Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Diretorias Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Mestrado e Doutorado CPGEI Edital de Defesas 2015 CPGEI (Mestrado): Denniel Sancho Zorzal Rossi-06/11/15

CPGEI (Mestrado): Denniel Sancho Zorzal Rossi-06/11/15

Defesa Pública de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial
Quando 06/11/2015
das 10h00 até 13h00
Onde Sede Central: Sala B-205
Nome do Contato Prof. Mauro Sérgio Pereira Fonseca
Participantes Prof. Mauro Sérgio Pereira Fonseca, Dr. Orientador - UTFPR
Profa. Anelise Munaretto, Dra. Co-orientadora - UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Mauro Sérgio Pereira Fonseca, Dr. Presidente - UTFPR
Prof. Carlos Marcelo Pedroso, Dr. - UFPR
Prof. Ricardo Luders, Dr. - UTFPR
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Modelo de Uso dos Canais de Comunicação do Controle de Tráfego Aéreo

Resumo: O conhecimento sobre o perfil de uso dos meios de comunicação utilizados pelo serviço de controle de tráfego aéreo pode subsidiar o dimensionamento de redes de telecomunicação destinadas ao transporte de sinais de voz entre órgãos de controle de tráfego aéreo e estações remotas de VHF. O dimensionamento correto dessas redes destina-se a relacionar a capacidade dos circuitos com a probabilidade de sucesso das comunicações entre controlador de tráfego aéreo e aeronaves, fator fundamental para a manutenção da segurança operacional das atividades de controle de tráfego aéreo. O conhecimento sobre esse perfil de uso, por sua vez, foi alcançado através de estudos estatísticos realizados sobre uma massa de dados relacionados à utilização do chamado Serviço Móvel Aeronáutico, que é o recurso utilizado por controladores de tráfego aéreo e pilotos em aeronaves controladas para a troca de mensagens de voz, pelo qual as instruções de controle de tráfego aéreo são passadas. Essa massa de dados estudada foi resultado da aplicação de uma metodologia que processou centenas de horas de gravação do Serviço Móvel Aeronáutico prestado pelo CINDACTA II, entre os dias 14 de dezembro de 2014 e 03 de janeiro de 2015, a qual foi organizada em função da taxa de ocupação do meio de comunicação e analisada no sentido de identificar as dinâmicas de distribuição. Como resultado, obteve-se que parte das dinâmicas que regem a ocupação do Serviço Móvel Aeronáutico pode ser representada por curvas de distribuição conhecidas, como Weibull e Lognormal, associadas a Cadeias de Markov.
Palavras-chave: Controle de Tráfego Aéreo, Modelo de voz, Serviço Móvel Aeronáutico

Model of Channel Use of Air Traffic Control Communication

Abstract: The knowledge about the usage of the communications resources used by the air traffic service provider can be useful to design the networks needed to transport voice signal between the air traffic provider and remote radio station. The accurate design of those networks, in the other hand, should offer an association between the network instant capacity and the rate of communication success in any controller's tries to communicate with the aircrafts. This rate of communication success is a parameter that indicates how safe is the air traffic activity, in term of communication between the air traffic controller and the aircrafts, and it must be monitoring to guarantee the operational safety. So, the knowledge of interesting was achieved analyzing data related to the use of Aeronautical Mobile Service, which is the resource used by air traffic controller and aircraft to exchange voice mensagens of air traffic service. Those data were the results of a methodology that processed hundred of hours of records of the Aeronautical Mobile Service provided by the CINDACTA II, between 14/12/2014 and 03/01/2015, which were sorted by the percent of engagement time and analyzed to identify any distribution function that could represent the way the Aeronautical Mobile Service is used. As a result, this study identified that this usage can be depicted by some typical probability density function, like Weibull and Lognormal, combined with Markov chain.
Keywords: Air Traffic Controller, Voice Model, Aeronautical Mobile Service

Lista de publicações:

ROSSI, D.S.Z. ; FONSECA, M.; MUNARETTO, A. Modelizando o uso dos canais de comunicação do Controle de Tráfego Aéreo. In: XXXIII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações (SBrT 2015), 2015, Juiz de Fora. XXXIII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações (SBrT 2015). São Paulo: Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT), 2015. v. XXXIII. p. 1-5.

Ações do documento