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Mestrado - Samara Garratini

por dirppg-ct publicado 09/12/2020 09h54, última modificação 09/12/2020 09h54
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica para o ensino de Ciências no Município de Curitiba
Quando
11/02/2021
de 15h00 até 18h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Via videoconferência
Pessoa de contato
Prof. Marcos Antonio Florczak, Dr. - UTFPR
Participantes
Orientador(a): Prof. Marcos Antonio Florczak, Dr. - UTFPR
Banca examinadora:
Presidente: Prof. Marcos Antonio Florczak, Dr. - UTFPR
Prof. Arandi Ginane Bezerra Junior, Dr. - UTFPR
Prof. Germano Bruno Afonso, Dr. - UNINTER
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Resumo: Este trabalho busca investigar se a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos temas de Astronomia e Astronáutica propostos na grade curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Curitiba, levando em consideração a opinião das professoras que atuam com esta ferramenta no dia a dia escolar. A metodologia utilizada para essa investigação foi aplicação de um questionário às professoras do município, que contém vinte e cinco perguntas sendo que dez destas são questões discursivas, foi aplicado a 39 professoras do munícipio, abrangendo 26 escolas diferentes que estão cadastradas no site da olimpíada no ano de 2018. Esta pesquisa tem um enfoque metodológico qualitativo. Os resultados encontrados se deram através da análise de dados da Bardin para analisar os documentos oficiais da prefeitura, que determinam o currículo de astronomia a ser trabalhado nos anos iniciais, bem como a interpretação das respostas fornecidas pelas professoras. Com base nesta pesquisa podemos concluir que Curitiba é uma das cidades com maior participação na OBA em âmbito nacional e estadual, que está cadastrada desde 2008 e vem demonstrando um aumento gradativo na participação. As professoras que participaram desta pesquisa consideram que as questões desta olimpíada abordam os conteúdos exigidos pelo município e contribuem de maneira lúdica para o ensino e aprendizagem de Astronomia e Astronáutica nos anos iniciais como uma ferramenta didática pedagógica.
Palavras-chave: Olimpíada Brasileira Astronomia e Astronáutica; Ensino de Astronomia; Ensino Fundamental; Prefeitura Municipal de Curitiba.

Brazilian Astronomy and Astronautics Olympiad for Science Teaching in the Municipality of Curitiba.
Abstract: This paper seeks to investigate whether the Brazilian Astronomy and Astronautics Olympiad (OBA) can contribute to the process of teaching and learning the topics of Astronomy and Astronautics proposed in the curricular series for the initial years of Elementary School in the Municipality of Curitiba, taking into account the opinion of the teachers who work with this tool on a daily basis at school. The methodology used for this investigation was the application of a questionnaire to teachers in the city, which contains twenty-five questions, ten of which were discursive questions, applied to 39 teachers in the municipality, covering 26 different schools that are registered on the Olympics website at year 2018. This research has a qualitative methodological focus. The results found were given through the analysis of Bardin data to analyze the official documents of the city hall, which determine the astronomy curriculum to be worked on in the initial years, as well as the interpretation of the answers provided by the teachers. Based on this research, we can conclude that Curitiba is one of the cities with the largest participation in OBA at national and state level, which has been registered since 2008 and has been showing a gradual increase in participation. The teachers who participated in this research consider that the issues of this Olympics address the content required by the municipality and contribute in a playful way to the teaching and learning of Astronomy and Astronautics in the early years as a didactic pedagogical tool.
Keywords: Brazilian Olympics Astronomy and Astronautics; Astronomy teaching; Elementary School; Curitiba City Hall.

Lista de publicações:
OLIVEIRA, V. S. S; GARRATINI, S. ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS DIMENSÕES DOS ASTROS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Obs: Esta defesa será realizada exclusivamente através de videoconferência, caso tenha interesse em acompanhar, entre em contato com o orientador com pelo menos 24 horas de antecedência da data de realização