Você está aqui: Página Inicial > Destaques > ORIENTAÇÕES PARA MIGRAÇÃO DA MATRIZ ANUAL PARA SEMESTRAL
conteúdo

Notícias

ORIENTAÇÕES PARA MIGRAÇÃO DA MATRIZ ANUAL PARA SEMESTRAL

E orientações pra matrícula em 2022.

Gostaríamos de ofertar novamente aos estudantes da matriz anual a oportunidade de migrar para o Projeto Pedagógico semestral.
publicado: 16/12/2021 19h50 última modificação: 16/12/2021 19h51

Caríssimos(as) estudantes,

Pedimos que leiam esta notícia com atenção!

Como deve ser de seu conhecimento, o curso de Administração foi reestruturado em 2019 e passou a ter a oferta de disciplinas semestrais para os alunos que entraram a partir de 2020. Além disso, adotamos uma matriz curricular voltada ao desenvolvimento de competências importantes para os futuros administradores que se formarão nos próximos anos. 

Ao mesmo tempo, muitos de vocês ainda estão cursando a matriz curricular anual para o qual ainda serão ofertadas disciplinas do 3º e 4º ano em 2022 e novamente do 4º ano em 2023.

Por isso, aqueles que irão concluir o curso na matriz anual, é fundamental que vocês se matriculem primeiro nas disciplinas do 3º anodepois as do 4º ano e por fim, as pendências do primeiro e/ou do segundo ano em disciplinas equivalentes da matriz semestral. Por enquanto, a matricula nas disciplinas equivalentes continuam sendo realizadas via requerimento entregue na secretaria geral (para mais informações contate ). Esta é a maneira mais prática de finalizar o curso, já que não serão mais ofertadas as disciplinas do 1º e 2º anos e serão ofertadas duas vezes as disciplinas do 4º ano. Ou seja, é necessário garantir as disciplinas do 3º ano agora!

Bem, alguns de vocês talvez pergunte: e se eu reprovar numa disciplina do 3º ano ou não puder me matricular por motivos quaisquer? Neste caso, será necessário cursar uma equivalente no curso semestral, da mesma forma que será feito para os dois anos iniciais, que não tem mais oferta.

 

APRESENTAÇÃO DOS CENÁRIOS PARA MIGRAÇÃO PARA MATRIZ SEMESTRAL OU CONTINUIDADE NA MATRIZ ANUAL 

Em decorrência da pandemia, sabemos que alguns de vocês tiveram dificuldades de acompanhar o ensino remoto e ficaram com várias disciplinas não cursadas nos primeiros anos do curso, alguns possuem poucas disciplinas pendentes e outros possuem quase todas por cursar. 

Para tentar orientá-los a reduzir o impacto destas pendências no seu tempo de formação, apresentamos alguns cenários, dentre os quais um será o mais próximo de sua realidade. Avalie-os com atenção, pois a partir deles tomará as decisões de matrícula ou até de migração para curso semestral.

 

Os três primeiros cenários propõem a sua manutenção no curso anual.

CENÁRIO 01

Se você é aluno do quarto ano sem disciplinas a serem cursadas nos períodos anteriores ou possui pendência somente em TCC e Estágio, pode finalizar o curso na matriz anual, tranquilamente, apenas atente para as instruções e o calendário de matrícula enviados por e-mail pela secretaria geral para o próximo ano.

CENÁRIO
02

Se você possuir disciplinas a serem cursadas no terceiro e quarto ano, sem pendências no primeiro e segundo ano, fundamental priorizar a matrícula nas disciplinas do terceiro ano em 2022.

CENÁRIO 03

Se possuir pendências no primeiro e/ou segundo ano, é fundamental, que primeiro você se matricule nas disciplinas do 3º ano em 2022depois as do 4º ano e por fim, solicite a matrícula manual nas disciplinas da matriz semestral equivalentes às pendências do primeiro e/ou do segundo ano.

 

Se você se enquadra nos cenários a seguir, é uma boa opção migrar para a matriz nova. Isto é, passar a ser aluno no curso semestral.

CENÁRIO
04

Se você possui 3 ou mais disciplinas do segundo ano para serem cursadas, aconselhamos migrar para o curso semestral. Neste caso, migrar é uma boa opção pelos argumentos a seguir:

  1. O coeficiente do histórico zera, eliminando eventuais impactos das notas baixas;
  2. O histórico fica limpo, apenas com as disciplinas convalidadas;
  3. Não será necessário fazer matrícula por requerimento, o que ocorrerá com os alunos do curso anual no segundo semestre;
  4. O tempo para conclusão do curso inicia do zero, aumentando o prazo para jubilamento, por exemplo;
  5. Para quem já usou o trancamento, poderá usá-lo novamente, trazendo mais flexibilidade;
  6. Estará migrando para uma matriz atualizada, em que diversos instrumentos de ensino/aprendizagem modernos foram planejados.

 

NOTAS IMPORTANTES:

  • Teoricamente, seriam apenas três anos necessários para a conclusão do curso anual, mas na prática serão provavelmente 4 anos, em função dos choques de horários das disciplinas em diferentes semestres.
  • Se você já cursou a maior parte das disciplinas do terceiro e do quarto, mas possui 3 ou mais disciplinas pendentes do segundo ano, aconselhamos você a permanecer no curso anual seguindo as sugestões do cenário 3, já que as chances de choque de horário serão menores.

CENÁRIO 05

Se você possui 3 ou mais disciplinas do primeiro ano, além de várias do segundo ano para serem cursadas, isso significa que serão necessários no mínimo quatro anos para a conclusão do curso. Se este for seu caso, a melhor escolha seria migrar para o curso semestral. Apesar de não ter perspectiva de redução do tempo de conclusão, é possível que, ao permanecer no curso anual, você demore mais de quatro anos para se formar, já que podem ocorrer choques de horários e inviabilizar a matrícula nas disciplinas restantes no último ano.

Além disso, você terá as vantagens elencadas no cenário anterior.

 

IMPORTANTE!

A decisão pela migração é sua.

O colegiado do curso de Administração viabilizará sua formação com a oferta das disciplinas da matriz anual do 3º (2022) e 4º ano (2022 e 2023), bem como atuará na possibilidade de convalidação das disciplinas pendentes na matriz semestral.

Se você deseja migrar para a matriz semestral, pedimos que:

  1. preencha o requerimento da secretaria;
  2. anexe um documento de identificação em que conste a sua assinatura e;
  3. envie tudo para derac-pb@utfpr.edu.br .

 

DÚVIDAS?

Caso você tenha dúvidas pode entrar em contato com a coordenação do curso no coadm-pb@utfpr.edu.br.