Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Estágio > Estágio Obrigatório
conteúdo

Estágio Obrigatório

por tassia publicado 23/01/2019 15h36, última modificação 08/04/2021 10h34

De acordo com a Lei Nº 11.788 de 25/09/2008 que dispõe sobre o estágio de estudantes, o estágio tem como objetivo principal proporcionar experiência profissional na área de formação, de modo que o estudante tenha oportunidade de aplicar e desenvolver habilidades e competências adquiridas ao longo da graduação e ainda, incorporar novas habilidades e competências profissionais ampliando seus conhecimentos teóricos e práticos através da vivência da realidade onde atuará futuramente como profissional. O estágio também facilita a inserção do estudante no mundo do trabalho e a adaptação social e psicológica deste à futura atividade profissional. É importante salientar que o estágio também promove a articulação entre professores e empresa. 

Considerando o perfil multifacetado do profissional da química, o estágio realizado na indústria pode proporcionar ao estudante de química um amplo campo de atuação desde o estudo e pesquisa, planejamento, desenvolvimento, fabricação e tratamento de produtos químicos, análises químicas e controle de qualidade dentre outros. Da mesma forma, o estágio pode ser realizado em ambiente acadêmico na qualidade de iniciação científica, projetos de extensão e inovação tecnológica e outros afins, desde que sejam condizentes com a área de formação. 

Importante:

- O Estágio Obrigatório pode ser realizado pelos estudantes que estejam matriculados, no mínimo, no 5º período!

- O estágio curricular obrigatório é disciplina/unidade curricular e tem a duração de 400 horas, como requisito para obtenção de diploma. A matrícula no estágio obrigatório faz-se no momento da entrega do contrato de estágio, firmado entre a unidade concedente de estágio e a universidade após a aprovação do Plano de Estágio (modelo UTFPR) pelo Professor Responsável pelas Atividades de Estágio no Departamento Acadêmico. As atividades de estágio serão acompanhadas, avaliadas e orientadas por um supervisor na empresa ou local de estagio e por um professor da área. Ao final do estágio, o aluno apresenta relatório escrito e corrigido pelo professor orientador, ficha de avaliação do supervisor e inscrever-se no evento de defesa de estágio, para apresentação oral frente a uma banca examinadora composta pelo professor orientador e mais um professor da área. O aluno estará aprovado na disciplina de estágio obrigatório se cumprir as 400 horas de estágio e obter nota mínima de seis (6,0), resultante do total final das avaliações citadas. 

- O estágio curricular obrigatório poderá ser desenvolvido em mais de uma Unidade Concedente de Estágio, sendo que a atuação do estudante em cada uma delas não deverá ser inferior a 150 (cento e cinquenta) horas.

- Validação de atividade profissional como estágio obrigatório: de acordo com o Regulamento dos Estágios Curriculares Supervisionados dos cursos de bacharelado, dos cursos superiores de tecnologia e dos cursos de educação profissional técnica de nível médio da UTFPR (Resolução Conjunta Coemp/Cogep nº 01/2020, de 02 de junho de 2020), o aluno pode pedir a validação da atividade profissional (como empregado, empresário ou autônomo). Para saber sobre a documentação e procedimentos, procure o PRAE. 

- Validação de Iniciação Científica ou Tecnológica como estágio supervisionado obrigatório: de acordo com a Resolução COGEP nº 033/14, o aluno pode pedir a validação da Iniciação Científica ou Tecnológica. Para saber sobre a documentação e procedimentos, procure o PRAE.

Documentos que devem ser providenciados antes do início do estágio

Existem algumas modalidades de Estágio Obrigatório, sendo que cada uma exige documentos específicos. O Estágio Obrigatório pode ser realizado em empresa ou em outra instituição de ensino ou na UTFPR. Veja qual é a modalidade de estágio na qual você se enquadra e verifique os documentos a serem entregues! 

A) Se o estágio for externo à universidade (empresa ou outra instituição de ensino)

A.1 Documentação necessária para iniciar a solicitação do registro do estágio no DIEEM:

  • Confirmação de matrícula - deve constar o período no qual o aluno está matriculado, o coeficiente de rendimento e o horário das aulas;
  • Plano de estágio (4 vias) assinado por todos no prazo mínimo de 10 (dez) dias antes da data prevista para o início da atividade do Estágio;
  • Termo de compromisso - assinado por todos os envolvidos. O termo de compromisso deverá ser preenchido pela empresa através do Sistema On-Line do DIEEM ou poderá seguir modelos próprios do CIEE ou do IEL, por exemplo.
     

B) Se o estágio for na UTFPR

B.1 Documentação necessária para iniciar a solicitação do registro do estágio na Dimop (Divisão de Recrutamento e de Movimentação de Pessoas)
Nesse caso toda a documentação será preenchida no SEI (Sistema Eletrônico de Informações). Inclusive as assinaturas (Supervisor/Orientador, PRAE, Chefia do DAQBi, DIRGRAD e DIRPLAD) serão coletadas através desse sistema. O processo on-line será preenchido pelo professor Orientador/Supervisor e demorará em torno de 15 dias até sua aprovação. Para compreender melhor, veja o passo a passo (em breve).  

Matrícula do aluno na disciplina de estágio supervisionado obrigatório

Depois que você já tiver regularizado o estágio (estando com o Termo de compromisso e a carteira de trabalho assinados), você deverá entregar à PRAE (Marlene Soares), pessoalmente ou deixando no escaninho (na Secretaria do DAQBi), uma cópia do Termo de Compromisso e do plano de trabalho.

Com esses documentos e com o processo tendo o status de "aprovado" no sistema do DIEEM ou no Sei já será possível fazer o registro do aluno na disciplina de Estágio Obrigatório no Sistema Acadêmico.

Acompanhe a sua matricula na disciplina. Qualquer problema ou demora comunique a PRAE.

Documentos que devem ser apresentados a PRAE no decorrer e/ou final do estágio

  • Relatório de Visita (preenchido pelo Professor Orientador). Entregue à PRAE para incluir no sistema eletrônico do DIEEM (assinado pelo aluno, Supervisor de Estágio e Professor Orientador). Claro que é desnecessário para estágios na UTFPR.
  • Relatório Parcial de Estágio (preenchido pelo aluno). Deve ser entregue a cada 6 meses ao orientador e incluído no sistema eletrônico do DIEEM (assinado pelo Professor Orientador e Supervisor).
  • Relatório Parcial de Supervisão de Estágio (preenchido pelo supervisor de estágio). Deve ser entregue a cada 6 meses ao orientador e incluído no sistema eletrônico do DIEEM (assinado pelo aluno, supervisor e PRAE).


Obs.: Todos os documentos mencionados deverão ser entregues digitalizados (por email) para posteriormente serem incluídos no sistema on-line do DIEEM.

Cobre seu orientador para que ele insira os relatórios no Sistema on-line do DIEEM

Procedimentos para a defesa do seu estágio

O estágio obrigatório deverá ser defendido no máximo em 60 dias após o término do cumprimento das 400 h (no mínimo 400 h).

Artigo 41 da Regulamentação dos Estágios: 
"Art. 41 - Concluído o Estágio Curricular Obrigatório, o estudante terá 60 (sessenta) dias para se inscrever no Evento de Avaliação de Estágio, organizado pelo Professor (a) Responsável pela Atividade."

Fique atento ao prazo! 

1 - Ao final do estágio (400 horas) o aluno deverá requisitar ao Supervisor (empresa) o preenchimento da Ficha de Avaliação do Estagiário.

2 - O aluno deve marcar a data e local da defesa junto com seu Professor Orientador e com a banca avaliadora, comunicando à PRAE o que foi acordado, através da entrega da ficha de aceite da participação no evento de defesa. É responsabilidade do professor Orientador a reserva da sala da defesa. 

3 - A documentação para inscrição no Evento de Defesa deverá ser entregue no mínimo com sete (7) dias de antecedência da defesa, para o Professor Responsável pelas Atividades de Estágio (PRAE). A documentação envolve a ficha de aceite da banca e o relatório corrigido pelo orientador em formato .pdfsendo dispensada a entrega impressa.

Não sabe qual formato de modelo de relatório utilizar ? Aqui apresento um modelo aprovado pelo Colegiado do Curso, em 2011. 

É responsabilidade do aluno enviar seu relatório por email ao professor convidado para a banca de avaliação.

4 - No evento de defesa do estágio:

  • o aluno terá entre 10 e 15 min para sua apresentação em power point. Certifique-se de que a sala reservada pelo seu orientador tenha projetor disponível;
  • a banca avaliadora fará os questionamentos que achar pertinentes, em aproximadamente 15 min;
  • os documentos pertinentes serão preenchidos (a ficha de avaliação e a ata da defesa, mencionadas acima).

5 - Após o Evento de Defesa, os seguintes documentos devem ser deixados no escaninho da PRAE (Dra. Marlene Soares, na Secretaria do DAQBi: A) a ficha de avaliação que foi preenchida pelo Supervisor do estágio, B) a ficha de avaliação do Evento de Defesa e C) a Ata do Evento de Defesa.

O Relatório do Estágio (já corrigido pelo Orientador) e os documentos mencionados no parágrafo anterior (A, B, C) também devem ser encaminhados digitalizados, para o email do PRAE.

Atenção: os documentos A, B, C serão entregues impressos e por e-mail, mas o relatório só será entregue por email. 

Obs.: O aluno deve aguardar a sua nota ser lançada no Sistema Acadêmico.

 

Contatos

Professor responsável: Profa. Dra. Marlene Soares
E-mail: marlenesoares@utfpr.edu.br
Telefone: (41) 3279-6856

 

Documentos