Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Projetos de Pesquisa do PPGEP > Projetos de Pesquisa
conteúdo

Projetos de Pesquisa

por admin publicado 24/04/2018 15h52, última modificação 10/11/2020 16h38
Doutorado

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: GESTÃO INDUSTRIAL.

 

 

APOIO À DECISÃO EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

Este projeto de pesquisa tem como objetivos estudar os processos e organizações e propor modelos, técnicas e ferramentas regionalmente adequados para a manutenção dos processos produtivos e automatizados. Sua formação é multidisciplinar tendo como base às Ciências de Engenharia sendo complementada pelas áreas de Economia, Gestão, Informática e Educação Tecnológica. O grupo tem desenvolvido atividades de ensino em nível de graduação e pós-graduação com oferta de disciplinas (Instrumentação, Controle de Processos, Técnicas de Manutenção, Gestão de Manutenção, Ergonomia, Gestão da Informação entre outras), aprimoramento de grades curriculares (Engenharias e Tecnologias). Com relação à pesquisa tem tratado de temas como Automação Industrial regional/local, Arranjos Produtivos locais, modelos, métodos e ferramentas de Gestão de Manutenção e Automação no ambiente industrial, Transferência de Tecnologia e Planejamento e Controle da Manutenção. Na extensão tem qualificado profissionais em Estratégias de Controle de Processos, Monitoramento de Processos Industriais, Sistemas de Supervisão e Sistemas de Manutenção, de empresas e de instituições públicas.

Grupo de pesquisa associado: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8907045869399681

Professores(as) associados: Prof. Dr. Flavio TrojanProf. Dr. Antonio Vanderley Herrero Sola.

  

BIOPRODUÇÃO

O objetivo é desenvolver pesquisas e soluções verdes que promovam a bioeconomia e o desenvolvimento sustentável. As principais temáticas trabalhadas incluem: bioeconomia, economia circular, avaliação de ciclo de vida, ecodesign, rotulagens ambientais, tecnologias e inovações verdes, modelos de negócios sustentáveis, avaliações econômicas e financeiras, bioenergias, mapeamento e análise de fluxos de materiais e energia, instrumentos de gestão e políticas para sustentabilidade. Este projeto está vinculado ao Laboratório de Estudos em Sistemas Produtivos Sustentáveis (LESP). 

Grupo de pesquisa associado: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7680955381577070

Professores(as) associados: Prof. Dr. Antonio Carlos de FranciscoProf. Dr. Cassiano Moro Piekarski.

  

CRIAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS, SEUS PROCESSOS E SUAS PATENTES

Com foco no setor industrial, são desenvolvidas pesquisas para as áreas de alimentos, novos materiais e química. As atividades na área de alimentos estão relacionadas ao desenvolvimento de filmes e embalagens para aplicação na indústria alimentícia e processos de secagens dos produtos comestíveis. As atividades relacionadas às áreas dos novos materiais e da química estão relacionadas às investigações s dos fenômenos e das modificações estruturais dos compostos químicos através da interferência de tratamento térmico assistido por pressão, à preparação e caracterizar filmes finos e ultrafinos e à síntese, caracterização e aplicação dos nanomateriais. Também obtém espumas de vidro a partir de rejeitos visando o desenvolvimento de novos produtos de mercado.

Grupo de pesquisa associado: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9657109560114525

Professores(as) associados: Prof. Dr. Sergio Mazurek Tebcherani

 

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROCESSOS DE MANUFATURA

De forma geral, investiga-se o desenvolvimento de produtos e seus processos de manufatura para a obtenção de novos produtos e/ou melhorias de produtos e processos além do desenvolvimento de novas tecnologias. Atualmente, o referido grupo tem desenvolvido trabalhos nos seguintes temas: no desenvolvimento de produtos e/ou processos para a produção de energia de biomassa renovável visando a sustentabilidade; no desenvolvimento de produtos para a melhoria da mobilidade de pessoas com limitações de movimentos ou com perda de movimentos. 

Grupo de pesquisa associado: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8488350927193720

Professores(as) associados: Prof. Dr. Aldo Braghini Jr.

  

DINÂMICA E CONTROLE DE SISTEMAS DINÂMICOS LINEARES E NÃO LINEARES

Este projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento científico e tecnológico por meio da análise dinâmica de sistemas lineares e não lineares e do projeto de controle para aplicações em sistemas elétricos, mecânicos, eletrônicos, mecatrônicos, biológicos, químicos, econômicos, assim como o projeto de controle para sistemas de conversão e geração de energia a partir de fontes renováveis (tais como: eólica, fotovoltaica, matérias piezelétricos, biomassa, gás natural, entre outros). 

Grupo de pesquisa associado: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6369772393849550

Professores(as) associados: Prof. Dr. Angelo Marcelo TussetProf. Dr.  José Manoel Balthazar.

 

ENGENHARIA ORGANIZACIONAL E REDE DE EMPRESAS

Muito embora micro e pequenas empresas respondam significativamente pelo desenvolvimento regional de onde estão inseridas, essas apresentam grandes dificuldades em desenvolver sua competitividade em um mercado global. Uma das possibilidades de incrementar tal aspecto é a atuação em rede, onde a sinergia provocada pelas relações dessas empresas provoca um aumento significativo em sua capacidade competitiva. Desta forma, a proposta deste projeto de pesquisa está em analisar, avaliar, comparar e propor metodologias de gestão em redes de empresas, assim como estudar os problemas mais recorrentes dessas configurações, buscando soluções adequadas, e adaptações de ferramentas de gestão para essa estrutura em rede. Busca-se, desta forma, aumentar o valor agregado dessas empresas, sua competitividade e melhor inserção no mercado. O grupo de pesquisa atua em torno dos temas voltados a redes de empresas tais como: Gestão Estratégica e Organizacional, Desempenho Organizacional, Gestão da Inovação, Responsabilidade Social e Gestão da Qualidade. Além disso, tem como área de atuação o tema Indústria 4.0, considerando suas tecnologias, inovação, gestão, estrutura e estratégias. 

Grupo de pesquisa associado: http://www.dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8799449113244131 

Professores(as) associados: Prof. Dr. Luis Mauricio Martins de ResendeProf. Drª Joseane Pontes.

  

ERGONOMIA EM PROCESSOS PRODUTIVOS

Possui como objetivos estudar a área de ergonomia e segurança e saúde no trabalho; os processos de interação entre o homem e seu ambiente de trabalho, estudando para tal, a influência dos fatores físicos, psíquicos, ambientais e cognitivos que se estabelecem desta relação. O grupo propõe a estudar novas formas de processos de produção e metodologias de avaliação que procurem preservar a integridade dos trabalhadores, bem como analisar e desenvolver máquinas, equipamentos e ferramentas com uma nova proposta ergonômica, de caráter antropocêntrico. Sua formação é multidisciplinar tendo como base as ciências de engenharia sendo complementada pelas áreas de segurança e saúde no trabalho, gestão, sociologia, educação física e educação tecnológica. O grupo tem desenvolvido atividades de ensino em nível de graduação e pós-graduação com oferta de disciplinas (Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho no Sistema Produtivo; Ergonomia em processos produtivos, Conforto Ambiental entre outras), aprimoramento de grades curriculares (engenharias e tecnologias). Com relação à pesquisa tem tratado de temas como desenvolvimento de metodologias apropriadas para o entendimento da relação entre o homem e seu ambiente de trabalho, bem como ferramentas de avaliação de ambientes com relação ao conforto ambiental, sendo também a eficiência energética em ambientes de trabalho e segurança e saúde no trabalho um de seus temas pesquisados. 

Grupo de pesquisa associado: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9269859009036954

Professores(as) associados: Prof. Dr. Antonio Augusto de Paula XavierProf. Dr. Ariel Orlei Michaloski.

  

GESTÃO DA INOVAÇÃO AGROINDUSTRIAL

O objetivo deste grupo de pesquisa é estudar as diferentes linhas de inovação do setor agroindustrial, assim como as deficiências existentes, a fim de propor modelos, técnicas e ferramentas para a gestão da produção na cadeia agroindustrial. O grupo destaca-se pela visão sistêmica do desenvolvimento rural, buscando as alternativas para a manutenção da sustentabilidade na produção. Nas pesquisas desenvolvidas pelo grupo há o destaque da Biotecnologia como ferramenta para vários projetos em temas desde o ambiente industrial até a funcionalidades de paisagens e serviços ambientais. O grupo desenvolve trabalhos de extensão envolvendo a academia e setor produtivo em vários trabalhos de desenvolvimento tecnológico aplicados à demanda regional. 

Grupo de pesquisa associado: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1827906144793340

Professores(as) associados: Profª. Drª Juliana Vitoria Messias BittencourtProfª. Drª. Maria Helene Giovanetti Canteri

 

GESTÃO DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

Tem por objetivo pesquisar: 1. Transferência de tecnologia, seus processos, agentes, recursos, mecanismos e barreiras; 2. Lei de inovação tecnológica, políticas e estratégias de inovação, propriedade intelectual e industrial; 3. Smart Cities: estruturas, inovação, tecnologias e políticas; 4. Antropotecnologia: impactos da tecnologia nos ambientes produtivos. 

Grupo de pesquisa associado: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5273090736282220

Professores(as) associados: Prof. Dr. João Luiz KovaleskiProfª. Drª. Regina Negri Pagani.

 

ORGANIZAÇÕES E SOCIEDADE

Visa fomentar a construção de conhecimentos relacionados ao bem-estar humano e aspectos produtivos, sob a perspectiva conceitual de Etzioni e Scott (1964, p. 3) em que “organizações são entidades sociais (ou agrupamentos humanos) deliberadamente criados e recriados para atingir metas especificas”. Essas organizações recebem influências externas, assim como influenciam a sociedade que as cercam. A influência organizacional estende-se aos níveis sociais e ambientais, com a geração de empregos, riquezas, e desenvolvimento social e industrial de uma nação. Neste contexto, Hall e Richard, (2009, p. 16) enfatizam que “as organizações são participantes ativas na sociedade”, ou seja, é também por meio do ambiente organizacional (independentemente do tamanho) que transformações na sociedade são geradas, impactando nos hábitos das pessoas. Por fim, o impacto que as organizações causam ou pretendem causar na sociedade, é objeto de estudo do grupo de pesquisa “Organizações e Sociedade”, tendo concentração na análise das seguintes temáticas: 1. Gestão de Recursos Humanos para o Ambiente Produtivo (GRHAP); 2. Qualidade de Vida (QV) e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT); 3. Industrialização e Desenvolvimento social (IDs); 4. Ensino e Avaliação de Políticas Públicas na Educação (EAppe).

Grupo de pesquisa associado: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3427700881811347

Professores(as) associados:  Prof. Dr. Luiz Alberto PilattiProfª. Drª. Claudia Tania Picinin.

 

OTIMIZAÇÃO E TOMADA DE DECISÃO

O Grupo de Otimização e Tomada de Decisão tem por objetivos aplicar métodos matemáticos determinísticos e estocásticos na modelagem e solução de problemas em sistemas de produção e serviço, projetos e logística e desenvolver modelos e ferramentas para tomada de decisão.

Grupo de pesquisa associado: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/513339

Professores(as) associados: Prof. Dr. João Carlos ColmeneroProf. Dr. Antonio Vanderley Herrero Sola.

 

SISTEMAS PRODUTIVOS SUSTENTÁVEIS

Promover pesquisas e soluções sustentáveis para sistemas produtivos, por meio da integração entre alunos, professores, pesquisadores e egressos de forma ética e produtiva, visando o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. As principais temáticas abordadas incluem: Pensamento de Ciclo de Vida, avaliação de ciclo de vida (ambiental, social, econômica), relatórios de sustentabilidade, qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho, responsabilidade social, suporte a decisão sustentável, data mining para sustentabilidade, energias renováveis, economia circular, sistemas de gestão para sustentabilidade, e eco inovação. Este projeto está vinculado ao Laboratório de Estudos em Sistemas Produtivos Sustentáveis (LESP).

Grupo de pesquisa associado: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5650221963874932

Professores(as) associados: Prof. Dr. Antonio Carlos de FranciscoProf. Dr. Cassiano Moro PiekarskiProfª. Drª Giane Gonçalves Lenzi.