Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Estágio > Estágio Não Obrigatório
conteúdo

Estágio Não Obrigatório

por tassia publicado 23/01/2019 14h32, última modificação 08/04/2021 10h35

A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre estágio de estudantes como parte do projeto pedagógico dos cursos de Educação Profissional, Técnico de Nível Médio e do Ensino Superior da UTFPR, define o estágio como sendo o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, visando a preparação do estudante para o ingresso no mercado de trabalho facilitando a adaptação social e psicológica à futura atividade profissional do estudante.

O estágio não obrigatório pode ser realizado pelos estudantes que possuam coeficiente de rendimento igual ou maior que 0,5 e que estejam matriculados, no mínimo, no 3º período nas áreas de formação do estudante, em consonância com o perfil profissional descrito no projeto pedagógico do curso. Os estudantes que já tiverem concluído todas as atividades obrigatórias previstas no curso, não poderão iniciar ou continuar realizando Estágio Não Obrigatório. Os horários em que serão desenvolvidas as atividades do Estágio Não Obrigatório não podem coincidir com os horários das aulas em que o estudante está matriculado.

O estágio não obrigatório acontece sem característica de disciplina em momentos diferentes do curso, ao qual o aluno adere espontaneamente. De acordo com a lei de estágios, todos os procedimentos para estágio obrigatório aplicam-se para o estágio não obrigatório, com exceção da matrícula e dos critérios de avaliação.

Documentos que devem ser apresentados para o PRAE (Professor Responsável pela Atividade de Estágio)

1 - Antes do estágio iniciar

1.1 Se o estágio for externo à universidade (numa empresa, por exemplo)

  • Confirmação de matrícula - deve constar o período no qual o aluno está matriculado, o coeficiente de rendimento e o horário das aulas;
  • Plano de estágio (4 vias)  - entregue à PRAE no prazo mínimo de 10 (dez) dias antes da data prevista para o início da atividade do Estágio;
  • Termo de compromisso - assinado por todos os envolvidos. O termo de compromisso deverá ser preenchido pela empresa através do Sistema On-Line do DIEEM ou poderá seguir modelos próprios do CIEE ou do IEL, por exemplo.


1.2 Se o estágio for na UTFPR
Nesse caso toda a documentação será preenchida no SEI. Inclusive as assinaturas (supervisor/orientador, PRAE, chefia do DAQBi, DIRGRAD e DIRPLAD) serão coletadas através desse sistema.
O processo on-line será preenchido pelo professor orientador/supervisor e demorará em torno de 10 dias até sua aprovação.
Para compreender melhor, veja o passo a passo (em breve).

2 - No decorrer e/ou final do estágio

  • Relatório de Visita (preenchido pelo Professor Orientador). Entregue à PRAE para incluir no sistema eletrônico do DIEEM (assinado pelo aluno, Supervisor de Estágio e Professor Orientador).
  • Relatório Parcial de Estágio (preenchido pelo aluno). Deve ser entregue a cada 6 meses ao orientador e incluído no sistema eletrônico do DIEEM. (assinado pelo Professor Orientador e Supervisor).
  • Relatório Parcial de Supervisão de Estágio (preenchido pelo supervisor de estágio). Deve ser entregue a cada 6 meses ao orientador e incluído no sistema eletrônico do DIEEM (assinado pelo aluno, supervisor e PRAE).


Obs.: Todos os documentos mencionados deverão ser entregues digitalizados (por email) para posteriormente serem incluídos no sistema on-line do DIEEM.

Fique atento aos prazos! 
Entrega do Plano de estágio ao PRAE: no mínimo 10 (dez) dias antes da data prevista para início da atividade.

 

Contatos

Professora responsável: Profa. Dra. Marlene Soares
E-mail: marlenesoares@utfpr.edu.br
Telefone: (41) 3279-6856

 

Documentos