Você está aqui: Página Inicial > Sobre
conteúdo

O Programa

por admin publicado 02/02/2017 08h58, última modificação 19/02/2020 14h48

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física (PPGEF) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) teve a aprovação da CAPES em 2016 e representa um avanço para a Educação Física no Paraná. O curso tem por objetivo contribuir na formação de recursos humanos, na produção de conhecimento e inovação que repercutam na sociedade, tanto na prestação de serviços como na solução de problemas.

 

Área de Concentração

O PPGEF está organizado na área de concentração Ciências do Movimento Humano, sendo sustentado por duas linhas de pesquisa: “Atividade Física e Saúde” e “Exercício e Esporte”.

 

Linhas de Pesquisa

Atividade Física e Saúde
Visa compreender os fenômenos fisiológicos, biomecânicos, psicológicos e outros fatores ambientais que podem influenciar a prática de atividades físicas para a promoção da saúde em diferentes faixas etárias e grupos populacionais.

Exercício e Esporte
Visa fornecer subsídios e estratégias, fundamentados em conhecimentos técnico científicos, que permitam aperfeiçoar os aspectos fisiológicos, biomecânicos, psicológicos e sociológicos que influenciam o nível de desempenho esportivo nas diferentes faixas etárias.

 

Os docentes do PPGEF apresentam produtividade científica requerida pela área 21 e desenvolvem projetos de extensão e estudos voltados à melhoria da qualidade de vida e saúde, bem como, relacionados à prática de exercício e esporte.

 

A perspectiva educacional do PPGEF compromete-se com as novas exigências da sociedade e do mercado de trabalho e está fundamentada no conhecimento científico e tecnológico. Assim, proporcionará ao estudante a interlocução entre o embasamento teórico, as vivências práticas e as possibilidades de aplicação de forma cientifica, crítica e personalizada, com vistas ao atendimento das necessidades e exigências da sociedade.

Outro importante diferencial que permeia o PPGEF é a organização dos grupos de estudo, projetos de pesquisa e de extensão, os quais exercem papel importante no aprimoramento de estratégias de intervenção baseadas na prática de atividade físicas e saúde, no exercício e nas atividades esportivas. Os grupos de estudo, os projetos de extensão e de pesquisa desenvolvidos na UTFPR apresentam impacto decisivo nos campos científico, acadêmico e social.

Portanto, o objetivo do PPGEF é formar recursos humanos altamente qualificados e capazes de atuar na área acadêmica e em atividades profissionais relacionadas a: Atividades Físicas na Promoção da Saúde e/ou Exercício e Desempenho Esportivo, envolvendo aspectos sociológicos, psicológicos, fisiológicos e biomecânicos.

 

Perfil do Egresso

O Programa tem por objetivo formar mestres capacitados em:

-           Atuar de forma competente em áreas profissionais ligadas à atividade física, voltadas à promoção da saúde e desempenho esportivo em diferentes populações e nas várias faixas etárias;

-           Discutir, analisar conhecimento prévio e desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas que permitam desenvolver e aprimorar os aspectos fisiológicos, biomecânicos, psicológicos e sociológicos que influenciam na promoção da saúde e desempenho desportivo;

-           Ser capaz de integrar saberes de áreas diferentes, porém correlatas, que contribuam para a análise de fenômenos relacionados às interações entre a promoção da saúde e o desempenho esportivo que seguindo a vocação da Área da Saúde e Educação Física, por si só, é interdisciplinar;

-           Contribuir para a qualificação da produção científica e acadêmica da UTFPR, do Estado e do país, a partir das características sócio, histórico, políticas, econômicas, ambientais e culturais mobilizadas pela prática da atividade física e pelo desempenho esportivo;

-           Viabilizar a experiência da educação continuada nos âmbitos da graduação e da pós-graduação, lato sensu, estimulando a produção acadêmica e a reflexão.

 

            Em síntese, o Programa pretende possibilitar ao egresso uma sólida formação, haja vista se tratar de um mestrado de viés acadêmico, que permite ao aluno vivenciar múltiplas perspectivas teóricas a partir de conceitos que os definem, além da experiência prática da pesquisa. Isso possibilita que cada discente trace seu próprio caminho de construção do saber. Em síntese, o escopo do curso é formar profissionais capazes de atuar no ensino, na pesquisa e no mercado de trabalho, de forma competente, cujas questões inerentes à atividade física voltada a saúde e ao desempenho esportivo, nas diferentes populações e faixas etárias são bem compreendidas, juntamente a suas complexas relações com a tecnologia.  Observa-se, ainda, que o compromisso maior é com o avanço da ciência, entendendo-a como um todo sistêmico que contribui para o desenvolvimento do local onde está inserida.