Você está aqui: Página Inicial > Sobre
conteúdo

O Programa

por tassia publicado 19/09/2019 16h41, última modificação 19/07/2021 16h43

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais do câmpus Curitiba da UTFPR (PPGEM-CT) tem por objetivos:

I. Capacitar profissionais para a aplicação de conhecimentos na execução de atividades de pesquisa cientifica e de desenvolvimento visando a solução de problemas ou a proposição de inovações tecnologias para atender demandas da sociedade e do mercado de trabalho;

II. Definir, propor, coordenar e executar projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico nas suas linhas de atuação, visando atender demandas específicas para o desenvolvimento internacional, nacional, regional e/ou local.

 

Missão

O PPGEM-CT tem por missão formar recursos humanos de alta qualidade capazes de aplicar e produzir conhecimentos científicos e tecnológicos nas áreas de atuação do Programa.

 

Visão

Ser programa de pós-graduação reconhecido nacional e internacionalmente por meio da produção científica e tecnológica dos seus grupos de pesquisa e da formação diferenciada de mestres e de doutores. 

 

Breve Histórico

O PPGEM-CT teve seu curso de mestrado homologado pela CAPES em 2000, iniciando as atividades nesse mesmo ano. Em 2002 ocorreu a primeira defesa e titulação de mestrado. O Programa está inserido na Área das Engenharias III da CAPES e consolidou-se com conceito 4 após o triênio 2007-2009, mantendo esse conceito desde então.

Em 2010 foi elaborada a proposta para a criação do curso de doutorado, homologado pela CAPES no ano de 2012, sendo as atividades iniciadas em setembro de 2012. Na proposta para o doutorado previu-se que 13 professores estariam habilitados para a orientação de doutorado. No entanto, outros professores se credenciaram no Programa, melhorando a relação docente por área de concentração, visto que inicialmente algumas áreas tinham número reduzido de professores. Atualmente o corpo docente é formado por 24 professores permanentes e um professor visitante.

Em agosto de 2015 ocorreu a primeira defesa e titulação de doutorado. Desde então, até o final de 2020, foram 31 titulações de doutorado e, desde o início de seu funcionamento em 2000, 409 titulações de mestrado. Neste ano de 2021, até junho, ocorreram 10 defesas de mestrado e 5 de doutorado.

De 2000 até 2016 o PPGEM-CT (coordenação, salas de aula e laboratórios) funcionou na sede Centro do Câmpus Curitiba da UTFPR. Em 2016 o PPGEM-CT, juntamente com o Departamento Acadêmico de Mecânica (DAMEC-CT), mudou-se para a Sede Ecoville. Nesta sede o PPGEM-CT e o DAMEC-CT têm à sua disposição uma área total aproximada de 14.000 m2, distribuída em quatros prédios (blocos K, L, M e N). Essa mudança ampliou e melhorou consideravelmente a infraestrutura didática e de pesquisa disponível.

 

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área: Engenharia de Manufatura

 

Área: Engenharia de Materiais

 

Área: Engenharia Térmica

 

Área: Mecânica dos Sólidos

 

 

Exigências curriculares dos cursos de Mestrado e de Doutorado do PPGEM-CT (resumo)

Cada área de concentração oferta suas disciplinas específicas.Além dessas, existem três disciplinas consideradas de núcleo comum: Métodos Estatísticos, Métodos Matemáticos e Metodologia da Pesquisa Científica.

 * ATENÇÃO NOVO REGULAMENTO DO PROGRAMA  PUBLICADO - Versão 6: julho de 2018:

 http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct/documentos

Alunos matriculados antes do início da vigência do novo regulamento (julho 2018) deverão definir em conjunto com o orientador qual regulamento cumprirá INTEGRALMENTE. Definição deverá ser formalizada no momento da solicitação da defesa no programa.

 


Cursos 

 

Requisitos Mínimos para a obtenção do título de Mestre ou Doutor no PPGEM-CT 

DESCRIÇÃO REGULAMENTO VERSÃO 2018: Versão 6: julho de 2018

http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct/documentos

Resumo das exigênciasMestradoDoutorado
Total de créditos exigidos 24 48
Mínimo de créditos* em disciplinas (excluindo estudo dirigido e projeto de dissertação/tese) 15 31**
Limite máximo de créditos em disciplinas de estudo dirigido  2  4
Limite máximo de créditos em atividades complementares   4  7
Créditos em Projeto de Dissertação/Projeto de Tese (qualificação)   3  6
Artigo  (aceito) (em congresso ou periódico) sim -
Artigo publicado em periódico (Qualis no mínimo B2 ou classificado no JCR) - sim
Obrigatoriedade do Estágio de Docência não sim***
Obrigatoriedade de proficiência em inglês (e português, para estrangeiros) sim sim
Defesa pública e aprovação da dissertação ou tese sim sim
Tempo de residência mínima no curso 12 meses 24 meses
Tempo de residência máxima no curso 24 meses 48 meses
Prorrogação máxima   6 meses 12 meses

* Cada crédito em disciplina corresponde a 15 horas-aula.

** O aluno de doutorado poderá obter validação de disciplinas feitas no curso de mestrado, obtendo no máximo vinte e quatro (24) créditos.

*** Obrigatoriamente dois (2) créditos em Estágio de Docência, cumpridos em dois semestres, em curso de graduação.