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Dúvidas mais frequentes dos alunos do PPGEC e Comunidade Externa

ALUNOS do PPGEC

COMO VALIDAR CRÉDITOS?

Para validação de créditos referentes a disciplinas cursadas em outras instituições, publicação de artigos em periódicos e demais categorias especificadas no regulamento do programa, basta preencher a  ficha de requerimentos, anexando a documentação comprobatória necessária, coletando assinatura e carimbo do/a professor/a orientador/a e entregando-a na secretaria.

COMO VALIDAR O EXAME DE PROFICIÊNCIA?

Para validação de proficiência, é necessário conferir a listagem dos certificados autorizados pela universidade e, munido de comprovante, protocolar na secretaria a  ficha de requerimentos, com assinatura e carimbo do/a orientador/a.

COMO CONSEGUIR AUXÍLIO PARA EVENTOS?

 

  1. Se você gostaria de solicitar auxílio financeiro para participação em eventos acadêmicos, são necessários alguns passos:

    1)   O discente interessado em obter auxílio financeiro para participação em evento deve preencher digitalmente o formulário de solicitação de viagem, marcando a opção “auxílio financeiro estudantil”, salvar todos os documentos necessários em PDF/A (um formato diferente de PDF facilmente obtido em conversores online, mais informações sobre a criação desse formato emhttp://www.utfpr.edu.br/comissoes/comissao-de-implantacao-do-sistema-eletronico-de-informacao-sei/tutoriais-1/ManualPDFA.pdf).

    2)   Encaminhar sua solicitação com a documentação em formato PDF/A ao ORIENTADOR. O orientador, ciente e de acordo com o pedido, deve abrir um processo no SEI, em seu departamento de origem, incluindo todos os documentos no processo e encaminhando essa solicitação pelo SEI para o PPGEC. A coordenação do programa vai analisar a documentação e deliberar sobre a aprovação do auxílio e do valor disponibilizado (valor máximo por ano de 500 reais para aluno de mestrado e 750 reais para aluno de doutorado – valores sujeitos a disponibilidade orçamentária).

    3)   Havendo autorização da coordenação, a secretária procede com a realização da requisição e dá encaminhamento ao processo para as outras instâncias responsáveis.

     OBS: Não serão processadas solicitações entregues no formato impresso ou recebidas por e-mail. A antecedência mínima para realização da requisição é de no mínimo 30 dias antes do evento.

 

COMO FAÇO PARA AGENDAR MINHA QUALIFICAÇÃO?

Para agendamento de qualificação de mestrado ou doutorado, é necessário preencher todos os campos da ficha de agendamento de qualificação, enviando por e-mail para a secretaria e entregando cópia física assinada na secretaria do programa com antecedência mínima de 20 (vinte) dias.

COMO FAÇO PARA AGENDAR MINHA DEFESA?

Para agendamento de defesa de mestrado ou doutorado, é necessário preencher todos os campos da ficha de agendamento de defesa, enviando por e-mail para a secretaria e entregando cópia física assinada na secretaria do programa com antecedência mínima de 30 (trinta) dias.

QUAL O PROCEDIMENTO PARA ENTREGA DA VERSÃO FINAL?

Para finalização do mestrado ou doutorado, você deve seguir o passo a passo disponibilizado no checklist para conclusão do mestrado ou doutorado, trazendo para a secretaria uma cópia impressa encadernada , CD com arquivo digital da dissertação, além dos demais documentos especificados no checklist.

 ATENÇÃO: a capa da versão impressa deve seguir o modelo da UTFPR e o arquivo salvo no CD deve vir completo com a ficha catalográfica e termo de aprovação, além de capa nos moldes da universidade.

COMO CONSEGUIR UMA DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DO CURSO?

 

Os programas não podem emitir declarações de conclusão, sendo essa uma atribuição da secretaria central. O DERAC só estará apto a emitir a declaração de conclusão após pedido de diplomação por parte da secretaria. Essa solicitação de diplomação e só acontece após entrega da versão final na secretaria, bem como de comprovante de envio ou publicação de artigo.

COMO REALIZAR A MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS?

 

As matrículas acontecem via Portal do aluno. Durante o período de matrículas, o aluno deve selecionar as disciplinas que gostaria de cursar, em seguida, haverá homologação de matrícula pelo/a orientador/a e pela coordenação. Apenas após todas essas etapas será possível obter declaração de matrícula pelo próprio sistema acadêmico.

COMO TER CERTEZA QUE MINHA MATRÍCULA FOI FEITA?

O sistema não gera uma janela de confirmação de requerimento de matrícula, mas isso não significa que a matrícula não foi feita. A confirmação acontecerá apenas após aprovação da orientação e coordenação. Caso o sistema já esteja fechado, entre em contato com o/a orientador/a ou com a coordenação.

COMO CANCELAR MATRÍCULA?

Durante o período permitido, a matrícula nas disciplinas pode ser cancelada por meio de solicitação via ficha de requerimentos. Caso queira solicitar desligamento do curso, a mesma ficha deve ser preenchida, anexando justificativa.

PRORROGAÇÃO DE PRAZOS

Para solicitação de prorrogação do prazo de defesa de dissertação ou tese, é necessário preencher a ficha de requerimentos anexando uma justificativa para o pedido, além de provável data de defesa. Esse pedido será encaminhado ao Colegiado, que fará deliberação.

COMO MUDAR DE ORIENTADOR OU ACRESCENTAR COORIENTADOR?

A ficha de requerimentos possui campos para inclusão de coorientador ou alteração de orientador. Atenção para a necessidade de assinatura de todos os professores, além da data de início da orientação.

 

COMUNIDADE EXTERNA

 

COMO FAÇO PARA CURSAR UMA DISCIPLINA COMO ALUNO EXTERNO?

Se você está no último ano da graduação da UTFPR, é aluno de outro programa de pós-graduação ou um interessado no programa, é possível cursar disciplinas como aluno externo à instituição. Para isso, é necessário acompanhar o calendário de matrículas dos alunos do programa, uma vez que é o mesmo período, além de preencher uma ficha de matrícula para alunos externos (disponível nas páginas dos programas) e entregar na secretaria no período determinado.

 

ATENÇÃO: As vagas são limitadas.

QUANDO E COMO ACONTECE O INGRESSO NOS CURSOS DE MESTRADO?

O ingresso nos cursos de mestrado é anual. Sendo assim, o processo seletivo ocorre sempre no segundo semestre para ingresso no início do ano seguinte, com divulgação do edital em meados de agosto/setembro. O período de inscrições,  normalmente no PPGEC, começa a partir de setembro. Basta acompanhar os editais disponibilizados no site.

 

ATENÇÃO: Os envelopes devem ser entregues lacrados e não será feita conferência de documentação no ato da inscrição.

QUANDO E COMO ACONTECE O INGRESSO NO CURSO DE DOUTORADO (PPGEC)?

O ingresso no doutorado acontece na modalidade de fluxo contínuo. Sendo assim, é necessário seguir as instruções dispostas no último edital publicado e entregar a documentação na secretaria do programa. Cada proposta de ingresso é analisada de modo individual, por meio de parecer de um professor relator e decisão em Colegiado.

 

ATENÇÃO: Os envelopes devem ser entregues lacrados e não será feita conferência de documentação no ato da inscrição.

QUAL O VALOR DO CURSO?

Os cursos de mestrado e doutorado da UTFPR são gratuitos.

HÁ BOLSAS DE ESTUDOS?

Os programas possuem uma cota de bolsas de estudos, que são distribuídas após o início das aulas. As bolsas são fornecidas pela Capes, tem duração de 24 meses e o valor de R$1.500,00 mensais. A disponibilidade de bolsas é limitada e definida no início de cada ano letivo, bem como a distribuição dessas bolsas entre os alunos interessados.

 

Secretaria Stricto-Sensu Ecoville: caso a sua dúvida não esteja respondida acima, basta entrar em contato por e-mail (stricto-ecoville-ct@utfpr.edu.br), pessoalmente (sala administração, bloco B) ou via telefone (41-3279-4516).