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Doutorado - Everardo de Sousa Luz

por dirppg-ct publicado 10/11/2020 08h46, última modificação 12/11/2020 14h00
Trabalho docente na educação profissional técnica de nível médio: identidade e profissionalidade de professores não licenciados
Quando
16/11/2020
de 13h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Via videoconferência - meet.google.com/eop-cczb-vwh
Pessoa de contato
Prof. Nilson Marcos Dias Garcia, Dr. - UTFPR
Participantes
Orientador(a): Prof. Nilson Marcos Dias Garcia, Dr. - UTFPR
Banca examinadora:
Presidente: Prof. Nilson Marcos Dias Garcia, Dr. - UTFPR
Prof. Domingos Leite Lima Filho, Dr. - UTFPR
Profa. Ivanilda Higa, Dra. UFPR
Profa. Maria da Glória Moura, Dra. - UFPI
Profa. Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho Zanin, Dra. - IFRS
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Resumo: O exercício do trabalho docente por professores não graduados em Licenciaturas tem se configurado como uma realidade bastante presente no âmbito da educação profissional técnica brasileira de nível médio, cuja docência em disciplinas técnicas tem sido realizada por professores bacharéis e tecnológicos com formações acadêmicas em diferentes áreas do conhecimento. Visando analisar como estes profissionais, com trajetórias formativas distintas das licenciaturas, consolidam sua identidade profissional e sua profissionalidade no trabalho docente, realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, que, por ter seu universo restrito, se constituiu como um estudo de caso. Tomando como referência os conceitos de trabalho docente, identidade profissional e profissionalidade, 36 professores efetivos, não licenciados e em regime de trabalho em dedicação exclusiva de três colégios técnicos vinculados à Universidade Federal do Piauí concederam entrevistas relativas à sua trajetória profissional. Com base em critérios previamente delineados, nove destes professores complementaram suas informações através de entrevistas narrativas. A análise dos dados levou em conta as categorias elaboradas na fase descritiva do estudo e a da entrevista narrativa foi realizada segundo critérios da Análise Textual Discursiva, com contribuições do software de análise lexical IRAMUTEQ. O estudo apontou que a inserção de professores não licenciados no campo da docência ocorre de forma circunstancial e não programada e mostrou que os professores pesquisados desenvolvem aspectos de uma profissionalidade docente comprometida com ações notadamente interativas e relacionais, conduta profissional esta que projeta o trabalho docente para além do espaço de sala de aula. No plano identitário, evidenciou-se que estes profissionais assumem a docência como sua nova profissão, sem que houvesse, entretanto, abandono da identidade anterior vinculada à formação inicial, sinalizando um processo de partilha de identidades profissionais.
Palavras-chave: Trabalho docente. Identidade Profissional. Profissionalidade. Formação de Professores. Educação Profissional e Tecnológica

Teaching work in professional secondary technical education: identity and professionalism of unlicensed teachers
Abstract: The practice of teaching work by non-graduate teachers in Licentiate’s Degree have been configured as a reality that is very present in the field of Brazilian technical professional education at the high school level, whose teaching in technical subjects has been carried out by bachelor and technologist teachers with academic backgrounds in different areas of knowledge. Aiming at analyzing how these professionals, with different formative trajectories from the undergraduate degrees, consolidate their professional identity and professionalism in their teaching work, an investigation of a qualitative nature has been carried out, which, due to its restricted universe, has been constituted as a case study. Taking as reference the concepts of teaching work, professional identity and professionalism, 36 effective teachers, non-graduate and working in an exclusive dedication of three technical schools linked at Universidade Federal of Piauí (UFPI) granted interviews related to their professional trajectory. Based on previously outlined criteria, nine of these teachers complemented their information through narrative interviews. The data analysis took into account the categories elaborated in the descriptive phase of the study and the narrative interview was carried out according to the criteria of Discursive Textual Analysis, with contributions from IRAMUTEQ lexical analysis software. The study pointed out that the insertion of unlicensed teachers in the teaching field occurs in a circumstantial and unscheduled way and showed that the researched teachers develop aspects of a teaching professionalism committed to notoriously interactive and relational actions, professional conduct that projects the teaching work beyond the classroom space. In terms of identity, it was evident that these professionals assume teaching as their new profession, without, however, abandoning the previous identity linked to initial training, signaling a process of sharing professional identities.
Keywords: Teaching work. Professional Identity. Professionalism. Teacher training. Professional and Technological Education.


Lista de publicações: 1. SANTANA, Martten Costa, LUZ, Everardo de Sousa, MAURÍCIO, Ribeiro da Silva, SILVA, Maclovia Corrêa, CASAGRANDE JR, Eloy F.assi. Trabalho do produtor agrícola urbano e periurbano: horticultores do centro-sul piauiense. Sociedade e Território, v. 29, n. 2, p. 132-153, 2017.
2. LUZ, Everardo de Sousa, GARCIA, Nilson Marcos Dias. Condição Docente de Professores não Licenciados: uma breve revisão. In: COLÓQUIO NACIONAL E COLÓQUIO INTERNACIONAL A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, 5., 2., 2019, Natal. Anais do 5º Colóquio Nacional e 2º Colóquio Internacional a Produção do Conhecimento em Educação Profissional: regressão social e resistência da classe trabalhadora. Natal: IFRN, 2019.

Obs: A sessão virtual abrirá com 30 min de antecedência.