Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Programa de Pós-Graduação em Administração

O Programa de Pós-Graduação em Administração tem como objetivo formar docentes, pesquisadores e profissionais de mercado que saibam realizar pesquisas científicas e conheçam os aspectos teóricos e práticos da tecnologia no ambiente organizacional. Pretende-se desenvolver profissionais capazes de analisar os impactos da tecnologia no contexto organizacional, tanto sobre os resultados como sobre os trabalhadores envolvidos nos processos produtivos.

Espera-se que os egressos sejam capazes de analisar criticamente os benefícios e as contradições inerentes à utilização de tecnologias físicas, de processo e de gestão, compreendendo a tecnologia dentro do contexto do trabalho e das relações de produção, assim como as consequências de sua adoção para o entorno econômico, político e social.

A tecnologia será discutida como resultado da complexidade técnica e da forma como a sociedade produz sua existência, a partir das relações sociais complexas relacionadas a um modo de produção específico, estabelecido em um contexto sociocultural intimamente relacionado ao seu tempo histórico.

O curso pretende analisar a tecnologia e sua relação com as áreas específicas da Administração, a saber: a produção, o marketing, os recursos humanos, as finanças, a tecnologia da informação, entre outras. Assim, o curso possibilitará que gestores se qualifiquem para gerenciar situações complexas relacionadas as tecnologias e seus impactos nas organizações, adotando uma postura mais analítica e reflexiva sobre a tecnologia no contexto organizacional e social. No âmbito acadêmico, visa formar docentes e pesquisadores capazes de produzir conhecimento a partir de procedimentos científicos rigorosos, de forma a compreender a tecnologia com a perspectiva interdisciplinar inerente ao contexto organizacional e social.

O aluno do curso de mestrado em administração deverá defender sua dissertação de mestrado em, no máximo, 24 (vinte e quatro) meses. A defesa será precedida da aprovação em exame de qualificação em até 18 (dezoito) meses após o início do curso e apresentação de documentação que comprove proficiência em língua inglesa.

No menu ao lado esquerdo são disponibilizadas informações referentes aos diversos aspectos relacionados ao programa, bem como informações de contato com a coordenação.

Ações do documento