Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Disciplinas
conteúdo

Disciplinas

por dbortolotti — publicado 03/05/2017 13h18, última modificação 05/10/2021 16h40
Obrigatórias e Optativas - códigos, créditos, carga horária e ementário.

 

Disciplinas Obrigatórias

Códigos

Disciplinas

Créditos

Professores

EFA1MA

Elementos Fundamentais em Agroecossistemas                           

3

Paulo Fernando Adami

EE1MA

Estatística Experimental

4

Dr. Lucas Da Silva Domingues

SE1MA

Seminários

2

Paulo Fernando Adami

 

Disciplinas Optativas

Códigos

Disciplinas

Créditos

Carga Horária

Professores

HIBAH1MA

Hidrologia Aplicada ao Manejo de Bacias Hidrográficas

4

60

Dr. André Pellegrini

IRP1MA

Indução de Resistência em Plantas a Patógenos e Insetos

3

45

Dr. Sérgio Miguel Mazaro

PISA1MA

Produção Integrada em Sistemas Agropecuários

4

60

Dr. Laércio Ricardo Sartor

FSA1MA

Fertilidade do Solo e Adubação em Agroecossitemas

4

60

Dr. Laércio Ricardo Sartor

PE1MA

Perpetuação de Espécies Vegetais Promissoras

3

45

Dr. Américo Wagner Júnior

CREDEP1MA

Crescimento e Desenvolvimento de Plantas

3

45

Dr. Américo Wagner Júnior

IAP1MA

Interações Alelopáticas entre Plantas em
Agroecossistemas

4

60

Dr. Pedro Valério Dutra de Moraes

PSFCTS1MA

Produção Sustentável de Fruteiras de Clima
Temperado e Subtropical

3

45

Dr. Gilmar Antônio Nava

EIPD2MA

Ecologia e Interferência de Plantas Daninhas

3

45

Dr. Pedro Valério Dutra de Moraes

CBIP2MA

Controle Biológico de Insetos Praga

4

60

Dra. Michele Potrich e Dr. Everton Ricardi Lozano da Silva

EAA1MA

Entomologia Aplicada aos Agroecossistemas

4

60

Dr. Everton R. Lozano da Silva e Dra. Michele Potrich

FPFN1MA

Fisiologia e Produção de Fruteiras Nativas

4

60

Dr. Américo Wagner Júnior

CMPMAC2MA

Cultivo e Manejo de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares em Agroecossistemas

3

45

Dra. Dalva Paulus

TS1MA

Tecnologia de Sementes

4

60

Dr. Jean Carlo Possenti

EAPF2MA

Ecologia Aplicada à Produção Florestal

4

60

Dr. Eleandro José Brun

CA2MA

Culturas Anuais em Sistemas Integrados de Produção

4

60

Dr. Paulo Fernando Adami

BA1MA

Biomonitoramento em Agroecossistemas

4

60

Dr. Elton Celton de Oliveira

 BRP1MA

 Biologia Reprodutiva de Plantas em Agroecossistemas

3

45

 Dra. Maciele Filippi

BIPP1MA

Biologia da Polinização de Plantas em Agroecossitemas

3

45

Dra. Maciele Filippi

EPL2MA

Ecofisiologia e Produção Sustentável de Leguminosas Anuais

3

45

Dr. Carlos Andre Bahry

FES1MA

Fauna Edáfica como Indicador Ecológico em Agroecossistemas

3

45

Dra. Dinéia Tessaro

FMP1MA

Fisiologia e Manuseio Pós-Colheita de Produtos Hortícolas

3

45

Dr. Gilmar Antônio Nava

INI1MA

Inglês Instrumental

3

45

Dra. Jucelaine Haas

MSA1MA

Manejo do Solo em Agroecossistemas

4

60

Dr. Paulo Cesar Conceição

RC2MA Redação Científica

2

        30

Dr. Paulo Cesar Conceição e Dr. Américo Wagner Junior

OEP2MA Origem e Evolução das Plantas Cultivadas

4

        60

Dr. Joel Donazzolo

IP2MA Insect-Plant Interactions

3

        45

 Dra. Jucelaine Haas

 

 EMENTÁRIO

Disciplinas Obrigatórias 

Códigos Disciplinas  CH Créditos Ementas
EFA1MA Elementos Fundamentais em Agroecossitemas 45 3 Bases Ecológicas dos Agroecossistemas. Componentes dos agroecossistemas: solo, clima, vegetais, animais e água. Relações ecológico-produtivas em agroecossistemas. Manejo da biodiversidade em agroecossistemas. As mudanças globais e a sustentabilidade dos sistemas de produção.
EE1MA Estatística Experimental 60 4 Planejamento e controle de qualidade de experimentos; Delineamentos experimentais básicos e complexos; Experimentos fatoriais; Estatística descritiva; Análise complementar de experimentos (testes de comparação múltipla de médias e análise de regressão); Análise multivariada; Interpretação e apresentação de resultados de análises estatísticas, com uso de programas computacionais; Análise crítica de artigos de experimentos em agroecossistemas.
SE1MA Seminários 30 2 Fundamentos da comunicação para apresentação de trabalhos científicos. Oratória. Técnicas e estratégias de comunicação oral. Apresentação e defesa de projeto de dissertação.

Disciplinas Optativas

Códigos Disciplinas  CH Créditos Ementas
AP1MA Agricultura de Precisão 45 3 A disciplina aborda os conceitos básicos e importância das ferramentas da agricultura de precisão, noções básicas e utilização de sistema de posicionamento global de navegação, amostragem de solo e planta georreferenciada e elaboração de grade e zonas de manejo, mapeamento de colheita, mapas temáticos e prescrições, manejo localizado, tráfego controlado de máquinas, veículos aéreos não tripulados, softwares para agricultura de precisão.
BIPP1MA Biologia da Polinização de Plantas em Agroecossistemas 45 3 Fenofases reprodutivas; Sistemas de reprodução e de polinização; Recursos e atração floral; Biodiversidade de plantas e sua relação com a polinização e a produção vegetal em agroecossistemas.
BA1MA Biomonitoramento em Agroecossistemas 60 4 Introdução ao monitoramento e biomonitoramento em agroecossistemas. Impactos naturais e antrópicos e suas implicações em agroecossistemas. Delineamentos amostrais e validação de experimentos. Principais organismos bioindicadores em ambientes aquáticos e terrestres. Biomarcadores e poluição crônica. Bioensaios e sua importância. Legislação relacionada.
CBIP2MA Controle Biológico de Insetos Praga 60 4 Bases ecológicas para o controle de insetos-praga. Métodos de controle. Tipos de Controle Biológico e importância na sustentabilidade do agroecossistema. Controle Biológico com entomófagos e entomopatógenos. Tecnologias para produção massal de agentes de controle biológico. Casos de sucesso no Controle Biológico. Seletividade e interação entre agentes de controle.
CREDEP1MA Crescimento e Desenvolvimento de Plantas 45 3 Introdução. A célula vegetal no Crescimento e Desenvolvimento. Crescimento e diferenciação da planta. Reguladores de Crescimento e seus metabolismos. Regulação hormonal de processos fisiológicos. Crescimento vegetativo e sua regulação. Fitocromo. Fotomorfogênese. Controle do Florescimento. Desenvolvimento reprodutivo e sua regulação.
CMPMAC2MA Cultivo e Manejo de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares em Agroecossistemas 45 3 Plantas medicinais, aromáticas e condimentares: Histórico, importância econômica e social, principais espécies cultivadas em agroecossistemas brasileiros, implantação, manejo, princípios ativos, colheita, processamento e comercialização.
CA2MA Culturas Anuais em Sistemas Integrados de Produção 60 4 Espécies alternativas na rotação de culturas e adubação verde; cultivo intercalado; uso de culturas anuais em sistemas agroflorestais; manejo integrado de pragas e doenças em culturas de interesse; Manejo fitotécnico e seus efeitos sobre a produtividade das culturas anuais e seus impactos sobre os agroecossistemas; Potencial energético/industrial, forrageiro e agronômico das culturas; Exigências edafoclimáticas; Exigência nutricional; Tecnologias relacionadas à implantação, ao manejo cultural, colheita e comercialização.
DRU1MA Desenvolvimento Rural: Trajetórias, Diversidade e Questões em Debate 45 3 Noções de desenvolvimento e a emergência de perspectivas de desenvolvimento rural e de desenvolvimento rural sustentável. Diversidade de atores sociais rurais e as complexas interrelações entre rural e urbano na sociedade contemporânea. Diversidade das categoriais sociais rurais no Brasil e em contextos internacionais: mudanças e caraterísticas demográficas, econômicas, produtivas, sociais e culturais das unidades agrícolas de diferentes agroecossitemas. A agricultura familiar, o agronegócios, os sistema/regimes agroalimentares e o desenvolvimento rural: aportes teóricos e abordagens analíticas. O Estado e as políticas públicas que afetam a agricultura e o desenvolvimento rural. Perspectivas analíticas para estudo dos mercados rurais. Ruralidades, pluriatividade e territorialidade. Formas de organização e ação coletiva dos agricultores no meio rural.
EPL2MA Ecofisiologia e Produção Sustentável de Leguminosas Anuais 45 3 Ecofisiologia da soja; Ecofisiologia do feijão; Interação das leguminosas anuais produtoras de grãos com o ambiente de produção; Sistema de rotação de leguminosas; Sistemas alternativos para produção de leguminosas; Leguminosas alternativas promissoras em Agroecossistemas.
EAPF2MA Ecologia Aplicada à Produção Florestal 60 4 Os fatores ambientais e a produção das florestas. Os ciclos biogeoquímicos em ecossistemas florestais. Nutrição de florestas plantadas. Biodiversidade e dinâmica de sistemas florestais. Monitoramento ambiental de sistemas florestais. Sequestro de carbono em sistemas florestais. Critérios e indicadores de sustentabilidade em sistemas florestais.
EIPD2MA Ecologia e Interferência de Plantas Daninhas 45 3 Abordagem agroecossistêmica em ecologia de plantas daninhas, genética e evolução de plantas daninhas, demografia e dinâmica populacional de plantas daninhas, processos evolutivos na regulação da densidade populacional; interferência de plantas daninhas em culturas, manejo de plantas daninhas em agroecossistemas.
EAA1MA Entomologia Aplicada aos Agroecossistemas 60 4 Morfofisiologia de Insecta. Ordens e famílias de importância econômica. Entomologia aplicada à produção agrícola, produção florestal e produção animal. Métodos de controle de insetos-praga.
FES1MA Fauna Edáfica como Indicador Ecológico em Agroecossistemas 45 3 Conceitos básicos sobre fauna edáfica. Aspectos taxonômicos, biológicos e ecológicos dos grupos da fauna do solo. Metodologias de coleta da fauna do solo. Índices ecológicos como ferramenta para avaliar a estrutura da comunidade da fauna do solo. Impactos do ambiente na fauna do solo. Índices ecológicos e de qualidade do solo como ferramenta para avaliar a estrutura da comunidade da fauna do solo e na predição da conservação ambiental.
FSA1MA Fertilidade do Solo e Adubação em Agroecossistemas 60 4 Propriedades físico-químicas do solo e reações do solo. Acidez e alcalinidade do solo: conceitos, efeitos e correção. Ciclagem de nutrientes, interações e transformações no sistema solo-planta-animal-atmosfera. Avaliação do estado nutricional de plantas. Interpretação de análises de solo e recomendação de adubos e corretivos em agroecosistemas. Adubação de sistema. Uso eficiente de adubos e corretivos. Fontes de adubação mineral e orgânica, contaminação e remediação do solo.
FMP1MA Fisiologia e Manuseio Pós-Colheita de Produtos Hortícolas 45 3 Introdução à fisiologia pós-colheita. Conceitos e definições. Atributos de qualidade dos produtos hortícolas. Aspectos fisiológicos do desenvolvimento dos frutos. Climatério respiratório. Alterações físico-químicas durante a maturação, amadurecimento e senescência dos produtos hortícolas. Perdas pós-colheita. Fatores pré-colheita e de colheita que afetam a qualidade dos produtos hortícolas. Embalagem e transporte. Podridões pós-colheita. Estratégias de armazenamento e conservação. Desordens fisiológicas em frutos. Determinação dos principais atributos de qualidade pós-colheita dos produtos hortícolas. Estratégias de marketing e comercialização de produtos hortícolas.
FPFN1MA Fisiologia e Produção de Frutíferas Nativas 60 4 Importância econômica, ambiental e alimentar das frutas nativas. Biodiversidade, utilização, preservação e potencialidades de cultivo. Morfogênese e ecofisiologia de fruteiras nativas. Aspectos fisiológicos das plantas frutíferas nativas. Propagação de fruteiras nativas. Frutificação. Instalação e manejo de pomares de fruteiras nativas. Colheita e Pós-Colheita de fruteiras nativas. Principais fruteiras nativas (jabuticaba, pitanga, araçá, cereja da mata, uvaia, guabiroba, guabiju, butiá, maracujá, goiaba).
HIBAH1MA Hidrologia em Agroecossistemas Aplicada ao Manejo de Bacias Hidrográficas 60 4 Introdução à hidrologia em agroecossistemas. Caracterização de agroecossistemas que compõem bacias hidrográficas. Monitoramento e modelagem hidrossedimentológica de bacias hidrográficas. Planejamentos de ações mitigadoras nos agroecossistemas. Gestão dos recursos hídricos em bacias hidrográficas.
IRP1MA Indução de Resistência em Plantas a Patógenos e Insetos 45 3 Perspectivas no estudo de indução de resistência. Indutores de resistência. Aspectos bioquímicos e moleculares da indução de resistência, indução de resistência a patógenos e insetos, indução de resistência e produtividade das culturas.
INI1MA Inglês Instrumental 45 3 Conscientização e desenvolvimento de técnicas de leitura e interpretação de material científico em língua inglesa; noções gramaticais e aquisição de vocabulário geral e técnico.
IP2MA Insect-Plant Interactions 45 3 Relações ecológicas e evolutivas inseto-planta; Insetos herbívoros e herbivoria; Proteção anti-herbivoria (estrutural e química); Relações inseto-planta em agroecossistemas.
IAP1MA Interações Alelopáticas entre Plantas em Agroecossistemas 60 4 Alelopatia como ciência, importância da alelopatia em agroecossistemas, metabolismo secundário em plantas, fatores bióticos e abióticos que afetam a produção de aleloquímicos, mecanismos e modo de ação de aleloquímicos, métodos de estudo em alelopatia, interações alelopáticas entre plantas, aleloquímicos no ambiente (liberação e fatores que afetam), alelopatia como ferramenta no controle de plantas daninhas, futuro da alelopatia.
MDA1MA Manejo de Doenças em Agroecossistemas 60 4 Ciclo das relações patógeno-hospedeiro. Epidemiologia de doenças de plantas. Princípios gerais de controle de doenças de plantas. Controle genético de doenças de plantas. Controle químico de doenças de plantas. Controle biológico de doenças de plantas. Controle físico de doenças de plantas. Controle cultural de doenças de plantas. Controle cultural de doenças de plantas. Indução de resistência. Patologia e tratamento de sementes. Sistemas de previsão e avisos e manejo integrado de doenças.
MSA1MA Manejo do Solo em Agroecossistemas 60 4 Caracterização edafoclimática do ambiente tropical e subtropical. Erosão e conservação do solo. Sistemas de manejo do solo. Dinâmica da matéria orgânica em sistemas agrícolas. Qualidade do solo. Plantas de cobertura e Rotação de culturas. Recuperação de áreas degradadas. Integração das práticas de manejo e sustentabilidade do processo produtivo.
OEP2MA Origem e Evolução das Plantas Cultivadas 60 4 As origens da agricultura; Domesticação de plantas e paisagens e impacto do manejo sustentável nos agroecossistemas; Centros de origem, de domesticação e de diversidade de plantas cultivadas; Prospecção e domesticação de novos cultivos. Conservação de recursos genéticos.
PE1MA Perpetuação de Espécies Vegetais Promissoras 45 3 Perpetuação das Plantas na Natureza e em Ambiente Controlado. Infraestrutura para Perpetuação de plantas. Substratos. Reguladores de Crescimento. Formas de Perpetuação das Plantas. Perpetuação de Espécies Vegetais Promissoras.
PISA1MA Produção Integrada em Sistemas Agropecuários 60 4 Sistemas integrados de produção agropecuária tipos e sustentabilidade (viabilidade econômica, social e ambiental); Comportamento dos nutrientes e matéria orgânica do solo em ambientes naturais, pastagens, lavouras, florestas e em sistemas agrosilvipastoris. Avaliação da eficiência de utilização de fertilizantes e corretivos em sistemas de produção integrada e correlação com ambientes naturais. Avaliação do estado nutricional de plantas. Recomendação de adubação do solo em sistemas de produção integrados. Ciclagem de nutrientes em ambientes naturais e agrosilvipastoris.
PSFCTS1MA Produção Sustentável de Frutíferas de Clima Temperado e Subtropical 45 3 Importância social, econômica e ambiental da Fruticultura. Sistemas de produção sustentável de frutas. Produção de fruteiras com fins alternativos. Implantação e Manejo sustentável de fruteiras de clima temperado e subtropical. Perdas e conservação pós-colheita de frutas.
RC2MA Redação Científica 30 2 Introdução à Pesquisa Científica. Comitês de Ética em Pesquisa. Normas Vigentes. Pesquisa em bases de dados. Revisão Bibliográfica. Elaboração de Projeto. Elaboração de artigo. Didática.
TS1MA Tecnologia de Sementes 60 4 A importância da semente nos agroecossistemas. Programa Nacional de Sementes. Aspectos legais para produção de sementes no Brasil. Embriologia de sementes. Instalação de campos de produção de sementes. Produção de sementes orgânicas. Colheita e extração de sementes. Métodos de avaliação da qualidade de sementes. Pós-colheita e conservação de sementes.
TOI1MA Toxicologia de Inseticidas 45 3 Introdução a toxicologia. Formulações de inseticidas. Classificação de inseticidas. Modo de ação e metabolismo de inseticidas: organofosforados, carbamatos, piretroides, avermectinas, fenil-pirazois, neonicotinoides, benzoilureias, diamidas antranílicas e inseticidas botânicos. Avaliação da toxicidade de inseticidas. Nanotecnologia aplicada a toxicologia.