Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Diretorias Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Mestrado e Doutorado CPGEI Edital de Defesas 2016 CPGEI (Mestrado): Jacqueline Pinho Paixão de Souza-27/10/16

CPGEI (Mestrado): Jacqueline Pinho Paixão de Souza-27/10/16

Defesa Pública de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial
Quando 27/10/2016
das 14h00 até 17h00
Onde Sede Central: Sala C-301
Nome do Contato Prof. Flávio Neves Junior
Participantes Prof. Flávio Neves Junior, Dr. Orientador - UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Flávio Neves Junior, Dr. Presidente - UTFPR
Prof. Luiz Carlos Felizari, Dr. - IFPR
Prof. Guilherme Alceu Schneider, Dr. - UTFPR
Examinador Suplente: Profa. Lúcia Valéria Ramos de Arruda, Dra. - UTFPR

Ambiente didático para controle avançado de processos industriais

Resumo: Cursos educacionais voltados para área de Automação Industrial e Controle de Processos geralmente abordam conteúdos teóricos sobre técnicas de modelagem e estratégias de controle, porém o mercado atual se encontra com deficiência de profissionais que saibam utilizar esses conceitos na prática. Com os avanços tecnológicos é possível reestruturar a metodologia de ensino desses cursos, implementando em sua grade curricular aulas práticas para complementar as aulas teóricas. As práticas pedagógicas têm por objetivo transformar o aluno receptor de informações em executor das atividades, as quais devem ser dinâmicas e simular situações reais, servindo de guia para ações a serem tomadas. Atualmente, são várias as ferramentas disponíveis que podem ser utilizadas na metodologia de ensino, servindo como facilitadoras da aprendizagem auxiliando os alunos nos testes e realizações práticas das teorias. Utilizando algumas dessas ferramentas, este trabalho tem como propósito a estruturação de um ambiente educacional integrado (laboratório), para realização de cursos e treinamentos com aulas práticas em automação e controle de processos.
Palavras-chave: Laboratório Didático. Foundation Fieldbus. Modbus. OPC.

Teaching environment for advanced control of industrial processes.

Abstract: Educational courses in the field of Industrial Automation and Process Control generally approach theoretical content about modeling techniques and control strategies, but the current market needs in fact of professionals who know how to use these concepts in practice. With new technologies, it is possible to restructure the teaching methodology of these courses in their curriculum, by implementing practical classes to complement the lectures. Pedagogical practices aim to turn the student, receiver of information, into a performer of the activities, which should be dynamic and simulate real situations, serving as a guide for actions to be taken. Currently, there are several tools available that can be used in teaching methodology, serving as facilitators of learning, helping students in tests and in practical realization of the theories. Using some of these tools, this academic dissertation aims at organizing an educational environment (laboratory), for conducting courses and training with practical lessons in Automation and Process Control.
Keywords: Didactic Laboratory. Foundation Fieldbus. Modbus. OPC.

Lista de publicações:

SOUZA, J. P. P. de; ROSA, E. L.; SCHNEIDER, G. A.; ACOSTA, S. M.; ARRUDA, L. V. R; JUNIOR, F. N. Unindo a Teoria e a Prática no Ensino de Automação Industrial e Controle de Processos. Cobenge, Belém, 2012.