Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Notícias

Mídia

 

Internet



  • Aula Inaugural do Mestrado Profissional com o Senador Álvaro Dias.

A aula inaugural do Mestrado em Planejamento e Governança Pública foi marcada pela participação do senador Álvaro Dias. Durante o evento, que ocorreu nessa sexta-feira (08), no Câmpus Curitiba, o senador proferiu a palestra “As funções do parlamento no desenvolvimento do Estado: Política, Poder, Governabilidade e Governança Pública”.

Ao receber o senador, o reitor Carlos Eduardo Cantarelli destacou a importância do apoio do político à UTFPR no Senado. “Essa luta que travamos é necessária, porque somos a maior Universidade multicâmpus do país, levando desenvolvimento social e industrial para diversas regiões do Paraná”, completou o reitor. Veja na íntegra.

Alvaro DiasAlvaro Dias2

 

  • Pesquisadores da UTFPR visitam TCEPR e conferem práticas de Governança Pública

Tribunal de Contas do Paraná recebe alunos do Mestrado em Planejamento e Governança Pública e estudantes da iniciação científica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná durante a sessão do Pleno. Confira aqui a notícia na íntegra!

Visita dos mestrandos do Programa de Mestrado em Plajamento e Governança Pública ao Tribunal de Contas é tema da reportagem divulgada pela Assessoria de Comunicação da UTFPR. Confira na íntegra.

 

  • Mestrandos do PGP participam de aula especial no Ministério Público do Paraná

 

Alunos do Mestrado em Planejamento e Governança Pública e Prof. Dr. Antônio Oliveira, participam de aula especial no Ministério Público do Paraná. Confira aqui a notícia na íntegra!

 

aulaespecial.png

 

  • Lançamento do Livro "Políticas Públicas e Desenvolvimento Local: Instrumentos e proposições de análise para o Brasil"

 

 

 

  • II Semana de Políticas Públicas da UTFPR reúne estudantes e Servidores

Foi realizado entre os dias 19 e 21, a edição de Setembro dos Ciclos de Leitura e de Cinema, no Câmpus Curitiba. O evento foi organizado pelo PET Políticas Públicas e pelo Observatório Socioeconômico e de Políticas Públicas para Inclusão Produtiva. Confira na íntegra.

 

  • Mestrado em Planejamento e Governança Pública

O Campus Curitiba da UTFPR oferta o primeiro Programa de Mestrado em Planejamento e Governança Pública do Brasil, o qual inicia as suas aulas no dia 16 de março, com uma aula inaugural, às 19h, no Miniauditório. De acordo com o coordenador do curso, Christian Silva, “a Universidade Tecnológica saiu na frente com essa discussão”. Veja entrevista na integra.

 

Jornal

 

  • "Poder, cargos e benesses movem eleições na Câmara e no Senado" - Gazeta do Povo.

O professor Antonio Gonçalves de Oliveira, do programa de mestrado em Planejamento e Governança Pública da UTFPR, diz que a estrutura “pesada” do Congresso é uma herança patrimonialista mantida pelos deputados e senadores em proveito próprio. “Estamos no século 21 e, ao invés de falarmos de governança, falamos em distribuição de cargos e recursos apenas por arranjos políticos”, lamenta Oliveira. Leia a reportagem na Íntegra.

  • "Sanepar tem passivo de meio bilhão" - Gazeta do Povo.

O professor Antônio Gonçalves de Oliveira, do Departamento de Gestão e Economia da UTFPR, enfatiza que demandas ambientais fazem parte dos riscos inerentes a empresas de saneamento. Para o professor Luiz Panhoca, da área de Economia e Meio Ambiente da UFPR, o fato de a empresa divulgar o passivo ambiental é um avanço. “Na Europa isso é mais comum, mas por aqui ainda não”, diz.Leia a reportagem na Íntegra.

  • "7,7 milhões de paranaenses decidem neste domingo o futuro de R$ 100 bi" - Gazeta do Povo.

Pela proximidade com o cidadão, os 3.864 vereadores e 399 chefes de Executivo municipal que assumirão os cargos no ano que vem têm uma responsabilidade extra. “O prefeito tem o conhecimento dos problemas e necessidades pontuais, o que lhe possibilita a proposição de políticas públicas adequadas às necessidades observadas”, explica Antonio Gonçalves de Oliveira, professor de planejamento e governança pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).Leia a reportagem na Íntegra.
  • "Atratividade de Curitiba no Exterior" - Gazeta do Povo

A presença de centros de tecnologia de multinacionais como HSBC e Exxon também eleva o status de Curitiba lá fora, diz Christian Luiz da Silva, coordenador do mestrado em Planejamento e Governança Pública da UTFPR. Mas, para ele, agora é preciso tirar o foco da atração de grandes centros de TI e dar mais atenção ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas que já estão aqui. “O poder público não precisa necessariamente dar mais recursos ao setor, mas apoiar a governança das instituições menores, ajudá-las a se organizar, a desenvolver suas potencialidades”, diz. Leia a reportagem na íntegra.

 

 

  • "Crédito Desperdiçado da Primeira fase do PAC" -Gazeta do Povo

Reportagem sobre "Desperdício de crédito da primeira fase do PAC por falta de planejamento, burocracia e motivações política" foi publicada na Gazeta do Povo com parecer do Prof. Christian Luiz da Silva. Leia a reportagem na íntegra.

 

  • "Desoneração não vira emprego" - Gazeta do Povo

Reportagem sobre "os resultados das desonerações na primeira fase do programa Brasil Maior" foi publicada na Gazeta do Povo com parecer do Prof. Christian Luiz da Silva. Leia a reportagem na íntegra.

 

  • "Baixo Desemprego e alta do mínimo sustentam aumento real dos salários" - Gazeta do Povo.

Reportagem sobre "a fraca atividade econômica em 2012, o aumento real nos salários e seu impacto na inflação" foi publicada na Gazeta do Povo com parecer do Prof. Christian Luiz da Silva. Leia a reportagem na íntegra.

 

  • "Ações são prejudicadas por escolhas equivocadas" - Gazeta do Povo.

O professor Christian Luiz da Silva, da Universidade Tec­­nológica Federal do Paraná (UTFPR), alerta que as políticas públicas devem ser constantes, e cita o exemplo da coleta seletiva em Curitiba. “É um programa de 1989, que funcionou bem com propaganda massiva. Quando parou de aparecer na mídia, a coleta caiu.”

Leia a reportagem na íntegra.

 

  • "Sem dar valor, poder público não consegue import agenda Ambiental" - Gazeta do Povo.

Reportagem sobre "o desinteresse do poder público no desenvolvimento sustentável” foi publicada na Gazeta do Povo com parecer do Prof. Christian Luiz da Silva. Leia a reportagem na íntegra.

 

  • "O novo sai mais barato que o conserto" - Gazeta do Povo.

Reportagem sobre "o aumento dos preços dos serviços e a distorção entre o valor do produto e de seu conserto" com parecer do Prof. Christian Luiz da Silva foi publicada na Gazeta do Povo. Leia a reportagem na íntegra.

 

  • "Sociedade precisa cobrar resultado de Políticas Públicas" - Gazeta do Povo.

Entrevista publicada na Gazeta do Povo com o Professor Christian Luiz da Silva sobre o livro "Políticas Públicas e Desenvolvimento Local: instrumentos e proposições de análise para o Brasil” lançado no dia 01/06/2012 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Leia a entrevista na íntegra.

 

  • "Curitiba sobre com dores do crescimento" - Gazeta do Povo.

Reportagem sobre "os efeitos do crescimento de Curitiba" foi publicada na Gazeta do Povo com pareceres do Professor Christian Luiz da Silva. Leia a reportagem na íntegra.

 

  • "O equívoco da centralização" - Gazeta do Povo

Reportagem sobre "a centralização da administração do fundo rotativo da Polícia Civil" com parecer do Professor Moisés Farah Jr. Leia a reportagem na íntegra.

 

  • "Um novo modelo de Desenvolvimento?" - Gazeta do Povo

Artigo sobre "Um novo modelo de desenvolvimento", que discute três pontos: social, ambiental e econômico, foi publicado na Gazeta do Povo. Leia o artigo na íntegra.

 

  • "Objetivo arrojado deve conduzir estratégias" - Gazeta do Povo

Reportagem sobre "as metas do PPA e a necessidade de acompanhamento do que está sendo executado" foi publicada na Gazeta do Povo com parecer do Professor Moisés Farah Jr. Leia a reportagem na íntegra.

 

  • "Crise ou oportunidade estratégica?" - Gazeta do Povo

Artigo sobre a situação estratégica do Brasil no contexto da crise de 2008 foi publicado na Gazeta do Povo "Crise ou Oportunidade Estratégica?". Leia artigo na íntegra.

 

  • "Transparência Pública: Objetivo ou mito?"- Gazeta do Povo

Projetos de Políticas Públicas em ensino, pesquisa e extensão da UTFPR, envolvendo o Mestrado em Planejamento e Governança Pública, foi tema do artigo opinativo publicado na Gazeta do Povo "Transparência Publica: objetivo ou mito?". Leia artigo na integra.

 

 

Televisão

  • Debate

Debate sobre "o problema da destinação do lixo de Curitiba" com o engenheiro Pedro Pellanda, da Secretaria do Meio Ambiente, Jadir Lima, presidente da Aliança para o Desenvolvimento Comunitário da Caximba e o professor doutor da UTFPR, Christian Luiz da Silva. Confira a entrevista na íntegra.

 

  • Entrevista para o Bom Dia Paraná

Mestrado em Planejamento e Governança Pública foi tema da entrevista do Bom dia Paraná (RPC - filiada da Rede Globo) dia 04 de fevereiro de 2011. Veja entrevista na integra

 

innovatio - DPPG

  • Innovatio - Ciência e Tecnologia

Políticas Públicas em gestão de resíduos é tema do Innovatio-Ciência e Tecnologia - Edição 05/2011. Veja publicação na íntegra.

 

Aula Inaugural

  • Com Luiz Eduardo Sebastini