Apresentação
Sobre o Curso
A Mesorregião Oeste do Paraná possui longa tradição agrícola e pecuária. Além disso, é parte de um contexto energético e ambiental de fundamental importância para o Brasil e países vizinhos, principalmente o Paraguai, a Argentina, e o Uruguai. Isso tem produzido forte demanda por profissionais com sólido conhecimento técnico-científico e profunda responsabilidade social e ambiental. O curso de Agronomia da UTFPR Santa Helena visa contribuir para suprir essa demanda regional.
O objetivo do curso de Agronomia da UTFPR Santa Helena é formar Engenheiros Agrônomos capazes de atuar de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas; Engenheiros Agrônomos com perfil inovador e dispostos a aprender constantemente; capazes de acompanhar evoluções e adaptar soluções às necessidades regionais; com espírito de trabalho em equipe e ação de liderança; Engenheiros Agrônomos que levem em conta os diversos fatores que compõem os sistemas de produção, transformação e comercialização, de forma a torná-los mais produtivos e, ao mesmo tempo, ambientalmente sustentáveis.
Para alcançar seu objetivo, o curso de Agronomia da UTFPR Santa Helena envolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Essas atividades abrangem todas as grandes áreas do conhecimento da Agronomia. Elas estão distribuídas em disciplinas básicas e profissionalizantes essenciais e específicas, e um estágio curricular obrigatório, totalizando mais de quatro mil horas (dez semestres letivos) de atividades teóricas e práticas.
Atuação
De acordo com a Lei nº 5.194/1966 que regula o exercício da profissão de Engenheiro Agrônomo, o profissional formado em Agronomia pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:
- desempenho de cargos, funções e comissões em entidades estatais, paraestatais, autárquicas, de economia mista e privada;
- ou projeto, em geral, de regiões, zonas, cidades, obras, estruturas, transportes, explorações de recursos naturais e desenvolvimento da produção industrial e agropecuária;
- estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação técnica;
- ensino, pesquisas, experimentação e ensaios;
- fiscalização de obras e serviços técnicos;
- direção de obras e serviços técnicos;
- execução de obras e serviços técnicos;
- produção técnica especializada, industrial ou agro-pecuária.
Ficha resumida do curso |
Turno: Integral diurno |
Autorização e Reconhecimento |
Autorização: Resolução nº 13/2018 - COGEP Código e-MEC: 1443199 Reconhecimento: Aguardando reconhecimento |