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Doutorado - Josmael Roberto Kampa

por dirppg-ct publicado 13/02/2019 15h38, última modificação 13/02/2019 15h53
Modelo e suporte para a identificação intuitiva e/ou sistemática de oportunidades potenciais de desenvolvimento de novos artefatos e produtos
Quando
22/02/2019
de 14h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Ecoville: EN-100
Pessoa de contato
Prof. Paulo André de Camargo Beltrão
Participantes
Prof. Paulo André de Camargo Beltrão, Ph.D. Orientador - UTFPR
Prof. Carlos Cziulik, Ph.D. Co-orientador- UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Paulo André de Camargo Beltrão, Ph.D. Presidente - UTFPR
Profa. Maria Lúcia Leite Ribeiro Okimoto, Dra. - UFPR
Profa. Sieglinde Kindl da Cunha, Dra. - UP
Prof. Alexandre Vieira Pelegrini, Ph.D. - UTFPR
Prof. Milton Borsato, Dr. - UTFPR
Examinador Suplente:
Prof. Carlos Cziulik, Ph.D. - UTFPR
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Resumo: Como um meio de obter sucesso em seus investimentos, a inovação é tanto um pré-requisito quanto um desafio para os empreendedores deste tempo. Inovar envolve gerar ofertas que tornam as preexistentes obsoletas, o que implica na criação ou reconhecimento de novas formas de diferenciação, na Identificação de Oportunidades (IO). Estas podem advir, entre outras, a partir de novas soluções ou por novos problemas a serem solucionados, sendo este um caminho menos explorado no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP). Há estudos voltados à sistematizar a IO neste sentido, mas apresentam comportamento discreto frente à abordagem intuitiva lastreada no talento individual, um recurso não unânime. Sendo a inovação sensível ao tempo, há espaço para estímulos artificiais. Deste modo, tem-se como oportunidade e questão geral de pesquisa: O que e como se deve fazer a IO (enquanto problemas) para melhor influenciar o sucesso do PDP? Tem-se como objetivo: desenvolver um modelo e suporte que estimule a identificação intuitiva e/ou sistemática de oportunidades potenciais de desenvolvimento de novos artefatos e produtos enquanto problemas. Neste estudo de caráter prescritivo e de ciência do artificial foi adotada a estrutura metodológica Design Research Methodology (DRM), filosoficamente alinhada ao pragmatismo. O modelo desenvolvido é suportado por exposições textuais, esquemas, diretrizes e ferramentas integradas em um manual para autoaprendizagem. São providas distintas representações para fácil memorização e emprego próximo ao hábito contínuo. Amplia-se e simplifica-se a abordagem da qual deriva. O suporte apresenta completude e consistência interna e mostra-se aplicável nos casos demonstrados. Permite explicitar problemas para a frente de inovação (FEI) e PDP.

Palavras-chave: Identificação de oportunidades, processo de desenvolvimento de produtos, front end of innovation.

 

Model and support for intuitive and/or systematic identification of potential new product development opportunities.

Abstract: As a means to succeed in their investments, innovation is both a prerequisite and a challenge for entrepreneurs of this time. Innovating involves generating offers that make the preexisting ones obsolete, which implies in the creation or recognition of new forms of differentiation, the Opportunities Identification (OI). These may be due, among other, to new solutions or new problems to be solved, which is a less explored path in the New Product Development process (NPD). There are studies aimed at systematizing OI, but present a discreet behavior in front of intuitive approaches which relies on individual talent, a non-unanimous resource. Being the innovation time sensitive, there is room for artificial stimuli to intuition. In this way, the investigation opportunity is identified and a general research question can be formulated: what and how should the OI be done to improve the success of the NPD? To answer this research has as objective: to develop a model and its support that stimulates the intuitive and/or systematic identification of potential opportunities of new products development as problems. In this prescriptive and artificial science study was adopted the methodological structure Design Research Methodology (DRM), philosophically aligned with pragmatism. The developed model is supported by textual expositions, schemas, guidelines and tools integrated in a manual for self-learning. Different representations are provided for the easy memorization and close employment as a continuous habit. This simplifies the author's previous systematic approach and broadens it with intuitive search. The current support presents completeness and internal consistency and shown applicable in the demonstrated cases. It leads to problems that can feed the Front End of Innovation (FEI) and NPD.

Keywords: Opportunities identification, new product development process, front end of innovation.

Lista de publicações:

KAMPA, J. R.; CZIULIK, C.. Discussion on Generic Innovation Models and New Product Opportunity Identification. In: 2016 ISPE International Conference on Transdisciplinary Engineering-TE2016, 2016, Curitiba. Proceedings of the 2016 ISPE International Conference on Transdisciplinary Engineering. Amsterdam: IOS Press, 2016. v. 1. p. 67-76.