Você está aqui: Página Inicial > Documentos > Procedimentos > Matrículas
conteúdo

Matrículas

por ksue publicado 18/10/2018 08h07, última modificação 12/07/2022 11h00
Procedimentos para alunos regulares, especiais e externos

Aluno Regular

Definição
Corresponde ao candidato que é admitido pelo Programa durante o processo de seleção e que realiza sua matrícula formal de acordo com as normas da UTFPR. Devendo dedicar-se ao programa em regime de tempo integral ou parcial, porém compatível com as atividades do Programa.

 O aluno deverá comparecer à coordenação do PPGAG em data específica informada no edital de resultado do processo seletivo, e portando todos os documentos relacionados no edital.

Requerimento de matricula em disciplinas - Aluno Regular

É a solicitação de matricula em disciplinas, efetuada pelo aluno, em data específica definida no calendário do PPGAG

O aluno deve acessar o Portal do Aluno;

Utilizar o login e senha recebidos por e-mail no dia da matricula presencial - login é o Registro Acadêmico (RA).

Clicar em Requerimento de Disciplina e no botão Requerer - Requerer apenas as disciplinas definidas com o orientador.

Aguardar o período de ajustes de matrículas pelo orientador e a finalização das matrículas pelo coordenador (ver data no calendário do programa). Após esse período será possível visualizar o rol de disciplinas em que está matriculado.

 

IMPORTANTE:

Os alunos que já concluíram os créditos em disciplinas deverão matricular-se nas disciplinas abaixo, para manter o vínculo com o programa (mesmo com defesa agendada), pois ALUNO SEM MATRICULA SERÁ CONSIDERADO DESISTENTE:

DOUTORANDOS:  SSAC005DT – Elaboração de Tese

MESTRANDOS:  SSAC005MA – Elaboração de Dissertação

 

 


Aluno Especial

*Apenas para alunos de Mestrado*Não serão admitidos alunos especiais no doutorado.
Descrição
Estudante especial é aquele que, tendo sido aprovado no processo de seleção, mas não classificado dentro do rol de alunos regulares, solicita matrícula em disciplinas do programa.

Regras para o estudante especial
I. não poderá ser detentor de bolsa de estudos;
II. deverá cursar pelo menos uma disciplina no período letivo, conforme disponibilidade de vagas e anuência do professor responsável pela disciplina;
III. uma vez ingressando como Aluno Regular do programa, poderá validar até 12 (doze) créditos obtidos em disciplinas em que foi aprovado com conceito A, B ou C, com anuência do orientador e aprovação do colegiado do PPGAG;
IV. terá direito a um atestado/declaração de conclusão da(s) disciplina(s) cursada(s) com respectiva ementa e carga horária (créditos);
V. pode passar para a categoria de Aluno Regular sem a necessidade de participar novamente do Processo de Seleção, desde que obedecendo critérios definidos em resolução específica do Programa.

 

 O candidato que pretende requerer matricula como aluno especial deverá comparecer à coordenação do PPGAG em data específica informada no edital de resultado do processo seletivo, e portando todos os documentos relacionados no edital, e o Requerimento de Matrícula para Aluno Especial preenchido e assinado.
A admissão do estudante está condicionada à análise do requerimento pelo professor da disciplina e pela coordenação do Programa. Com exceção das disciplinas Seminário de Pesquisa I e Seminário de Pesquisa II, que são exclusivas para alunos regulares do PPGAG.

 Após ingresso como aluno especial, é possível solicitar mudança para aluno regular, conforme os critérios estabelecido na Resolução nº 04/2018 - Mudança de Aluno Especial para Aluno Regular