Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Diretorias Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Mestrado e Doutorado CPGEI Edital de Defesas 2016 CPGEI (Doutorado): Marisângela Pacheco Brittes-07/12/2016

CPGEI (Doutorado): Marisângela Pacheco Brittes-07/12/2016

Defesa Pública de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial
Quando 07/12/2016
das 14h00 até 18h00
Onde Sede Central: Sala C-301
Nome do Contato Prof. Bertoldo Schneider Junior
Participantes Orientador:
Prof. Bertoldo Schneider Junior, Dr. - UTFPR
Co-orientador:
Prof. Emilio C. G. Wille, Dr. - UTFPR
Selecione o programa de pós-graduação
CPGEI - Engenharia Elétrica e Informática Industrial
Presidente da Banca examinadora:
Prof. Bertoldo Schneider Junior, Dr. - UTFPR - Presidente
Profa. Andréia Malucelli, Dra. - PUCPR
Prof. Raul Sidnei Wazlawick, Dr. - UFSC
Prof. Rubens Alexandre de Faria, Dr. - UTFPR
Prof. Roberto Candido, Dr. - UTFPR

Proposta de Protocolo de Gestão de Confiança para Internet das Coisas Médicas

Resumo: Nos últimos anos, o paradigma da Internet das Coisas (IoT) foi introduzido, ganhando relevância como uma tecnologia emergente, composta por redes amplamente conectadas e heterogêneas. Nesse contexto, as redes biomédicas suportam diferentes tipos de processos em ambientes biomédicos, compostas por diversos tipos de dispositivos denominados objetos, os quais se conectam em redes IoMT e são capazes de interagir uns com os outros, colaborando para atingir um objetivo comum (diagnóstico, tratamento, monitoramento e reabilitação de pacientes). Este cenário caracteriza-se como Internet de Coisas Médicas (IoMT) e um dos maiores desafios a serem superados é o desenvolvimento de mecanismos de gestão de confiança para assegurar trocas de dados com um certo nível de credibilidade. Este trabalho propõe um modelo para gestão de confiança em redes IoMT a partir de conceitos de redes sociais e critérios de relevância biomédica. O modelo proposto baseia-se em um índice de recomendação calculado por um protocolo determinístico de gestão de confiança. Para avaliar sua eficácia, foram criadas simulações com diferentes cenários de redes IoMT. O protocolo demonstrou ser útil para detectar objetos com comportamento suspeito na rede, evitando o estabelecimento de relações com estes objetos e minimizando os danos causados à IoMT durante as trocas de dados.
Palavras-chave: Redes Biomédicas, Confiança, Redes Sociais,Internet das coisas médicas, IoT

A Proposal for Trustworthiness Management to Internet of Medical Things

Abstract: In recent years, the Internet of Things (IoT) paradigm has been introduced, getting attention as an emerging technology, built upon pervasive connectivity of objects in heterogeneous networks. In this context, IoT has been supporting biomedical environments, composed by many devices named objects that are able to interact with each other and collaborate in order to achieve a common objective (diagnosis, treatment, monitoring and patient rehabilitation). This scenario is characterized as Internet of Medical Things (IoMT) and one of its greatest challenges is to develop trustworthiness mechanisms to assure data exchanges in a certain level of credibility. This work proposes a model to manage trustworthiness for IoMT networks based on social network concepts and biomedical relevance criteria. The proposed model is based on a trust recommendation index, computed by a deterministic trustworthiness management protocol. To evaluate the protocol effectiveness, simulations were created with different IoMT scenarios. The protocol demonstrated to be useful to detect objects with suspicious behavior in the network, avoiding their relationships establishment and minimizing the IoMT damage during the data exchanges.
Keywords: Biomedical Network, Trust, Social Networks, Internet of Medical Things, IoT

Lista de publicações:

01: Brittes, M. P., Schneider Jr., B., Wille, E. C. G., A SOCIAL APPROACH TO MANAGE TRUSTWORTHINESS FOR INTERNET OF MEDICAL THINGS, XXV Congresso de Engenharia Biomédica, Foz do Iguaçu, 2016.

02: Brittes, M. P., Schneider Jr., B., Wille, E. C. G., TRUSTWORTHINESS MANAGEMENT THROUGH SOCIAL RELATIONSHIPS IN INTERNET OF MEDICAL THINGS, Journal of Communication and Informations Systems, Vol 31, No 1, pg 313, 2016, DOI 10.14209/jcis.2016.27