Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Diretorias Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Mestrado e Doutorado CPGEI Edital de Defesas 2017 CPGEI (Mestrado): Julio Alberto Godofredo-26/04/17

CPGEI (Mestrado): Julio Alberto Godofredo-26/04/17

Defesa Pública de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial
Quando 26/04/2017
das 14h00 até 17h00
Onde Sede Central: Sala C-301
Nome do Contato Prof. Leandro Magatão
Participantes Prof. Leandro Magatão, Dr. Orientador - UTFPR
Prof. Ricardo Lüders, Dr. Co-orientador - UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Leandro Magatão, Dr. Presidente - UTFPR
Prof. Marcelo Gechele Cleto, Dr. - UFPR
Prof. Luiz Carlos de Abreu Rodrigues, Dr. - UTFPR
iCal

Caracterização do comportamento transiente em linhas de produção usando simulação de eventos discretos

Resumo: Esta dissertação aplica técnicas de simulação de eventos discretos para estudar o comportamento de duas diferentes linhas de produção de modelo misto. O foco está no regime transiente das linhas quando o sequenciamento de entrada na linha e / ou o balanceamento é alterado. A primeira linha estudada produz bancos de automóveis, enquanto a segunda carroceria de automóveis. Ambas as linhas foram estudadas em trabalhos anteriores, onde os resultados em regime permanente foram obtidos pelo uso de modelos em PLIM (Programação Linear Inteira Mista). Uma questão transitória tratada, por exemplo, é a possibilidade de mudanças no tempo médio de produção de acordo com diferentes configurações de balanceamento e sequenciamento. Assim, uma configuração ótima em regime permanente não necessariamente é a melhor durante as condições transitórias. Os dois estudos de caso são detalhados e as características técnicas relevantes para o processo de simulação são descritas. Os experimentos foram realizados enfatizando como as mudanças em elementos específicos das linhas, como o tempo de transporte entre as estações de trabalho e a presença / ausência de buffers, influenciam o comportamento transitório das linhas. Diferentes sequenciamentos de entrada são testadas. Dentre os resultados obtidos, destaca-se as diferenças de produção encontradas quando ocorrem perturbações na linha (como a eliminação de um buffer) em configurações de balanceamento e sequenciamento que possuem o mesmo desempenho quando a linha opera sem essas perturbações. Além disso, os testes evidenciaram a falta de indicadores estruturados para caracterizar o regime transitório. Assim, este trabalho propõe um conjunto de novos indicadores para essa finalidade. Os resultados obtidos indicam a necessidade de uma análise do comportamento transiente das linhas avaliadas e enfatizam a importância da integração de respostas de simulação e de regime permanente obtidas por modelos PLIM.
Palavras-chave: Manufatura, Balanceamento de Linha de Produção, Sequenciamento, Simulação de Eventos Discretos, Análise Transiente

Characterization of the transient behavior of assembly lines using discrete event simulation

Abstract: This dissertation applies discrete event simulation techniques to study the behavior of two different mixed-model assembly lines. The focus is on the transitory regime of lines when the line input sequencing and/or balancing is changed. The first studied line produces car seats, while the second car bodies. Both lines were studied in previous works, where steady state results were obtained by the use of Mixed Integer Linear Programming (MILP) models. One transient issue addressed, for instance, is the possibility of changes in the average production time according to different balancing and sequencing configurations. Thus, a deemed steady-state optimal configuration may not be the best one for transient conditions. The two case studies are detailed, and the relevant technical characteristics for the simulation process are described. The experiments were carried out emphasizing how changes in specific elements of the lines, such as transport time between workstations and presence / absence of buffers, influence the line’s transient behavior. Different input sequencings are tested. In addition, tests evidenced the lack of structured indicators to characterize the transient regime. So that, this work proposes a set of new indicators with such purpose. The obtained results indicate the need of a more accurate analysis of line’s transient behavior and emphasize the importance of integrating simulation and steady-state answers obtained by PLIM models.
Keywords: Manufacturing, Assembly Line Balancing, Sequencing, Discrete Event Simulation, Transient Analysis

Lista de publicações:

GODOFREDO, J. A.; MAGATAO, L. Estudo da influência de buffers em linhas de modelo misto com auxílio de Programação Linear Inteira Mista e Simulação. In: V Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção. [S.l.: s.n.], 2015. p. 1–10.