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Doutorado - Egre Padoin

por dirppg-ct publicado 26/08/2020 10h26, última modificação 26/08/2020 10h26
Concepções do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Santa Catarina: possibilidades a partir do referencial CTS
Quando
21/10/2020
de 14h00 até 18h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
A combinar
Pessoa de contato
Prof. Mário Lopes Amorim. Dr.
Participantes
Orientador(a): Prof. Mário Lopes Amorim. Dr. - UTFPR
Banca examinadora:
Presidente: Prof. Mário Lopes Amorim, Dr. - UTFPR
Prof. Walter Antônio Bazzo, Dr. - UFSC
Profa. Tânia Regina Raitz, Dra. - UNIVALI
Profa. Sandra Terezinha Urbanez, Dra. IFPR
Prof. Domingos Leite Filho, Dr. - UTFPR
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Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar os desafios de integração para o ensino médio integrado, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), diante do que estabelece a legislação para esta modalidade de ensino e o que se efetiva na realidade. Parte-se do pressuposto que a revogação do Decreto 2.208/97 não foi suficiente para garantir a integração prevista no Decreto 5.154/04, mesmo que este documento tenha sinalizado novas possibilidades de superação da dualidade entre ensino médio e profissional. Segundo a literatura especializada, o que se pretendia era a construção de princípios fundamentados em uma concepção emancipatória, com possibilidades de integração, em que o ensino médio deveria ter o papel de relacionar o conhecimento com a prática do trabalho. Historicamente, os cursos técnicos apresentam a separação entre educação geral e profissional, ao considerar os saberes técnicos e tecnológicos, deslocados das questões sociais. No entanto, apesar do decreto 5.154/04, as pesquisas sobre esta modalidade de ensino têm apontado poucos avanços em relação à integração. Portanto, torna-se necessário compreender a concepção de integração, os limites e possibilidades para o IFSC e para a Rede Federal, e se aponta o referencial CTS (ciência, tecnologia e sociedade) como tentativa de se chegar ao ensino integrado.
Palavras-chave: Currículo Integrado; EMI; interdisciplinaridade; CTS; IFs.

Conceptions of integrated high school of Instituto Federal de Santa Catarina: possibilities from the CTS framework
Abstract: The present work aims to analyze the integration challenges for integrated high school, at the Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), in view of what is established by the legislation for this type of teaching and what is effective in reality. It is assumed that the repeal of Decreto 2.208 /97 was not sufficient to guarantee the integration provided in Decreto 5.154 /04, even though this document has signaled new possibilities for overcoming the duality between secondary and professional education. According to the specialized literature, what was intended was the construction of principles based on an emancipatory conception, with possibilities for integration, in which the high school should have the role of relating knowledge to work practice. Historically, technical courses exhibit the separation between general and professional education, when considering technical and technological knowledge, displaced from social issues. However, despite Decreto 5.154 /04, research on this type of teaching has shown little progress about integration. Therefore, it becomes necessary to understand the concept of integration, the limits and possibilities for the IFSC and the Rede Federal, and the CTS framework (science, technology and society) is pointed out as an attempt to reach integrated education.
Keywords: Integrated Curriculum; EMI; interdisciplinarity; CTS; IFs.


Lista de publicações:
-PADOIN, Egre; AMORIM, Mário Lopes. Permanência e Abandono no Ensino Técnico Integrado – Instituto Federal de Santa Catarina. In: VI SIMPOSIO NACINAL DE CIENCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. Rio de Janeiro/RJ. Anais eletrônico...Rio de janeiro: UFRJ, 2015. Disponível em: http://www.rio2015.esocite.org/resources/anais/5/1441118591_ARQUIVO_EgrePadoinARTIGOESOCITE.final.pdf Acesso em : 21 mar.2017


- PADOIN, Egre; AMORIM, Mário Lopes. O percurso da Educação profissional no Brasil e a criação dos Institutos Federais neste contexto. In: 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIENCIA E DA TECNOLOGIA, 2016, Florianópolis/SC. Anais eletrônico ....Florianópolis/SC: UFSC, SC.: 2016. Disponível em: http://www.15snhct.sbhc.org.br/resources/anais/12/1473984255_ARQUIVO_ARTIGOSNHCTENVIADO.pdf Acesso em: 21 mar.2017

- PADOIN, Egre. Uma Análise Crítica Sobre os Conceitos e Concepções de Tecnologia, implícitos em Documentos Legais Sobre a Educação Profissional. In: XI REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED: Educação, movimentos sociais e políticas governamentais, 2016, Curitiba/PR. Anais eletrônico..Curitiba/PR: UFPR, PR: 2016. Disponível em:
http://www.anpedsul2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2015/11/eixo11_EGRE-PADOIN.pdf Acesso em 22 mar.2017
- PADOIN, Egre. O Tempo e Espaço Escolar como desafios da interdisciplinaridade curricular e ciclos de aprendizagem.Atas do XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Submetido em abril de 2019.(no prelo

Obs: A combinar com o prof. orientador e Secretaria do PPGTE