Você está aqui: Página Inicial > Apresentação
conteúdo

Apresentação

por admin publicado 12/11/2018 14h05, última modificação 12/11/2018 14h16

Sobre o curso

Homem com capacete de segurança se comunica via celular e aponta em direção a tubulações em ambiente industrialO curso de Engenharia de Produção visa formar um profissional capaz de projetar e gerenciar sistemas produtivos de bens e serviços. Tais sistemas produtivos envolvem recursos materiais, humanos e financeiros, sendo papel do futuro Engenheiro de Produção tomar decisões quanto à melhor maneira de aplicá-los de maneira eficaz, apoiando os objetivos organizacionais.

Uma das principais características do Engenheiro de Produção é sua formação multidisciplinar, possibilitando a atuação em diversas áreas, tais como no planejamento e controle da produção, gestão de cadeias de suprimentos, gestão da qualidade, desenvolvimento de produtos, gestão de pessoas e garantia da sustentabilidade dos sistemas produtivos.

Por essa razão, a formação do futuro profissional inclui desde conhecimentos básicos nas áreas de matemática, estatística, física, química e computação, até conhecimentos específicos com ênfase na atuação profissional em áreas como logística, otimização de processos, gestão da produção e gestão estratégica.

A formação ampla que o futuro Engenheiro de Produção receberá ao longo do curso possibilitará a atuação em empresas dos mais variados ramos, tais como o setor industrial, transportes, consultorias, finanças, órgãos públicos e institutos de pesquisa, entre outras.

No campus Londrina da UTFPR, o curso de Engenharia de Produção iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2014, formando sua primeira turma no segundo semestre de 2018. O curso foi reconhecido pelo MEC com Nota 5, mediante a Portaria SERES n° 608 de 2018.

 

Atuação

O profissional formado em Engenharia de Produção pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:

  1. Gestão da Produção
  2. Gestão da Qualidade
  3. Engenharia do Produto
  4. Gestão Estratégica e Organizacional
  5. Gestão Ambiental de Processos Produtivos
  6. Gestão Econômica
  7. Ergonomia e Segurança do Trabalho
  8. Pesquisa Operacional
  9. Gestão Ambiental dos Processos Produtivos
  10. Sustentabilidade e Responsabilidade Social

 

Ficha resumida do curso

Turno Noturno
Duração 5 anos
Carga horária total do curso 4.240h
Estágio Curricular 400h
Vagas por semestre/ano 44 vagas semestrais
Titulação Engenheiro de Produção
Início das atividades 2014/01
Autorização e Reconhecimento

Autorização do Curso: Portaria SERES nº 538 de 2013
Reconhecimento do Curso: Portaria SERES nº 608 de 2018