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Mestrado - Caio Vinícius Schlögel

por dirppg-ct publicado 27/03/2020 08h50, última modificação 27/03/2020 08h50
Ensaio de cone de penetração dinâmica para avaliação do subleito de via férrea
Quando
13/04/2020
de 08h30 até 11h30
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Ecoville: Sala EIJ -209
Pessoa de contato
Orientador(a): Prof. Ronaldo Luis dos Santos Izzo
Participantes
Orientador(a): Prof. Ronaldo Luis dos Santos Izzo, Dr. - UTFPR
Banca examinadora:
Presidente: Prof. Ronaldo Luis dos Santos Izzo, Dr. - UTFPR
Prof. Matheus Domingos, Dr. - UTFPR
Prof. Adauto José Miranda de Lima, Dr. - UTFPR
Maurício Abramento, Dr. - MIT
José Carlos Silva Filho, Dr. - IME
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Resumo: Este trabalho busca avaliar a utilização do Dynamic Cone Penetrometer (DCP) como ferramenta capaz de estimar a massa específica aparente seca do solo in situ, ajudando, dessa forma, engenheiros e equipes de campo, no controle tecnológico de compactação. Além disso, o trabalho objetiva desenvolver uma metodologia prática e eficaz para avaliar qualitativamente o grau de compactação (GC) dos solos, auxiliando em planos de manutenção da infraestrutura ferroviária, modal de extrema importância para o desenvolvimento de uma nação. Atualmente, o ensaio mais utilizado para determinar a massa específica aparente seca em campo é o frasco de areia. Porém, sabe-se que o ensaio demanda uma certa quantidade de escavação e recursos a fim de pesar o frasco de areia após sua utilização. Isso faz com que o ensaio tome um certo tempo para ser executado. Sob essa ótica, o intuito é o de estudar o DCP como uma alternativa mais prática aos serviços de campo. A área de estudo encontra-se próximo à cidade de Itu, estado de São Paulo, Brasil. O estudo foi realizado através de ensaios laboratoriais e in situ a fim de correlacioná-los em busca de uma correspondência entre a penetração do DCP (DN) e a massa específica aparente seca (ρ). Esperam-se resultados satisfatórios para a correlação proposta entre DN e ρ, além de desenvolver uma metodologia simples e prática para avaliação do solo in situ.
Palavras-chave: DCP. Penetrômetro. Grau de Compactação. Massa Específica Aparente Seca

The use of the Dynamic Cone Penetrometer to assess the subgrade of a railway line
Abstract: This work aims to assess the use of the Dynamic Cone Penetrometer (DCP) as a tool to evaluate in situ bulk dry density of the soil, thus helping engineers and staff in the quality control assurance of the soil. Besides that, another objective is to develop a practical and useful methodology to evaluate degree of compaction (DC) of a soil, aiding in the development of maintenance plan for railroad infrastructure. Nowadays, the most common in situ test to evaluate the soil bulk dry density is the sand replacement test, but it is known that such test demands some sort of excavation, extra resources as a scale to weight the material replaced, therefore making it time consuming. Based on that, this thesis objective is to study the DCP as an easy and functional tool to in situ tests. The area chosen to be studied is located nearby the city of Itu, state of São Paulo, Brazil. The study correlates in situ and laboratorial tests in order to obtain an association between de penetration of the DCP (DN) and bulk dry density (ρ). It is expected to obtain a satisfactory correlation between DN and ρ and develop an easy and practical methodology to estimate degree of compaction in situ.
Keywords: DCP. Penetrometer. Degree of Compaction. Dry Density.


Lista de publicações:
Assessing the correlation suggested by the ASTM D6951 for estimating the California Bearing Ratio using the Dynamic Cone Penetrometer in tropical soils. Schlogel, C. V. Baldovino, J. J. A. Izzo, R. L. S. Unisanta Science and Technology Vol.8 Nº2 60-67p. ISSN 2317-131