Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Professor da Física participa do Pint of Science, evento de divulgação científica que acontece em bares
conteúdo

Notícias

Professor da Física participa do Pint of Science, evento de divulgação científica que acontece em bares

publicado: 04/07/2019 09h10 última modificação: 05/09/2019 11h41 expirado

O professor do Departamento Acadêmico de Física Arandi Ginane Bezerra Jr. participou do Pint of Science 2019 abordando o tema "Nanopartículas: um mundo mais precioso do que ouro”. A conversa aconteceu em um bar de Curitiba, o Drakkar Beer & Food, no dia 22 de maio. O evento, que tem o objetivo de derrubar intermediários entre cientistas e a sociedade, estabelecendo um canal direto de conversa, foi realizado em 24 países, entre os dias 20 e 22 de maio. Em Curitiba, esta foi a quarta edição do Pint of Science.

O professor Dr. Arandi Ginane Bezerra Jr. é graduado e mestre em Física (UFPR) e doutor em Física (UFPE). Pós-doutor em Biofísica e Nanobiofotônica (Universidade de Guelph/Canadá), coordena o grupo Fotonanobio, em pesquisas que conjugam Luz, Nanociências e Biomedicina. Atua na formação de professores e na popularização da Ciência. Também é apaixonado por atletismo (estima haver corrido distância equivalente a uma volta na Terra) e poesia.

No Pint of Science, Arandi proferiu uma "palestra dourada", com "luzes, alumbramentos, deslumbramentos e vislumbres". A proposta foi mostrar trabalhos que envolvem e misturam Luz, Nanociências e Biomedicina. O pesquisador falou sobre cores; nanopartículas de ouro que são vermelhas; prata amarela; insetos dourados; quantum dots azuis; o capim dourado, que reluz feito ouro; nanomateriais e arte; nanomateriais e projetos relacionados à saúde pública e à detecção de doenças, e também sobre um novo campo da ciência chamado “Plasmônica”.

Mais informações: Pint of Science | Portal da UTFPR | e-campus