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Mestrado - Talita Chrystoval Truchym

por dirppg-ct publicado 19/06/2019 14h44, última modificação 19/06/2019 14h44
Características individuais, fatores comportamentais e ambientais associados a eventos críticos para a segurança de ciclistas
Quando
27/06/2019
de 14h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Centro | Sala C-301
Pessoa de contato
Prof. Adriano Akira Ferreira Hino
Participantes
Prof. Adriano Akira Ferreira Hino, Dr. - PUCPR
Banca examinadora
Adriano Akira Ferreira Hino, Dr. Presidente - PUCPR
Prof. Cassiano Ricardo Rech, Dr. - UFSC
Prof. Ciro Romelio Rodriguez Añez, Dr. - UTFPR
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iCal

Resumo:

Objetivo: Analisar a associação entre características individuais, fatores comportamentais, ambientais e os eventos críticos para a segurança durante o uso de bicicleta no deslocamento.

Metodologia: Estudo quantitativo, observacional de caso-controle. A amostra do estudo foi selecionada de forma acidental, foram considerados elegíveis para o estudo universitários de ambos os sexos, alunos da UNESPAR, UTFPR, PUCPR e UFPR Batel, com idade mínima de 18 anos, que utilizava a bicicleta para deslocamento pelo menos um dia/semana e realizava trajetos com duração mínima de 05 minutos. Os participantes foram recrutados em bicicletários previamente selecionados. Foram fornecidos aos participantes 01 câmera e 01 GPS portátil e diários de trajeto para registrar todos os deslocamentos realizados com a bicicleta durante 07 dias consecutivos. Além disso, foi solicitado ao participante que indicasse eventos críticos para a segurança (ECS), situações baseadas na percepção de insegurança em relação ao trânsito, como quedas e pequenas colisões ou que estão estreitamente relacionados com acidentes como freadas e mudanças abruptas de direção durante os deslocamentos. Posteriormente os ECS foram classificados em conflitos, quedas e colisões pela autora. Um instrumento para verificar a associação entre variáveis comportamentais e ambientais e os ECS foi desenvolvido e sua reprodutibilidade testada. Os valores de índice Kappa e Coeficiente de Correlação Intraclasse foram adequados. Análises descritivas e teste qui-quadrado (χ2) foram realizadas para verificar a associação entre as variáveis. O software SPSS foi utilizado na realização das análises de dados. Adotou-se um nível de significância de 5%.

Resultados: 23 universitários participaram da análise de dados do estudo. No total, foram indicados 76 ECS e foram considerados válidos, 54. A maioria dos ECS foram considerados conflitos (98,1%), com motoristas (82,4%), que dirigiam à frente (71,4%) ou realizavam conversão à esquerda (16,7%). A única colisão foi uma interação com pedestre. A densidade de incidência geral foi de 1,69 ECS/h. Se apresentou maior entre os homens, na maior faixa etária, entre aqueles com renda entre 1 e 3 salários mínimos, com frequência de uso 3x/semana, que não utilizam fone de ouvido, em deslocamentos fora do eixo casa-universidade-trabalho, em velocidades médias menores e em velocidades máximas entre 26,67 e 32,84 km/h. A variável comportamental “direção do ciclista”, a categoria “calçada compartilhada” da variável ambiental “tipo de infraestruturas para bicicleta” e as variáveis ambientais “presença de veículos estacionados” e “controle de tráfego” apresentaram associação com o desfecho. CONCLUSÃO: Características individuais, fatores comportamentais e ambientais estão associados aos ECS.

Palavras-chave: Acidentes de trânsito; Ciclismo; Estudantes

Individual characteristics, behavioral and environmental factors associated with critical events for the safety of cyclists

Abstract:

Objective: To analyze the association between individual characteristics, behavioral and environmental factors, and safety critical events during cycling.

Methodology: Quantitative, observational case-control study. The study sample was accidentally selected. Students of both sexes, students of UNESPAR, UTFPR, PUCPR and UFPR Batel, with a minimum age of 18 years, who used the bicycle for at least one day/week and performed routes with a minimum duration of 05 minutes were considered eligible. Participants were recruited on previously selected in parking rack area. Participants were provided with 01 camera and 01 portable GPS and diary to record all the displacements performed with the bicycle during 07 consecutive days. In addition, the participant was asked to indicate safety-critical events (ECS), situations based on perceived traffic insecurity, such as falls and small collisions or that are closely related to accidents such as braking and abrupt changes of direction during displacements. Subsequently the ECS were classified in conflicts, falls and collisions by the author. An instrument to verify the association between behavioral and environmental variables and ECS was developed and its reproducibility tested. Kappa index and intraclass correlation coefficient values were adequate. Descriptive analyzes and chi-square test (χ2) were performed to verify the association between the variables. The SPSS software was used to perform the data analysis. A significance level of 5% was adopted. RESULTS: 23 university students participated in the data analysis of the study. In total, 76 ECS were indicated and 54 were considered valid. Most of the SCIs were considered to be conflicts (98.1%), with drivers (82.4%), driving ahead (71.4%) or carrying out conversion to the left (16.7%). The only collision was a pedestrian interaction. The overall incidence density was 1.69 ECS / hr. He was higher among men, in the largest age group, among those with income between 1 and 3 minimum wages, with frequency of use 3x / week, who do not use a headset, in off-axis off-axis displacements. lower average speeds and at maximum speeds between 26.67 and 32.84 km / h. The behavior variable "cyclist direction", the category "shared sidewalk" of the environmental variable "type of bicycle infrastructure" and the environmental variables "presence of parked vehicles" and "traffic control" were associated with the outcome.

Conclusion: Individual characteristics, behavioral and environmental factors are associated with ECS.

Keywords: Accidents of traffic; Cycling; Students

Lista de publicações:

TRUCHYM, TC; CUSTÓDIO, IG; HINO, AAF. Development and reproducibility of an instrument to assess behavioral and environmental aspects related to cyclist safety. Rev. Bras. Cineantropom. Desempenho Hum.