Disciplinas programadas para 2023.1
- Eventos letivos
- Início das aulas: a partir de 02 de março
- Término das aulas: 07 de julho
- Cancelamento (apenas para alunos regulares e especiais): até 02 de abril - não serão aceitos cancelamentos depois dessa data.
- Matrículas
- Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (RNS801). Presencial, às terças-feiras, das 19: 30-21: 30 horas. 4 vagas para alunos externos.
- Biodiversidade Quantitativa Aplicada às Ciências Ambientais (RNS803). Remota, às quartas-feiras, 08:20-12:00. Sem vagas para alunos externos. Início em 29/03.
- Complexidade e Sustentabilidade Ecossistêmicas (RNS805) . Presencial, às segundas-feiras, das 14: 00-16: 00 horas. 2 vagas para alunos externos.
- Impactos antrópicos em ecossistemas aquáticos e terrestres (RNS813). Presencial, às quintas-feiras, das 14: 00- 16: 00, a partir de 04/05. 5 vagas para alunos externos.
Ofertadas a serem ofertadas no primeiro semestre de 2023
Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (RNS801)
Optativa (30 horas) - 2 créditos
A base epistemológica da Agroecologia. Princípios e conceitos da Agroecologia. Agroecologia como disciplina multidisciplinar. Sistemas agrícolas de base agroecológica. Relação entre a agroecologia e as escolas alternativas de agricultura. Legislação, Certificação e Comercialização de produtos orgânicos.
Biodiversidade Quantitativa Aplicada às Ciências Ambientais (RNS803)
Obrigatória (45 horas) - 3 créditos
Estatística histórico e definição. Dados e variáveis qualitativas e quantitativos: obtenção, análise e representação. Estatística descritiva: medidas de posição, medidas de dispersão, medidas de formas e esquemas de análise. Intervalo de confiança para a média. Delineamentos experimentais: inteiramente casualizado e em blocos ao acaso. Análise de Variância: Teste F. Teste de comparações de médias. Análise de Resíduos. Correlação e Regressão Linear Simples. Regressão não linear. Testes não paramétricos: Teste de Wilcoxon-Mann-Whitney, Teste de Kuskal-Wallis. Aplicações com softwares.
Complexidade e Sustentabilidade Ecossistêmicas (RNS805)
Obrigatória (45 horas) - 3 créditos
Padrões globais de biodiversidade; Fatores limitantes e reguladores de populações; Estrutura de comunidades; Caracterização da complexidade dos ecossistemas; Identificação de Recursos Naturais; Problemas ambientais: poluição do solo, da atmosfera e da água; Estratégias de controle de qualidade ambiental; Estudos de caso. Sustentabilidade.
Docentes: Profa. Dra.
Denise Lange e Prof. Dr. Leonardo B. dos Santos
Impactos antrópicos em ecossistemas aquáticos e terrestres (RNS813)
Optativa (30 horas) - 2 créditos
Conceitos de ecossistemas e agroecossistema. Principais tipos de bioma. Ciclos biogeoquímicos, relações ecológicas entre componentes bióticos e abióticos nos ecossistemas, impactos provocados pelas atividades antrópicas. Mudança climática global. Sustentabilidade e capacidade de suporte. Aplicação e controle da qualidade das águas em rios, lagos e estuários. Transformações ambientais no Brasil e na região da Mata Atlântica.
A serem ofertadas nos próximos semestres:
Bacias hidrográficas da América do Sul: hidrografia, recursos hídricos e biodiversidade (RNS802) - ofertada em 2021.1
Optativa (60 horas) - 4 créditos
A água na Terra. Águas oceânicas. Águas Continentais. Origem, evolução e características das principais bacias hidrográficas da América do Sul. Águas subterrâneas. Recursos hídricos. Biodiversidade das bacias hidrográficas da América do Sul. Impactos das atividades antrópicas. Uso da água.
Docente: Prof. Dr. Anderson Sandro Rocha
Bioprospecção microbiana (RNS804) - ofertada em 2021.2
Optativa (60 horas) - 4 créditos
Diversidade microbiana no ambiente. Metabolismo microbiano e metabólitos secundários. Enzimas microbianas. Bioprocessos. Bioensaios. Legislação de acesso ao patrimônio genético e propriedade industrial.
Botânica Econômica (RNS820) - ofertada em 2021.01
Optativa (60 horas) - 4 créditos
Aspectos gerais da fisiologia de plantas. Origem da agricultura mundial. A domesticação e os seus processos. Centros de origem e etnobotânica. Conservação do patrimônio fitogenético. Biotecnologia vegetal. Plantas tóxicas, medicinais e fitoterápicos. Plantas transgênicas. Metabolismo vegetal secundário (óleos essenciais; alcaloides; flavonoides e seus efeitos antioxidantes). Valor econômico da polinização. Principais espécies vegetais de importância econômica.
Dinâmica, ética e produção na ciência (RNS807)
Optativa (45 horas) - 3 créditos
Fornecer elementos teóricos fundamentais sobre o conceito de Ciência e suas implicações no desenvolvimento do pensamento; ampliar as relações entre o pensamento técnico-científico e específico do profissional e professor com os outros tipos de conhecimento; fornecer embasamento teórico de como realizar de modo sistemático: uma pesquisa bibliográfica da literatura, uma leitura crítica de artigos e a redação de artigos científicos; ampliar o conhecimento das implicações metodológicas e éticas na ciência; fornecer elementos básicos que permitam estabelecer claramente o tema, problema e hipóteses de uma pesquisa científica; promover a capacidade de entendimento da dinâmica e produção científica.
Espécies exóticas e invasoras (RNS809) - ofertada em 2022.2
Optativa (30 horas) - 2 créditos
Definições e conceitos na ecologia de invasões biológicas. Fatores que influenciam a distribuição das espécies no ambiente. Processo de estabelecimento de uma espécie invasora. Impacto das espécies invasoras nos ambientes aquáticos e terrestres. Medidas preventivas e
mitigatórias.
Docente: Prof. Dr. Leonardo Biral
E-mail: leonardob@utfpr.edu.br
Fundamentos epistemológicos da interação sociedade – meio ambiente (RNS810)
Obrigatória (60 horas) - 4 créditos
Epistemologia Ambiental. Paradigmas socioambientais. Sustentabilidade e racionalidade ambiental frente às transformações do conhecimento científico e tecnológico. Complexidade e transdisciplinaridade na relação seres humanos, sociedade e meio ambiente. Dinâmica, ética e produção na ciência Fornecer elementos teóricos fundamentais sobre o conceito de Ciência e suas implicações no desenvolvimento do pensamento; ampliar as relações entre o pensamento técnico-científico e específico do profissional e professor com os outros tipos de conhecimento; fornecer embasamento teórico de como realizar de modo sistemático: uma pesquisa bibliográfica da literatura, uma leitura crítica de artigos e a redação de artigos científicos; ampliar o conhecimento das implicações metodológicas e éticas na ciência; fornecer elementos básicos que permitam estabelecer claramente o tema, problema e hipóteses de uma pesquisa científica; promover a capacidade de entendimento da dinâmica e produção científica.
Genética da Conservação (RNS811)
Optativa (30 horas) - créditos
Diversidade genética. Genética evolutiva de populações naturais. Consequências genéticas do tamanho populacional pequeno. Genética e extinção. Utilização de marcadores genéticos na caracterização da biodiversidade. Resolução de incertezas taxonômicas e definição de unidades de manejo. O manejo genético espécies ameaçadas em ambiente natural. Reprodução em cativeiro e reintrodução. Genética da conservação na biodiversidade brasileira.
Geoprocessamento (RNS812) - ofertada em 2020.02
Optativa (45 horas) - 3 créditos
Fundamentos teóricos de geoprocessamento. Representação computacional da realidade. Estruturas de Dados: modelos vetorial e matricial. Sistemas de informações geográficas (SIG). Aquisição e Manipulação de Dados. Bases digitais na Internet. Consulta e Análise Espacial. Conceitos básicos de Sensoriamento Remoto. Espectro Eletromagnético. Aquisição de Imagens. Análise Visual de Imagens. Processamento Digital de Imagens. Tipos de GPS e sua Aplicação. Interpretação de imagens e comportamento espectral de alvos. Segmentação e Classificação de imagens. Índices de vegetação. Potencial das técnicas de geoprocessamento para a representação de fenômenos e modelos ambientais. Instrumentalização de técnicas do geoprocessamento.
Horário: Quintas-feiras (19h00-20h30)
Isolamento e Purificação de Produtos Naturais (RNS814) - ofertada em 2022.2
Optativa (45 horas) - 3 créditos
Introdução à análise instrumental. Amostragem. Técnicas de preparo de amostras orgânicas e inorgânicas. Métodos de isolamento e separação. Espectroscopia: Absorção e emissão atômica e molecular. Noções de Espectroscopia no Infravermelho. Cromatografia: Métodos de Separação, Cromatografia em Camada Delgada, Cromatografia Gasosa e Líquida de Alta Eficiência. Métodos Eletroanalíticos: Potenciometria e Condutivimetria.
Legislação sobre uso e manutenção da biodiversidade (RNS815) - ofertada em 2019.02
Optativa (30 horas) - 2 créditos
Aspectos históricos da conservação e do uso sustentável da biodiversidade. Evolução da legislação brasileira associada à conservação e uso sustentável da biodiversidade. Política nacional do meio ambiente. Código florestal brasileiro. Política nacional de recursos hídricos. Lei dos crimes ambientais. Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Noções de estudos e de relatórios de impactos ambientais. Estudos de caso em conservação e uso sustentável da biodiversidade.
Metodologia da Pesquisa (Tópicos Especiais I) (RNS820) - ofertada em 2019.02
Optativa (60 horas) - 4 créditos
Epistemologia da Ciência. Formas de conhecimento. Tipos de pesquisa. Técnicas de leitura e estudo. As normas para o trabalho acadêmico. Revisão de literatura. O tema-problema de pesquisa. O objeto de estudo. O projeto de pesquisa. Planejamento da pesquisa. O relatório de pesquisa. A comunicação científica.
Água, ambiente e saúde (Tópicos Especiais I) (RNS821) - ofertada em 2021.01
Optativa (30 horas) - 2 créditos
Acesso à água. Degradação dos recursos hídricos e seus efeitos na saúde humana e comunidades aquáticas. Medidas de conservação de água. Saneamento e qualidade de água. Legislação.
Horário: Terças-feiras das 15:50 às 17:30 horas, a partir de 13 de abril de 2021.
Monitoramento e bioindicadores ambientais (RNS816)
Optativa (60 horas) - 4 créditos
Conceituação de bioindicadores; histórico do uso de bioindicadores; uso, tipos e desenvolvimento de biodindicadores, principais grupos de bioindicadores; métodos e estudos para utilização de espécies da biota terrestre e aquática como bioindicadoras da qualidade ambiental; variação quali-quantitativa de organismos indicadores de mudanças ambientais; impacto de poluentes sobre espécies bioindicadoras.
Química Aquática (RNS818)
Optativa (60 horas) - 4 créditos
Equilíbrio químico e interações no sistema aquático. Ciclos biogeoquímicos e suas influências na hidrosfera e biosfera. Atividade antrópica e impactos sobre o ambiente. Transporte e comportamento dos poluentes no ambiente aquático. Estudo dos parâmetros físico-químicos no ambiente aquático.
Prospecção de Produtos do Metabolismo Vegetal (RNS817) - ofertada em 2019.01
Optativa (90 horas) - 6 créditos
Apresentar aos alunos as principais técnicas de análise, purificação e determinação estrutural das substâncias isoladas de espécies vegetais. Métodos extrativos; princípios de cromatografia camada delgada; cromatografia em coluna; cromatografia líquida de alta eficiência; tipos de detectores para cromatografia líquida; princípios de técnicas hifenadas; princípios de elucidação estrutural de compostos orgânicos; métodos espectrofotométricos; ressonância magnética nuclear; noções de metabolômica e quimioinformática.
Controle Biológico (RNS806)
Optativa (60 horas) - 4 créditos
História do controle biológico. Agentes de biocontrole. Isolamento e seleção de agentes de controle biológico de doenças em plantas, pragas e vetores de doenças humanas. Mecanismos de controle biológico. Entomopatógenos no controle biológico. Multiplicação e introdução de agentes de controle biológico. Programas de sucesso em controle biológico. Controle biológico e o manejo integrado de pragas.
Seminários (RNS822)
Obrigatória ( 45 horas) - 3 créditos
Orientação em técnicas de apresentação de trabalhos científicos. Apresentação dos projetos de dissertação aos membros do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade.
Docente: Prof. Dr. Adelmo Lowe Pletsch
Submissão de Projetos ao Comitê de Ética em Pesquisa (Tópicos Especiais I, RNS821) - ofertada em 2021.1
Optativa (30 horas) - 2 créditos
Ementa: Aspectos históricos das pesquisas envolvendo seres humanos. Sistema CEP/CONEP. Resolução 466/2012. Resolução 510/2016. Obtenção do consentimento livre e esclarecido. Submissão de projetos na Plataforma Brasil. Áreas temáticas especiais. Processo de análise ética de projetos.
Tópicos Especiais em Complexidade e Utilização de Ambientes Naturais I (RNS820) - Introdução às Ciências Ambientais - ofertada em 2021.02
Optativa (60) - 4 créditos
Definição e Histórico das Ciências Ambientais. Aplicação das Ciências Ambientais na sociedade. Uso sustentável dos recursos naturais. Resolução de problemas ambientais. Áreas de atuação do profissional formado em Ciências Ambientais. A interdisciplinaridade nas ciências Ambientais.
Tópicos Especiais em Complexidade e Utilização de Ambientes Naturais I (RNS820) e II (RNS821)
Optativa (60 e 30 horas, respectivamente) - 4 e 2 créditos
As disciplinas ofertadas dentro da categoria Tópicos Especiais terão ementas abertas e ficarão condicionadas ao oferecimento das disciplinas sob essa condição. As disciplinas ofertadas até o momento encontram-se acima.