Você está aqui: Página Inicial > Apresentação
conteúdo

Apresentação

por admin publicado 21/11/2018 16h11, última modificação 25/06/2021 09h57

Sobre o Curso

Papel, Negócios, Finanças, Documento, Escritório O Bacharelado em Comunicação Organizacional tem por objetivo formar pessoas capazes de gerir e administrar as novas exigências comunicacionais da contemporaneidade. Esses profissionais devem atender as expectativas da comunidade e/ou organizações para as   quais estejam trabalhando. 

Entendemos os processos de comunicação como indispensáveis para a vida de todos e também para a conquista da competitividade e da respeitabilidade social das organizações. Buscamos formar cidadãos capacitados para exercer diferentes atividades no âmbito da comunicação. Queremos formar um profissional com autonomia intelectual para compreender as organizações em seu caráter social, cultural e político, capaz de desenvolver soluções de comunicação para contextos variados, sendo habilitado para a elaboração e gestão de políticas de comunicação que integrem diferentes mídias e linguagens.

Por isso circulamos pelas áreas de publicidade e propaganda, jornalismo, relações públicas e marketing, sem esquecer o desenvolvimento de políticas comunicacionais, a administração e a comunicação públicas e a pesquisa científica.

Nossos egressos devem se reconhecer no importante papel de agentes sociais, inerente aos processos da comunicação, e desenvolver pensamentos e práticas estratégicas que colocarão as organizações em destaque perante seus públicos de interesse. Esses profissionais vão estar aptos a entender os processos de comunicação das/nas organizações e na sociedade como meios de democratizar a informação, a fim de gerar segurança e confiabilidade para as organizações nas quais atuarem. 

Somos um dos dois cursos de Comunicação Organizacional do Brasil e o nosso bacharelado foi criado em 2014, com autorização do Ministério da Educação. No entanto, a nossa história vem de antes disso, contamos com a experiência de uma década do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional, estabelecido em 2004. 

 

Atuação

O profissional formado em Comunicação Organizacional pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:

 Produção de conteúdo para campanhas, ações e ferramentas de comunicação digital.

Planejamento e execução de diretrizes e ações de comunicação no âmbito interno das organizações.

Gestão de políticas e práticas de comunicação para organizações empresariais, públicas e da sociedade civil.

Criação e execução de projetos e campanhas de comunicação que promovam a interlocução entre organizações e seus diversos públicos.

Desenvolvimento de  produtos e ações de comunicação de caráter institucional, corporativo, mercadológico, comunitário, tais como: publicações diversas, produções audiovisuais, fotografia, assessoria de imprensa e eventos.

 

Ficha resumida do curso

Turno: Noite e Manhã (entradas alternadas)
Duração: 4 anos
Carga Horária (aulas teóricas): 1.556 horas
Carga Horária (aulas práticas):   940 horas
Carga Horária de Optativas: 180 horas
Carga Horária de Eletivas: 60 horas
Estágio Curricular: 400 horas
Vagas por semestre: 44
Titulação: Bacharel em Comunicação Organizacional
Início das Atividades: 1º semestre/2014

Autorização e Reconhecimento

- Autorização: Resolução nº 036/13 - Cogepe,
de 18 de novembro de 2013