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Doutorado - Egre Padoin

por dirppg-ct publicado 19/02/2020 08h48, última modificação 19/02/2020 08h48
Concepções do Ensino Médio Integrado, no Instituto Federal de Santa Catarina: possibilidades a partir do referencial CTS
Quando
27/03/2020
de 14h00 até 18h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: sala C-302
Pessoa de contato
Orientador(a): Prof. Mário Lopes Amorim
Participantes
Orientador(a): Prof. Mário Lopes Amorim, Dr. UTFPR
Banca examinadora:
Presidente: Prof. Mário Lopes Amorim, Dr. - UTFPR
Prof. Walter Antonio Bazzo, Dr. UFSC
Profa. Tânia Regina Raitz, Dra. - UNIVALI
Profa. Sandra Terezinha Urbanetz, Dra. - IFPR
Prof. Domingos Leite Filho, Dr. - UTFPR
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Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar os desafios de integração para o ensino médio integrado, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), diante do que estabelece a legislação para esta modalidade de ensino e o que se efetiva na realidade. Parte-se do pressuposto que a revogação do Decreto 2.208/97 não foi suficiente para garantir a integração prevista no Decreto 5.154/04, mesmo que este documento tenha sinalizado novas possibilidades de superação da dualidade entre ensino médio e profissional. Segundo a literatura especializada, o que se pretendia era a construção de princípios fundamentados em uma concepção emancipatória, com possibilidades de integração, em que o ensino médio deveria ter o papel de relacionar o conhecimento com a prática do trabalho. Historicamente, os cursos técnicos apresentam a separação entre educação geral e profissional, ao considerar os saberes técnicos e tecnológicos, deslocados das questões sociais. No entanto, apesar do decreto 5.154/04, as pesquisas sobre esta modalidade de ensino têm apontado poucos avanços em relação à integração. Portanto, torna-se necessário compreender a concepção de integração, os limites e possibilidades para o IFSC e para a Rede Federal, e se aponta o referencial CTS (ciência, tecnologia e sociedade) como tentativa de se chegar ao ensino integrado.
Palavras-chave: Currículo Integrado; interdisciplinaridade; CTS

Conceptions of Integrated High School, in the Federal Institute of Santa Catarina: possibilities based on the STS framework
Abstract: This thesis has the objective of analyzing the integration challenges for integrated secondary education in the Instituto Federal of Santa Catarina State (IFSC), in front of what establishes the legislation for this modality of teaching and what is effective in reality. It is assumed that the repeal of Decree 2.208 / 97 was not enough to guarantee the integration provided for in Decree 5.154 / 04, even though this document has signaled new possibilities for overcoming the duality between secondary and vocational education. According to the specialized literature, what was intended was the construction of principles based on an emancipatory conception, with possibilities for integration, in which secondary education should have the role of relating knowledge to work practice. Historically, the technical courses present the separation between general and professional education, considering technical and technological knowledge, displaced from social issues. However, despite the decree 5.154 / 04, research on this modality of education has indicated few advances in relation to integration. Therefore, it is necessary to understand the conception of integration, the limits and possibilities for the IFSC and for the Federal Education Network, and the STS (science, technology and society) reference is pointed out as an attempt to achieve integrated education in the high school.
Keywords: Integrated Curriculum; interdisciplinarity; STS


Lista de publicações:

-PADOIN, Egre; AMORIM, Mário Lopes. Permanência e Abandono no Ensino Técnico Integrado – Instituto Federal de Santa Catarina. In: VI SIMPOSIO NACINAL DE CIENCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. Rio de Janeiro/RJ. Anais eletrônico...Rio de janeiro: UFRJ, 2015. Disponível em: http://www.rio2015.esocite.org/resources/anais/5/1441118591_ARQUIVO_EgrePadoinARTIGOESOCITE.final.pdf Acesso em : 21 mar.2017

- PADOIN, Egre; AMORIM, Mário Lopes. O percurso da Educação profissional no Brasil e a criação dos Institutos Federais neste contexto. In: 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIENCIA E DA TECNOLOGIA, 2016, Florianópolis/SC. Anais eletrônico ....Florianópolis/SC: UFSC, SC.: 2016. Disponível em: http://www.15snhct.sbhc.org.br/resources/anais/12/1473984255_ARQUIVO_ARTIGOSNHCTENVIADO.pdf Acesso em: 21 mar.2017

- PADOIN, Egre. Uma Análise Crítica Sobre os Conceitos e Concepções de Tecnologia, implícitos em Documentos Legais Sobre a Educação Profissional. In: XI REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED: Educação, movimentos sociais e políticas governamentais, 2016, Curitiba/PR. Anais eletrônico..Curitiba/PR: UFPR, PR: 2016. Disponível em:
http://www.anpedsul2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2015/11/eixo11_EGRE-PADOIN.pdf Acesso em 22 mar.2017

- PADOIN, Egre. O Tempo e Espaço Escolar como desafios da interdisciplinaridade curricular e ciclos de aprendizagem.Atas do XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (no prelo)

- PADOIN, Egre. A IMPORTÂNCIA DE INTEGRAR A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA COM A SOCIEDADE: pressupostos para uma educação emancipatória. Revista Forscience. Submetida em agosto de 2018.