Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil


O CURSO

Com as mudanças no cenário econômico mundial que vêm ocorrendo nos últimos anos, devido ao fenômeno da globalização, verifica-se o surgimento de novos atributos necessários aos profissionais da era do conhecimento. O mercado mundial tornou-se mais competitivo e mais exigente, tanto em produtos como, principalmente, em serviços, o que impõe uma nova postura profissional.

Baseado neste panorama, o Campus Curitiba da UTFPR criou em 2009 o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Civil, mais precisamente um Curso de Mestrado Acadêmico. Este novo curso está estruturado com vistas à formação de profissionais com perfil para atuar nas áreas de Construção Civil e Meio Ambiente. No ano de 2014, a CAPES atribuiu ao Programa a nota 4, o que permitiu solicitar a abertura do Curso de Doutorado Acadêmico. Em 2015 a CAPES aprovou a abertura do Curso de Doutorado Acadêmico, o qual teve inicio de suas atividades no mês de agosto de 2015.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O presente Programa de Pós-Graduação está fundamentado em algumas das várias áreas da Engenharia Civil e está voltado para a formação de um profissional que atue no desenvolvimento e caracterização de materiais e elementos estruturais como componentes construtivos; e/ou na aplicação de diversas ferramentas de apoio para concepção, planejamento, monitoramento e otimização de sistemas produtivos, tendo como balizador em todos estudos, a aplicação de conceitos focados na produtividade e segurança; e/ou na avaliação de problemas de saneamento ambiental atendendo aspectos da legislação ambiental e utilizando técnicas para o tratamento de água, esgoto e efluentes industriais, além da utilização e desenvolvimento de ferramentas aplicadas nas questões ambientais; e/ou na análise do ciclo de vida, conforto ambiental e eficiência energética, clima urbano e gestão ambiental de recursos naturais.

 

CARACTERÍSTICAS DO CURSO

O Mestrado Acadêmico será semestral e terá a duração mínima de 12 (doze) e máxima de 24 (vinte e quatro) meses.

O aluno deverá concluir no mínimo 24 créditos. Dos 24 (vinte e quatro) créditos necessários, 4 (quatro) serão relativos ao Projeto de Dissertação e 20 (vinte) créditos poderão ser obtidos no desenvolvimento das seguintes atividades:

  1. No mínimo 16 (dezesseis) créditos em disciplinas;
  2. No máximo 1 (um) crédito em Estágio-Docência;
  3. No máximo 1 (um) crédito para publicação comprovada de trabalhos científicos completos em anais de congressos;
  4. No máximo 2 (dois) créditos para aceite de publicação de artigos em periódicos qualificados para Engenharias I (CAPES).

 O Doutorado Acadêmico será semestral e terá duração mínima de 24 (vinte e quatro) e máxima de 48 (quarenta e oito) meses.

O aluno deverá concluir no mínimo 48 créditos. Dos 48 (quarenta e oito) créditos necessários, 4 (quatro) serão relativos ao Projeto de Tese e 44 (quarenta e quatro) créditos poderão ser obtidos no desenvolvimento das seguintes atividades:

  1. V. No mínimo 40 (dezesseis) créditos em disciplinas;
  2. VI. No máximo 2 (um) crédito em Estágio-Docência;
  3. VII. No máximo 1 (um) crédito para publicação comprovada de trabalhos científicos completos em anais de congressos;
  4. VIII. No máximo 2 (dois) créditos para aceite de publicação de artigos em periódicos qualificados para Engenharias I (CAPES).

 

PROJETO DE DISSERTAÇÃO

O candidato deverá apresentar um projeto de dissertação a ser elaborado conjuntamente com o orientador. Este projeto deverá ser apresentado em um prazo máximo de 15 meses após o ingresso no Programa.

 

REQUISITOS PARA A OBTENÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE

Os requisitos mínimos são:

  • obter os 24 (vinte e quatro) créditos exigidos pelo Programa;
  • obter aprovação em exame de proficiência em leitura em Inglês (se brasileiro) em no máximo 12 (doze) meses após o ingresso no Programa;
  • obter também aprovação em exame de proficiência em português (se estrangeiro);
  • apresentar dissertação de mestrado e ter a mesma aprovada por uma banca examinadora em sessão pública;
  • cumprir todos os requisitos no prazo máximo de 24 meses (vinte e quatro).