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CPGEI (Mestrado): Thiago Alexandre Herek - 13/04/18

Defesa Pública de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial
Quando 13/04/2018
das 14h30 até 17h30
Onde Sede Central: Sala C-301
Nome do Contato Anelise Munaretto
Participantes Profa. Anelise Munaretto , Dra. Orientadora - UTFPR
Prof. Hermes Irineu Del Monego , Dr. Co-orientador - UTFPR
Banca examinadora:
Profa. Anelise Munaretto , Dra. Presidente - UTFPR
Prof. Mauro Fonseca , Dr. - UTFPR
Prof. Luis Henrique Maciel Kosmalski Costa , Dr. - UFRJ
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Análise de uma rede oportunista no transporte público urbano e proposta de novos protocolos de roteamento adaptados

Resumo: Esta dissertação apresenta um modelo de mobilidade projetado para a representação de todo o transporte público urbano da cidade de Curitiba-PR. O modelo foi construı́do por meio do uso de dados reais e oferece melhores condições de avaliação da capacidade do ambiente como plataforma para a construção de uma VDTN e para o aprimoramento de protocolos de roteamento especı́ficos para esse tipo de cenário. O trabalho também apresenta e avalia os protocolos Spray and Wait Bus e Prophet-bus como modificações dos protocolos originais Spray and Wait e Prophet. Os protocolos propostos utilizam-se das caracterı́sticas do ambiente para melhor aproveitamento dos contatos, com o objetivo de aprimorar métricas tais como a taxa de entrega, o atraso e a sobrecarga. No protocolo Prophet-Bus, são alterados os mecanismos de atualização e envelhecimento da previsibilidade de entrega, modificando o comportamento destas funções nos veı́culos que possuem contato com o destino ao longo de seu percurso; já no protocolo Spray and Wait Bus, são acrescentadas decisões de encaminhamento inexistentes no protocolo original, explorando da mesma forma as caracterı́sticas do transporte público urbano. Resultados obtidos com o Simulador One utilizando um modelo de tráfego que representa uma aplicação de monitoramento de frota, em conjunto com o modelo de mobilidade e os protocolos propostos, apresentam em primeira análise taxas de entrega de até 100% em algumas configurações do ambiente. O resultado demonstra a viabilidade do uso da mobilidade dos veı́culos do transporte público urbano da cidade para o transporte eficaz de informações. Os resultados também demonstram que os protocolos propostos são capazes de apresentar taxas de entrega mais elevadas, e menor sobrecarga em todas as condições testadas em comparação aos protocolos originais.
Palavras-chave: Redes Veiculares Tolerantes a Atrasos, Redes Ad-hoc oportunistas, Protocolo de Roteamento

Analysis of an opportunistic network in urban public transport and proposal of new routing protocols adapted

Abstract: This dissertation presents a mobility model designed for the representation of all urban public transport in the city of Curitiba-PR. The model is built using real data and offers better conditions of evaluation of the capacity of the environment as a platform for the construction of a VDTN and for the improvement of routing protocols specific to this type of scenario. The work also presents and evaluates the Spray and Wait-Bus and Prophet-bus protocols, as modifications of the original Spray and Wait and Prophet protocols. The proposed protocols use the characteristics of the environment to make better use of the contacts, in order to improve metrics such as delivery rate, delay and overload. In the Prophet-Bus protocol, the mechanisms of updating and aging of the delivery predictability are changed, altering the behavior of these functions in the vehicles that have contact with the destination along its route, already in the protocol Spray-and-Wait-Bus, are added routing decisions, nonexistent in the original protocol, exploring in the same way the characteristics of urban public transportation. Results obtained with Simulator One, using a traffic model representing a fleet monitoring application, together with the mobility model and the proposed protocols, first present delivery rates of up to 100% in some configurations of the environment. This result demonstrates the feasibility of using the mobility of urban public transport vehicles in the city for the efficient transportation of information. The results also demonstrate that the proposed protocols are capable of presenting higher delivery rates and lower overhead in all conditions tested compared to the original protocols.
Keywords: Vehicular Delay and Tolerant Network, Opportunistic Ad-hoc Network, Routing Protocol

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