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Mestrado - Fernando Cesar Cuzinsky

por dirppg-ct publicado 28/01/2019 10h18, última modificação 28/01/2019 10h18
Identificação de rotas estratégicas para o transporte de passageiros em Curitiba por meio de ACV e otimização matemática
Quando
15/02/2019
de 16h00 até 19h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Sede Ecoville: E-K108
Participantes
Profa. Cássia Maria Lie Ugaya, Dra. Orientadora - UTFPR
Banca examinadora:
Profa. Cássia Maria Lie Ugaya, Dra. Presidente - UTFPR
Prof. Marco Antonio Luersen, Dr. - UTFPR
Prof. Leandro Magatão, Dr. - UTFPR
Prof. Luciano Brito Rodrigues, Dr. - UESB
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Resumo: Na intenção de definir as prioridades das estratégias de mitigação das mudanças climáticas nas cidades, este trabalho propõe rotas estratégicas para transporte de passageiros para a cidade de Curitiba entre 2017 e 2035. Foi proposta uma estrutura integrada que combina cenários de backcasting, Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e otimização matemática. A rota quantitativa para transporte de passageiros foi modelado como uma Programação Linear Inteira Mista (PLIM). Os impactos ambientais analisados foram o Potencial de Aquecimento Global (GWP20 e GWP100) e o Potencial de Temperatura Global (GTP100). Verificou-se que, para ambas as rotas analisadas, o projeto do metrô não precisa ser implementado e os ônibus urbanos podem suprir a demanda de transporte. Se uma melhoria ocorrer no transporte público, aumentando sua participação no transporte de passageiros, o GWP100 pode ser 28% menor em 2035, em comparação com o cenário base. Esta pesquisa produz um modelo para estimar os impactos das cidades e desenvolver rotas quantitativas para reduzir as mudanças climáticas no transporte de passageiros. Além disso, os presentes resultados proveem dois roteiros para o transporte público e individual, para Curitiba.
Palavras-chave: Avaliação do Ciclo de Vida; Programação Linear Inteira Mista; Planejamento urbano; Rotas estratégicas.


Identifying the roadmap for passenger transportation in Curitiba by means of LCA and mathematical optimization

Abstract: In order to set the priorities of strategies for climate change mitigation in cities, this work proposes roadmaps for passenger transportation for the city of Curitiba between 2017 and 2035. We suggested an integrated approach that combines backcasting scenarios, Life Cycle Assessment (LCA) and mathematical optimization to prioritize the activities and develop the roadmaps. The quantitative roadmap for passenger transportation was modeled as a mixed-integer linear programming (MILP). Global Warming Potential and Global Temperature Potential impacts were analyzed. It was found that for both roadmaps, the subway project does not need to be implemented, and urban buses can supply the transportation demand. Whether an improvement would occur in public transportation, increasing its participation in passenger transportation, the Global Warming Potential for 100 years can be 28% lower in 2035 compared to the baseline scenario. This research yields a model to estimate the cities’ impacts and to develop quantitative roadmaps to reduce the climate change for passenger transportation. In addition, the present findings provide two roadmaps for public and individual transportation for Curitiba.
Keywords: Life Cycle Assessment; Mixed-Integer Linear Programming; Urban Planning; Roadmap.


Lista de publicações:
CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE GESTÃO DO CICLO DE VIDA, 4. 2017, Brasilia. Anais[...]. Brasilia. 2017.