Você está aqui: Página Inicial > Defesas > Mestrado - Samara Garratini
conteúdo

Mestrado - Samara Garratini

por dirppg-ct publicado 27/11/2020 10h35, última modificação 27/11/2020 10h35
Olimpíada Brasileira de astronomia e astronáutica para o ensino de ciências no município de Curitiba
Quando
11/02/2021
de 15h00 até 18h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Via videoconferência
Pessoa de contato
Prof. Marcos Antonio Florczak, Dr. - UTFPR
Participantes
Orientador(a): Prof. Marcos Antonio Florczak, Dr. - UTFPR
Banca examinadora:
Presidente: Prof. Marcos Antonio Florczak, Dr. - UTFPR
Prof. Arandi Ginane Bezerra Junior, Dr. - UTFPR
Prof. Germano Bruno Afonso, Dr. - UNINTER
Adicionar evento ao calendário
iCal

Resumo: Este trabalho busca investigar se a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos temas de Astronomia e Astronáutica propostos na grade curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Curitiba, levando em consideração a opinião das professoras que atuam com esta ferramenta no dia a dia escolar. Aplicamos um questionário às professoras do município, que contém vinte e cinco perguntas sendo que dez destas são questões discursivas. O questionário foi aplicado a 39 professoras do munícipio, abrangendo 26 escolas diferentes. Utilizamos a metodologia de análise de dados de Bardin e com isso percebemos com base nas respostas fornecidas pelas professoras que as questões da OBA abordam os conteúdos exigidos pelo município, contribuindo como uma ferramenta didático pedagógica, de maneira lúdica para o ensino e aprendizagem de Astronomia e Astronáutica nos anos iniciais.
Palavras-chave: Olimpíada Brasileira Astronomia e Astronáutica; Ensino de Astronomia; Ensino Fundamental; Prefeitura Municipal de Curitiba.

Brazilian astronomy and astronautics Olympiad for science teaching in the city of Curitiba.
Abstract: This research work investigated whether the OBA (Brazilian Olympics of Astronomy and Astronautics) can contribute to the teaching and learning process of curricular themes proposed for years of elementary school studies at the Curitiba City Hall, considering the opinion of the teachers who work with this tool in everyday school life. We applied a questionnaire to teachers in the municipality, which contains twenty-five questions, ten of which are discursive questions. The questionnaire was applied to 39 teachers in the municipality, covering 26 different schools. It uses a Bardin data analysis methodology, and with that it is perceived based on the answers given by the teachers, how the OBA questions address the content required by the municipality, contributing as a didactic pedagogical tool, in a playful way for teaching and teaching. learning astronomy and astronautics in recent years.
Keywords: Brazilian Olympics Astronomy and Astronautics; Astronomy teaching; Elementary School; Curitiba City Hall.


Lista de publicações:
SILVA, S. V; GARRATINI, S. Estratégias de ensino e aprendizagem das dimensões dos astros: XIV Congresso Nacional de Educação –
EDUCERE, 2020.

Obs: Esta defesa será realizada exclusivamente através de videoconferência, caso tenha interesse em acompanhar, entre em contato com o orientador com pelo menos 24 horas de antecedência da data de realização.