Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Diretorias Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Mestrado e Doutorado CPGEI Edital de Defesas 2018 CPGEI (Mestrado): Deisi Luiza Wosch Passarelli - 04/10/18

CPGEI (Mestrado): Deisi Luiza Wosch Passarelli - 04/10/18

Defesa Pública de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial
Quando 04/10/2018
das 09h30 até 12h30
Onde Sede Central: Sala B-205
Nome do Contato Profa. Keiko Veronica Ono Fonseca
Participantes Profa. Keiko Veronica Ono Fonseca, Dra. Orientadora - UTFPR
Prof. Alexandre de Almeida Prado Pohl, Dr. Co-orientador - UTFPR
Banca examinadora:
Profa. Keiko Veronica Ono Fonseca, Dra. Presidente - UTFPR
Prof. Evelio Martín García Fernández , Dr. - UFPR
Prof. João Luiz Rebelatto, Dr. - UTFPR
iCal

Estudo de modelos de radiopropagação para a recepção de TV utilizando antena de transmissão na polarização horizontal e elíptica

Resumo: Em função da necessidade de projetos de televisão cada vez mais elaborados e precisos, este trabalho consiste em aplicar modelos de propagação na faixa de UHF comparando seus resultados com ensaios realizados em campo do sinal digital de televisão na cidade de Maringá, estado do Paraná. Foram medidos quarenta e oito pontos fixos e aproximadamente dois mil e setecentos pontos em movimento, com uma antena de transmissão apenas com polarização horizontal e outra antena com polarização elíptica. A adequação dos modelos em relação às medidas e métricas escolhidas neste estudo apontaram para vários modelos diferentes, dependendo de cada região. É necessário um estudo aprofundo sobre as diversas condições destas regiões para aplicação do modelo de propagação mais adequado.
Palavras-chave: Televisão Digital. Modelos de Propagação em UHF. Antena polarização horizontal e polarização elíptica.

Study of radiopropagation models for TV reception using transmission antenna in horizontal and elliptical polarization

Abstract: Due to the need for increasingly elaborate and accurate television projects, this work consists of applying propagation models in the UHF band comparing their results with field tests of the digital television signal in the city of Maringá, state of Paraná. These mediments in the forty and eight fixed points and approximately two thousand and seven hundred moving points, with a transmission antenna only with horizontal polarization and another antenna with elliptical polarization. The adequacy of the models in relation to the measures and metrics chosen in this study pointed to several different models, depending on each region. A thorough study is required on the various conditions of these regions for the application of the most appropriate propagation model.
Keywords: Digital Television. Models of Propagation in UHF. Horizontal polarization antenna and elliptical polarization.