Você está aqui: Página Inicial > Sobre > Mecânica dos Sólidos Computacional
conteúdo

Mecânica dos Sólidos Computacional

por ksue publicado 10/07/2018 12h18, última modificação 10/07/2018 12h18

ABORDAGEM TERMODINÂMICA EM MEIOS CONTÍNUOS PSEUDOPLÁSTICOS TIXOTRÓPICOS

Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo estudar, utilizar e desenvolver modelos matemáticos e técnicas numérico-computacionais para abordagem do comportamento de meios contínuos pseudoplásticos tixotrópicos sob a ótica dos princípios termodinâmicos. Salienta-se que a análise de tais modelos envolvem relações constitutivas que são oriundas do comportamento reológico destas substâncias, as quais possuem diversas aplicações tecnológicas em setores da indústria petrolífera e aeroespacial, por exemplo.

nomecategoriainício do vínculofim do vínculo
HILBETH PARENTE AZIKRI DE DEUS (Responsável pelo Projeto) Docente Orientador - -
CEZAR OTAVIANO RIBEIRO NEGRAO Docente Orientador - -
ADMILSON TEIXEIRA FRANCO Docente Orientador - -

 

ANÁLISE E OTIMIZAÇÃO ESTRUTURAL DE MATERIAIS COMPOSTOS LAMINADOS

Descrição: Essa linha de pesquisa se caracteriza pelo desenvolvimento e utilização de técnicas de simulação computacional e de otimização aplicadas a componentes estruturais fabricados em materiais compostos laminados. Os principais temas de interesse dessa linha são: (1) análise de tensões e deformações através do Método dos Elementos Finitos, (2) modelagem dos fenômenos de fratura e fadiga e (3) técnicas de otimização não-linear e algoritmos evolucionários aplicados a problemas estruturais.

 
nomecategoriainício do vínculofim do vínculo
ADRIANO GONCALVES DOS PASSOS Discente 02/06/2014 -
ANA PAULA CARVALHO DA SILVA FERREIRA Participante Externo 01/01/2012 -
MARCO ANTONIO LUERSEN (Responsável pelo Projeto) Docente Orientador 01/01/2012 -
RUBEM MATIMOTO KOIDE Discente 01/01/2012 -

 

ANÁLISE TEÓRICA E NUMÉRICA DO FENÔMENO DE PROPAGAÇÃO DE TRINCAS, VIA MODELOS DO TIPO PARIS-ERDOGAN

Descrição: Este projeto de pesquisa propõe estudar o comportamento das soluções numéricas aproximadas para modelos de propagação de trincas do tipo Paris-Erdogan através do estabelecimento de procedimentos formais, para obtenção cotas para a evolução de trincas; desenvolvimento e aplicação de metodologias para quantificação da incerteza, para o fenômeno de propagação de trincas. Este projeto de pesquisa se desenvolverá nos níveis de iniciação científica, mestrado e doutorado no curso de Pós Graduação em Engenharia Mecânica e dos Materiais, do Departamento Acadêmica de Mecânica da UTFPR. 

nomecategoriainício do vínculofim do vínculo
CLAUDIO ROBERTO AVILA DA SILVA JUNIOR (Responsável pelo Projeto) Docente Orientador 25/08/2014 -
LUCAS GIMENIS DE MOURA Discente 01/08/2013 -
RODRIGO VILLACA SANTOS Discente 09/12/2013 -

 

APLICAÇÃO DO MÉTODO DE GALERKIN E DOS POLINÔMIOS DE CAOS PARA ANÁLISE DE INCERTEZA EM SISTEMAS ESTRUTURAIS

Descrição: Esse projeto de pesquisa se caracteriza pelo desenvolvimento e utilização de modelos matemáticos e numéricos aplicados a sistemas estruturais que apresentam incerteza nas propriedades mecânicas. Os temas de interesse são: (1) Aplicações do Métodos de Galerkin e dos Polinômios de Caos a problemas de estruturas com incerteza nas propriedades mecânicas; (2) modelagem da incerteza através dos polinômios de caos; (3) estudo de existência e unicidade de solucoes para equações diferenciais com coeficientes estocásticos, utilizadas na modelagem de sistemas estruturais.

nomecategoriainício do vínculofim do vínculo
CLAUDIO ROBERTO AVILA DA SILVA JUNIOR (Responsável pelo Projeto) Docente Orientador 01/01/2012 -
FRANCISCO LUIZ CAMPOS HIDALGO Discente 01/09/2013 12/12/2014
HILBETH PARENTE AZIKRI DE DEUS Docente Orientador 01/01/2012 -
MARCELO BORGES DOS SANTOS Discente 01/01/2012 -
MILTON KIST Discente 01/03/2013 -
RODRIGO VILLACA SANTOS Discente 01/01/2012 -

 

ESTRUTURA NUMÉRICO-COMPUTACIONAL PARA ABORDAGEM DE PROBLEMAS EM TERMODINÂMICA DOS MEIOS CONTÍNUOS E MECÂNICA ESTATÍSTICA

Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo o estudo e o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas teóricas (modelos) e numérico-computacionais para análise de processos termodinamicamente irreversíveis (deformações plástica, viscoplástica, contato unilateral, dano e análise cinética de fases) sob a ótica dos princípios da termodinâmica racional e/ou da mecânica estatística/processos estocásticos. Salienta-se que há diversas aplicações tecnológicas de interesse nas quais este tipo de abordagem é extremamente útil, a deterioração do comportamento mecânico-estrutural de sólidos devido ao contato com materiais/substâncias termicamente e/ou quimicamente reativas com o mesmo, e a análise de problemas envolvendo interação fluido-estrutura, dentre outras.

nomecategoriainício do vínculofim do vínculo
CLAUDIO ROBERTO AVILA DA SILVA JUNIOR Docente Orientador 01/01/2012 -
HILBETH PARENTE AZIKRI DE DEUS (Responsável pelo Projeto) Docente Orientador 01/01/2012 -
IVAN MOURA BELO Participante Externo 01/01/2012 -

 

Ações