Dúvidas mais frequentes dos alunos do PPGEC e Comunidade Externa
ALUNOS do PPGEC
COMO VALIDAR CRÉDITOS? |
Para validação de créditos referentes a disciplinas cursadas em outras instituições, publicação de artigos em periódicos e demais categorias especificadas no regulamento do programa, basta preencher a ficha de requerimentos, anexando a documentação comprobatória necessária, coletando assinatura e carimbo do/a professor/a orientador/a e entregando-a na secretaria. |
COMO VALIDAR O EXAME DE PROFICIÊNCIA? |
Para validação de proficiência, é necessário conferir a listagem dos certificados autorizados pela universidade e, munido de comprovante, protocolar na secretaria a ficha de requerimentos, com assinatura e carimbo do/a orientador/a. |
COMO CONSEGUIR AUXÍLIO PARA EVENTOS?
|
|
COMO FAÇO PARA AGENDAR MINHA QUALIFICAÇÃO? |
Para agendamento de qualificação de mestrado ou doutorado, é necessário preencher todos os campos da ficha de agendamento de qualificação, enviando por e-mail para a secretaria e entregando cópia física assinada na secretaria do programa com antecedência mínima de 20 (vinte) dias. |
COMO FAÇO PARA AGENDAR MINHA DEFESA? |
Para agendamento de defesa de mestrado ou doutorado, é necessário preencher todos os campos da ficha de agendamento de defesa, enviando por e-mail para a secretaria e entregando cópia física assinada na secretaria do programa com antecedência mínima de 30 (trinta) dias. |
QUAL O PROCEDIMENTO PARA ENTREGA DA VERSÃO FINAL? |
Para finalização do mestrado ou doutorado, você deve seguir o passo a passo disponibilizado no checklist para conclusão do mestrado ou doutorado, trazendo para a secretaria uma cópia impressa encadernada , CD com arquivo digital da dissertação, além dos demais documentos especificados no checklist. ATENÇÃO: a capa da versão impressa deve seguir o modelo da UTFPR e o arquivo salvo no CD deve vir completo com a ficha catalográfica e termo de aprovação, além de capa nos moldes da universidade. |
COMO CONSEGUIR UMA DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DO CURSO?
|
Os programas não podem emitir declarações de conclusão, sendo essa uma atribuição da secretaria central. O DERAC só estará apto a emitir a declaração de conclusão após pedido de diplomação por parte da secretaria. Essa solicitação de diplomação e só acontece após entrega da versão final na secretaria, bem como de comprovante de envio ou publicação de artigo. |
COMO REALIZAR A MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS?
|
As matrículas acontecem via Portal do aluno. Durante o período de matrículas, o aluno deve selecionar as disciplinas que gostaria de cursar, em seguida, haverá homologação de matrícula pelo/a orientador/a e pela coordenação. Apenas após todas essas etapas será possível obter declaração de matrícula pelo próprio sistema acadêmico. |
COMO TER CERTEZA QUE MINHA MATRÍCULA FOI FEITA? |
O sistema não gera uma janela de confirmação de requerimento de matrícula, mas isso não significa que a matrícula não foi feita. A confirmação acontecerá apenas após aprovação da orientação e coordenação. Caso o sistema já esteja fechado, entre em contato com o/a orientador/a ou com a coordenação. |
COMO CANCELAR MATRÍCULA? |
Durante o período permitido, a matrícula nas disciplinas pode ser cancelada por meio de solicitação via ficha de requerimentos. Caso queira solicitar desligamento do curso, a mesma ficha deve ser preenchida, anexando justificativa. |
PRORROGAÇÃO DE PRAZOS |
Para solicitação de prorrogação do prazo de defesa de dissertação ou tese, é necessário preencher a ficha de requerimentos anexando uma justificativa para o pedido, além de provável data de defesa. Esse pedido será encaminhado ao Colegiado, que fará deliberação. |
COMO MUDAR DE ORIENTADOR OU ACRESCENTAR COORIENTADOR? |
A ficha de requerimentos possui campos para inclusão de coorientador ou alteração de orientador. Atenção para a necessidade de assinatura de todos os professores, além da data de início da orientação. |
COMUNIDADE EXTERNA
COMO FAÇO PARA CURSAR UMA DISCIPLINA COMO ALUNO EXTERNO? |
Se você está no último ano da graduação da UTFPR, é aluno de outro programa de pós-graduação ou um interessado no programa, é possível cursar disciplinas como aluno externo à instituição. Para isso, é necessário acompanhar o calendário de matrículas dos alunos do programa, uma vez que é o mesmo período, além de preencher uma ficha de matrícula para alunos externos (disponível nas páginas dos programas) e entregar na secretaria no período determinado.
ATENÇÃO: As vagas são limitadas. |
QUANDO E COMO ACONTECE O INGRESSO NOS CURSOS DE MESTRADO? |
O ingresso nos cursos de mestrado é anual. Sendo assim, o processo seletivo ocorre sempre no segundo semestre para ingresso no início do ano seguinte, com divulgação do edital em meados de agosto/setembro. O período de inscrições, normalmente no PPGEC, começa a partir de setembro. Basta acompanhar os editais disponibilizados no site.
ATENÇÃO: Os envelopes devem ser entregues lacrados e não será feita conferência de documentação no ato da inscrição. |
QUANDO E COMO ACONTECE O INGRESSO NO CURSO DE DOUTORADO (PPGEC)? |
O ingresso no doutorado acontece na modalidade de fluxo contínuo. Sendo assim, é necessário seguir as instruções dispostas no último edital publicado e entregar a documentação na secretaria do programa. Cada proposta de ingresso é analisada de modo individual, por meio de parecer de um professor relator e decisão em Colegiado.
ATENÇÃO: Os envelopes devem ser entregues lacrados e não será feita conferência de documentação no ato da inscrição. |
QUAL O VALOR DO CURSO? |
Os cursos de mestrado e doutorado da UTFPR são gratuitos. |
HÁ BOLSAS DE ESTUDOS? |
Os programas possuem uma cota de bolsas de estudos, que são distribuídas após o início das aulas. As bolsas são fornecidas pela Capes, tem duração de 24 meses e o valor de R$1.500,00 mensais. A disponibilidade de bolsas é limitada e definida no início de cada ano letivo, bem como a distribuição dessas bolsas entre os alunos interessados. |
Secretaria Stricto-Sensu Ecoville: caso a sua dúvida não esteja respondida acima, basta entrar em contato por e-mail (stricto-ecoville-ct@utfpr.edu.br), pessoalmente (sala administração, bloco B) ou via telefone (41-3279-4516).