Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial curitiba Estrutura do Câmpus Diretorias Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Mestrado e Doutorado PGP Perguntas Frequentes (FAQ)

Perguntas Frequentes (FAQ)

[Logo] DF

 

1.  Como consigo minha senha no portal do Aluno?

    Primeiramente espere o envio do seu login por e-mail. Logo após o recebimento, acesse o link de recuperação de senha, insira nos campos solicitados o seu LOGIN e CPF. Abra seu e-mail e confirme a solicitação de recuperação de senha. Logo após a confirmação, você receberá a sua nova senha.

       

      2. Meu e-mail de cadastro estava incorreto, o que devo fazer?

        Entre em contato com a secretaria do programa (por e-mail ou telefone), informe o e-mail correto e aguarde a confirmação de alteração de e-mail pela secretaria.

           

          3. O Curso é Gratuito?

          Sim, o Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública é inteiramente gratuito.

           

          4. São quantas horas semanais dedicadas às aulas presenciais?

            Normalmente são 12 horas semanais, ministradas de quarta à sexta-feira, no período da manhã e tarde, com algumas exceções no período da noite.

             

            5. Posso me candidatar a aluno especial ou aluno ouvinte?

            O Aluno Especial, pelo regulamento do programa, é aquele que reúne as condições acadêmicas exigidas no processo seletivo. Para tornar-se um aluno especial o candidato terá que ter sido classificado no processo seletivo, porém não convocado nas chamadas para a matrícula de aluno regular. (Ficando a critério do colegiado a chamada do aluno especial ou não).

            O Aluno Ouvinte é aquele que não realizou o processo seletivo, porém gostaria de participar de algumas aulas eletivas, com a intenção ou não de obter uma declaração de conclusão dos créditos. Essa modalidade não é realizada pelo Programa, sendo apenas possível o ingresso de alunos especiais conforme o regulamento.

            Todavia, o aluno regularmente matriculado em outro Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu, que tenha interesse em participar das aulas em determinada disciplina oferecida pelo PGP, poderá requerer sua participação na disciplina, condicionada ao aceite pelo professor ministrante e ao número máximo de alunos permitido.

             

            6. O que é o conceito CAPES e qual a nota do PGP?

            De acordo com a Portaria Ministerial nº 1.418, de 23/12/1998, os programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES são, por esta instituição, avaliados. O Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública obteve, em sua última avaliação, um conceito 3 (numa escala máxima de 5 para programas de mestrado e de 7 para programas que também possuem doutorado), atendendo aos requisitos básicos estabelecidos pela legislação vigente para ser reconhecido pelo Ministério da Educação, podendo expedir diploma de mestrado com validade nacional.

             

            7. Eu tenho acesso a Biblioteca ou outros meios de buscas?

            Todos os alunos da Pós-Graduação possuem acesso a Biblioteca da UTFPR, que utiliza o sistema Pergamum, onde os alunos podem fazer consulta ao acervo , reserva de obras, entre outros serviços. Nas dependências da Universidade vocês também podem acessar o portal de períodico da CAPES, que é uma biblioteca virtual que reune e disponibiliza para as instituições de ensino o melhor da produção científica nacional/internacional.

             

            8. Como funciona o processo seletivo?

            O processo seletivo ocorre geralmente em meados de setembro, anualmente. É realizada uma prova escrita, com questões objetivas, uma defesa do projeto de pesquisa e uma análise do Currículum Vitae do candidato. As questões objetivas são inteiramente extraídas da bibliografia divulgada no Edital do processo seletivo. Somente os candidatos melhor classificados na prova escrita participam da defesa do projeto de pesquisa e da análise do Currículum Vitae. Para mais informações, aguarde o Edital do processo seletivo.

             

            9. O que de fato é o Mestrado Profissional? Qual a diferença do Mestrado Acadêmico? Quem faz mestrados profissionais tem os mesmos direitos e prerrogativas daqueles que fazem mestrado acadêmico?

            Regulamentado pela Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009)

            "Mestrado Profissional" é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional..

            Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002).

            Responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação.

            A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é responsável por regular a oferta de programas de mestrado profissional por meio de chamadas públicas e avaliar os cursos oferecidos.

            Fonte: Capes (2017)

             

            Ainda possui algum dúvida? Encaminhe um e-mail para a secretaria que estaremos respondendo o mais 
            breve possível e disponibilizando-a no site.
            E-mail: pgp-ct@utfpr.edu.br