light oil derivatives. The considered pipeline network consists of 14 nodes (areas), with 4 refineries, 2 harbors, 2 final clients, 5 distribution terminals, and a node that links valves and pumps, interconnected by 30 pipelines. In this network, 35 light oil derivatives can be transported. The scheduling process involves complex operational constraints for determining transfer and storage activities, being a combinatorial optimization problem difficult to solve. Due to the complexity of the problem, a decomposition approach is applied for modeling purposes. This strategy is based on a hierarchical division in the three key elements of scheduling: Assignment, Sequencing, and Timing. The Sequencing Module is addressed within this work. It is developed a continuous time MILP model that represents the transportation of light oil derivatives through pipelines. The aim is to obtain the pumping sequencing of batches in the sources, as well as the transportation sequences in pipelines, considering the management of inventories. Additionally, within the sequencing module, constraints to avoid flow reversions or insertion of plug products are modeled. Tests are performed using real scenarios for a time horizon of, approximately, 30 days. Comparative results with a heuristic approach and derived versions of the proposed model are presented in order to investigate the computational cost increase with the addition of new modeling features. The obtained results suggest the possibility of significant operational cost reductions with an adequate management of inventories.
Keywords: Network pipelines, scheduling, Sequencing, MILP

Lista de publicações:

POLLI, H. L. et al. Sequenciamento de Bateladas em Uma Rede de Dutos Real Utilizando Programação Linear Inteira Mista. In: Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012. Rio de Janeiro, 2012. p. 1–10

POLLI, H. L. et al. Sequenciamento de Bateladas em uma Rede de Dutos Real com Minimização de Reversões de Fluxo e Janelas de Tempo Dinâmicas. In: XLV Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. Natal-RN, 2013. p. 1–12

BOSCHETTO, S.N. et al. Planning and Sequencing ProductDistribution in aReal-World Pipeline Network : An MILP Decomposition Approach. Industrial & Engineering Chemistry Research, v. 51, p. 4591–4609, 2012

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