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CPGEI (Mestrado): Murilo Rodrigues da Rocha-31/10/16

Defesa Pública de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial
Quando 31/10/2016
das 14h00 até 17h00
Onde Sede Central: Sala C- 301
Nome do Contato Prof. Percy Nohama
Participantes Prof. Percy Nohama, Dr. Orientador - UTFPR
Prof. Paulo José Abatti, Dr. Co-orientador - UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Percy Nohama, Dr. Presidente - UTFPR
Prof. José Carlos da Cunha, Dr. - UFPR/UP
Profa. Mirian Célia Castellain Guebert, Dra. - PUCPR
Examinador Suplente: Profa. Dilmeire Sant'Anna Ramos Vosgerau, Dra. - PUCPR
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Jogo para o auxílio ao aprendizado de matemática na educação especial

Resumo: O uso de estratégias e recursos adaptados ao ambiente de ensino e aprendizagem proporciona um ambiente em que o educando possa ter respeitadas suas características individuais, bem como suas limitações, ao mesmo tempo em que colabora com o desenvolvimento de suas próprias potencialidades. Os jogos são utilizados como uma das principais ferramentas de auxílio ao aprendizado; pois, por meio de seu caráter lúdico, propiciam ao aluno um ambiente diferenciado para a realização de seu processo de aprendizado, em que o desafio prende sua atenção, desperta seu interesse, curiosidade e até fantasia sobre os conteúdos apresentados durante sua utilização. O objetivo deste trabalho é desenvolver um software de jogo para o auxílio ao aprendizado da disciplina de matemática na educação especial, com foco nas séries iniciais ensino fundamental, que possui conteúdo de acordo com os parâmetros curriculares de ensino da disciplina de matemática elaboradas pelo ministério da educação brasileiro. Em conjunto com profissionais da área educacional, escolheu-se o jogo de aprendizado do tipo perguntas e respostas e após isto foram selecionados os conteúdos da disciplina de matemática relevantes ao público alvo, elaborado o layout do aplicativo e definido o fluxo de jogo a ser seguido. Como resultado deste trabalho, obteve-se um jogo educativo composto por 43 questões da disciplina de matemática, compatível com tablets e smartphones que utilizem o sistema operacional Android e que possui como seu foco o auxílio ao aprendizado de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Por meio da avaliação do software desenvolvido, foi possível verificar que os educandos consideram positivo o uso do software de jogo digital em tablet para o auxílio ao ensino. O aplicativo desenvolvido atingiu os objetivos para os quais foi projetado e mostrou-se uma excelente alternativa para ser adotada pelos professores da disciplina de matemática no processo de ensino e aprendizagem de seus educandos.
Palavras-chave: Jogo educativo, aprendizagem, matemática, software educacional, Android, tablet.

Game to support mathematics learning in special education

Abstract: The use of strategies and resources adapted to teaching and learning environment provides an environment in which the student may have regarded his individual characteristics, as well as his limitations, while collaborating with the development of his own potential. The games are used as a major aid to the learning tools, because, through its playful character, they provide the student a unique environment for the realization of his learning process, in which the challenge holds his attention, stimulates his interest and curiosity, and even fantasy about the contents presented during use. The goal of this work is the development of a software to aid the learning of mathematics discipline in special education, focusing on the early elementary school grades, which has its content according to the curriculum guidelines for the discipline of mathematics developed by the Brazilian ministry of education. Together with professionals in the education area, it was chosen the type-questions and answers game, and after this were selected the relevant content of the math discipline to the target audience, and developed the game layout, and it was defined the game flow to be followed. As a result of this work, it was obtained an educational game consisted of 43 math issues compatible with tablets and smartphones using the Android operating system, and it has as its focus on the learning aid of mathematics' discipline in the early grades of elementary school. By means of the evaluation of the developed game's software, it was found that the students consider positive the use of digital game software via the tablet to aid learning. The software developed reached the goals for which it was designed and have proved an excellent alternative to be adopted by the teachers on the mathematical discipline in the teaching and learning process of their students.
Keywords: Educational game, learning, mathematics, educational software, Android, tablet.

Lista de publicações:

ROCHA, M. R. ; NOHAMA, P. . Comunicação Alternativa e Ampliada no Ensino Lúdico de Matemática. In: 1st International Workshop on Assistive Technology - IWAT 2015, 2015, Vitória / ES. Proceedings of the 1st International Workshop on Assistive Technology. Vitória / ES: Universidade Federal do Espírito Santo, 2015. v. 1. p. 123-126.

ROCHA, M. R. ; COSTA, T. D. ; NOHAMA, P. . Jogo do Aprendizado - Letras e Palavras. 2014. Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR5120140012077, data de registro: 15/10/2014, título: "Jogo do Aprendizado - Letras e Palavras" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

ROCHA, M. R. ; NOHAMA, P. . Jogo do Aprendizado - Números. 2014. Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR5120140014541, data de registro: 03/12/2014, título: "Jogo do Aprendizado - Números" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

ROCHA, M. R. ; NOHAMA, P. . Jogo do Aprendizado: Matemática. 2016. Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512016000538-6, data de registro: 12/05/2016, título: "Jogo do Aprendizado: Matemática" Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

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