Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Disciplinas
conteúdo

Disciplinas do curso

por admin publicado 27/03/2017 14h51, última modificação 14/10/2020 18h45
Obrigatórias e Optativas

Disciplinas e Ementário

 

CÓDIGO

Disciplina

Carga Horária  

Créditos

Ementa

MPTA30

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

(Obrigatória)

45

3

Alterações e Conservação de alimentos. Métodos não convencionais e métodos combinados. Operações básicas de processamento. Subprodutos da indústria de alimentos.

MPTA02

GESTÃO DA PRODUÇÃO

30

2

Gestão da função produção e operações, tipos de sistemas. Planejamento e controle da produção. Gerenciamento e Gestão de demanda da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).

MPTA03

SEMINÁRIOS

(Obrigatória)

30

2

Seminários realizados em torno de temas específicos de interesse dos alunos para o desenvolvimento de monografia. Técnicas de Apresentação de seminários.

MPTA33

INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

30

2

Processo de geração, seleção e desenvolvimento de novos produtos. Ferramentas auxiliares do processo de desenvolvimento.  Mercado “Food Service” e industrial. Novas tecnologias e tendências. Conceito de inovação. Tipos de inovação. Estratégias de Inovação. Indicadores de inovação. Registro de Patentes e Produtos. Embalagens.

MPTA34

SISTEMAS DE QUALIDADE EM PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS

30

2

Sistemas de controle de qualidade. Estratégia de implantação. Documentos de controle e registros. Inspeção e ensaios. Pré-auditorias e Auditorias de certificação. Manutenção do sistema de gestão. Análise crítica do sistema. Segurança alimentar (APPCC/HACCP).

MPTA28

METODOLOGIA DE PESQUISA

(Obrigatória)

30

2

Definição de métodos e técnicas de pesquisa. Tipos de pesquisa. Elaboração do projeto de pesquisa.

Trabalho de dissertação.

 

MPTA35

MÉTODOS DE ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE ALIMENTOS

30

2

Critérios microbiológicos para avaliação da qualidade de alimentos; Métodos clássicos de análise microbiológica de alimentos; Métodos rápidos para detecção, quantificação e identificação de micro-organismos patogênicos em alimentos.

MPTA36

TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

45

3

Tecnologia do leite e derivados. Tecnologia de carnes bovina, suína, aves, pescado e derivados. Ovos. Inovações tecnológicas na produção de ingredientes e produtos lácteos e cárneos. 

MPTA37

TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL

45

3

Obtenção, conservação e processamento de frutas e hortaliças. Extração e processamento de óleos e gorduras vegetais. Processamento e controle de qualidade de bebidas. Produção, caracterização e utilização de amidos e farinhas.

MPTA38

ANÁLISE DE ALIMENTOS

45

3

Análise física, química e bioquímica de alimentos. Análises cromatográficas. NIR. Espectroscopia. Outros métodos instrumentais para análise de alimentos.

MPTA39

ANÁLISE SENSORIAL

30

2

Tópicos avançados em análise sensorial. Utilização de testes qualitativos e quantitativos.

MPTA40

ANÁLISE ESTATISTICA

30

2

Distribuição de dados. Análise dos dados. Análise de variância. Teste de hipótese. Tratamento de dados. Testes de médias. Delineamento inteiramente ao acaso. Delineamento em blocos.

MPTA41

PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL

30

2

Princípios básicos da experimentação. Planejamento Fatorial. Planejamento de misturas. Planejamento Composto Central.  Otimização e planejamento de experimentos. Análise multivariada.

 

SSAC015MP

Elaboração de dissertação

0

0

Elaboração de Dissertação.

Tópicos Especiais I

CÓDIGO

Disciplina

Carga Horária

Créditos

Ementa

MPTA17

Tópicos especiais em Tecnologia de Alimentos I: Introdução a Cromatografia

15

1

Elementos da cromatografia a gás. Preparo das amostras. Particularidades na análise pelo cromatógrafo a gás. Aulas práticas.

MPTA18

Tópicos especiais em Tecnologia de Alimentos I: Bioanalítica

15

1

 Bioanalítica.

MPTA32

Tópicos especiais em Tecnologia de Alimentos I: Diferentes formas de divulgação de trabalhos científicos

15

1

 Etapas da escrita científica. Divulgação de trabalhos acadêmicos. Processo de publicação em eventos e revistas científicas e tecnológicas.

Tópicos Especiais II

CÓDIGO

Disciplina

Carga Horária

Créditos

Ementa

MPTA20

Tópicos especiais em Tecnologia de Alimentos II: Delineamento Experimental

30

2

Delineamentos fatoriais fracionários. Metodologia de superfície de resposta (MSR). Critérios de escolha do Planejamento Experimental. com repetição no ponto central. Delineamentos Compostos Centrais (DCC). Delineamento de Box-Behnken. Delineamentos de misturas.

MPTA23

Tópicos especiais em Tecnologia de Alimentos II: Microencapsulação de alimentos

30

2

 Técnicas de Microencapsulação de Alimentos.

MPTA42

Tópicos especiais em Tecnologia de Alimentos II: Microbiologia industrial

30

2

 Aspectos gerais dos processos de fermentação. Cinética de fermentações. Células e Enzimas Imobilizadas. Formação do Produto. Alimentos e produtos fermentados.

MPTA25

Tópicos especiais em Tecnologia de Alimentos II: Técnicas analíticas instrumentais em alimentos

30

2

 Técnicas espectroscópicas: Ultravioleta-Visível, Infravermelho, Ressonância Magnética Nuclear. Espectrometria de massa. Cromatografia.

MPTA26

Tópicos especiais em Tecnologia de Alimentos II: Redação Científica

30

2

A redação científica para divulgação dos resultados da pesquisa. Seções de um artigo científico. Estruturação, conteúdo, redação e formatação de um artigo científico. Editor Latex. Estilo e linguagem da escrita científica. Submissão de artigos: política editorial, aspectos éticos e instruções aos autores.

MPTA27

Tópicos especiais em Tecnologia de Alimentos II: Compostos bioativos

30

2

Alimentos funcionais: definição, legislação, classificação química e rotulagem. Compostos bioativos dos alimentos e desenvolvimento de alimentos com propriedades funcionais. Frutos e vegetais como fonte de compostos bioativos. Peptídeos bioativos: fontes e métodos de obtenção. Prebióticos e probióticos.

MPTA31

Tópicos especiais em Tecnologia de Alimentos II: Biopolímeros na indústria de alimentos

30

2

 Introdução aos biopolímeros; Obtenção e propriedades de biopolímeros; Biodegradação de biopolímeros; Blendas e compósitos com biopolímeros; Processamento de biopolímeros; Aplicação na indústria de alimentos.