Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Projetos de Graduação
conteúdo

Projetos de Graduação

por tassia publicado 24/10/2018 18h52, última modificação 18/04/2022 10h07

Projeto de Extensão Cidadania na Civil

Este projeto envolve alunos ingressantes e veteranos em ações que beneficiam entidades carentes sem fins lucrativos, como asilos, creches, casas de apoio a dependentes químicos, dentre outras. A ideia é mobilizar os alunos para dias de campo e de “mão na massa”, realizando ações como pintura de paredes e outros serviços de engenharia, além de valorizar o aspecto da formação da cidadania nos jovens estudantes. 

Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Heloiza A. P. Benetti (hpiassa@utfpr.edu.br)

Vigência do projeto: mar. 2022 a ago. 2024

 

Projeto de Extensão Oficinas da FUNDABEM

O projeto de extensão OFICINAS NA FUNDABEM tem por objetivo principal levar alunos do curso de Engenharia Civil da UTFPR Câmpus Pato Branco, sob supervisão de professores do curso, para realizar atividades com as crianças e adolescentes da FUNDABEM, muitos deles em situação de vulnerabilidade social. Deste modo, são realizadas oficinas de Informática, de forma prazerosa e lúdica, tendo ainda como ponto fundamental a interação dos alunos do curso de Engenharia Civil com os jovens da FUNDABEM.

Coordenador do projeto: Prof. Dr. Gustavo Lacerda Dias (lacerda@utfpr.edu.br)

Vigência do projeto:  fev. 2020 a dez. 2022

 

Projeto de Extensão UTFPR - Qual é? - uma universidade de possibilidades

Este projeto visa promover a divulgação do potencial da universidade relacionada diretamente com a formação dos jovens, presencialmente para as comunidades da região e virtualmente para o público-alvo de todo o Brasil. Por meio de ação voluntária de servidores e estudantes da UTFPR, parcerias institucionais e com a iniciativa privada, pretende-se apresentar o ambiente universitário, as principais ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na UTFPR e nas instituições parceiras, para os estudantes do Ensino Médio, com especial atenção à rede pública de ensino.

Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Elizangela Marcelo Siliprandi (siliprandi@utfpr.edu.br)

Vigência do projeto:  jul. 2022 a ago. 2022

 

Projeto de Extensão Ensinando e Aprendendo por meio de boas práticas construtivas

O curso de Engenharia Civil exige um estudo amplo de conhecimentos téoricos, mas no geral, a correlação com a realidade dos canteiros de obra tende a ser deficitário nos cursos superiores da área em todo o país, neste sentido, o projeto de extensão surge com a intenção de propiciar aos discentes um maior contato com o cotidiano dos canteiros de obras, estabelecendo uma relação direta entre a teoria e a prática. Ainda, o projeto visa colaborar tecnicamente através da oferta de oficinais e produção de material orientativo tanto para uso das construtoras parceiras, como para seus clientes.

Coordenadora do projeto: Profª. M.a.  Rayana Carolina Conterno (rayanac@utfpr.edu.br)

Vigência do projeto:  abr. 2022 a nov. 2022

 

Projeto de Extensão BADMINTON UTFPR-PB 2022

O projeto é de caráter permanente e desenvolvido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco (UTFPR-PB) há mais de dez anos. A prática do esporte é realizada em conjunto com alunos, servidores, e comunidade externa. A equipe de badminton do Campus Pato Branco da UTFPR foi pioneira dessa modalidade no município. Em 2009, um Projeto de Extensão em parceria com o Departamento Municipal de Esportes de Pato Branco alavancou o esporte em escolas municipais. Pato Branco sediou em 2009 e 2011 o torneio mais importante do estado, uma das etapas paranaenses de badminton. Este projeto, além dos benefícios relacionados à saúde física e mental, também contribui para o conceito de coletividade, bem como integração com a comunidade de outros municípios.

Coordenador do projeto: Prof. M.  José Valter Monteiro Larcher (monteiro@utfpr.edu.br)

Vigência do projeto: mar. 2022 a dez. 2022

 

Projeto de Extensão Mapeamento das áreas de preservação permanente na bacia rio Pato Branco, localizado no sudoeste do Estado do Paraná

Delimitar as áreas de preservação permanente (APPs) na bacia hidrográfica do rio Pato Branco, com base na legislação ambientais. Serão analisados os tipos de uso do solo para identificar áreas degradadas dentro das APPs, para propor metodologias de recuperação e promover a educação e conscientização ambiental da população que habita no entorno dessas áreas para que se torne em conscientes da importância da preservação das nascentes.

Coordenador do projeto: Prof. Dr.  Ney Lyzandro Tabalipa (lyzandro@utfpr.edu.br)

Vigência do projeto: mai. 2021 a dez. 2022

 

Projeto de Extensão Segurança Viária e Mobilidade Urbana no Município de Pato Branco (PR)

Apoiar o Departamento de Trânsito de Pato Branco (Depatran) no que se refere à coleta, manipulação e aplicação de dados de sinistros de trânsito para a promoção da segurança viária e a realização de estudos técnicos para a melhoria da mobilidade urbana no município.

Coordenador do projeto: Prof. Dr.  Danilo Rinaldi Bisconsini (bisconsini@utfpr.edu.br)

Vigência do projeto: ago. 2021 a ago. 2024

 

Projeto de Ensino Engenheiro Residente

Este projeto teve início em 2016 por solicitação de acadêmicos formandos, que sentiram que o curso poderia ser melhor aproveitado e entendido se fossem trabalhadas, desde os primeiros períodos, questões ligadas diretamente com a Engenharia Civil, uma vez que os períodos iniciais do curso costumam ter disciplinas mais voltadas à formação geral do engenheiro, o que muitas vezes desmotiva os acadêmicos a concluirem o curso. O projeto é realizado em parceria com o Centro Acadêmico e tem a participação de três alunos tutores, de períodos mais avançados, e até 25 alunos participantes, de períodos iniciais.  O Objetivo geral do projeto consiste em aproximar os acadêmicos dos primeiros períodos do curso de Engenharia Civil, ao curso em si, e oportunizar aos acadêmicos de períodos mais avançados a experiência de ensinar.

Orientadora do projeto: Profª. Drª.  Paôla Regina DalCanal (paolardalcanal@utfpr.edu.br)

Vigência do projeto: fev. 2021 a jul. 2022