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Doutorado - Janete Saldanha Bach Estevão

por dirppg-ct publicado 25/10/2019 16h31, última modificação 25/10/2019 16h31
Letramento informacional para reúso de dados nas Ciências Sociais em Ambientes virtuais de Pesquisa: proposta de requisitos e competências
Quando
22/11/2019
de 09h00 até 12h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Participantes
Prof. Faimara do Rocio Strauhs, Dra. - Orientadora - UTFPR
Banca examinadora:
Profª Faimara do Rocio Strauhs, Drª. - Presidente - UTFPR
Profª Sonia Elisa Caregnato, Drª. - UFRGS
Profª Helena de Fátima Nunes Silva, Drª. - UFPR
Profª Marília Abrahão Amaral, Drª. - UTFPR
Prof. Décio Estevão Do Nascimento, Dr. - UTFPR
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Resumo: O ambiente da pesquisa científica vem sendo impactado pelo aumento da disponibilidade de dados em acesso aberto, impulsionado principalmente pela exigência do depósito dos dados a partir de leis governamentais, de políticas de órgãos de financiamento e de mandatos de publicações científicas. Neste cenário, emergem as dificuldades dos pesquisadores na gestão dos seus próprios dados e de terceiros, principalmente em relação às questões ligadas ao reúso dos mesmos. Cada campo da Ciência traz em seu bojo uma particularidade quanto aos tipos, volumes e formas de produção de dados, inerente às suas próprias particularidades científicas. Porém, esta relação de disponibilidade versus gestão de dados é mais complexa nas Ciências Sociais, cujos dados são heterogêneos e variáveis. Põe-se a lume, a partir de fontes bibliográficas, a falta de letramento informacional em dados de pesquisa por parte dos pesquisadores, o que expõe as potencialidades inexploradas de reúso dos dados já disponíveis. Pelas lentes da Teoria Ator-Rede (TAR), os dados de pesquisa são em si um ator relevante no processo da comunicação científica, pois estes alteram a forma como os pesquisadores podem produzir análises, inferências e comparações a partir do reúso dos dados disponíveis nos ambientes virtuais de pesquisa, resultando em conhecimento novo. Este trabalho propõe, portanto, a partir da perspectiva da TAR, requisitos de um ambiente virtual para o letramento informacional em dados, com as competências mínimas para o reúso de dados em Ciências Sociais. A Pesquisa é de natureza aplicada, exploratório-descritiva combinada; parte-se de um levantamento bibliográfico, empregando-se técnicas de análise de conteúdo com apoio da ferramenta NVivo para análise e exploração do material em três instâncias de investigação. Na primeira instância, compara-se (1) os quadros conceituais (frameworks) de letramento informacional em dados selecionados, identificando quais são as características comuns propostas para o reúso de dados. Na segunda, reutiliza-se (2) dados secundários de pesquisa (datasets) sobre comportamento dos pesquisadores em compartilhar e em reutilizar dados em suas próprias pesquisas, evidenciando lacunas de letramento como barreiras ao reúso. Na terceira instância, identifica-se (3) nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem de projetos selecionados, os recursos que ensinam os pesquisadores sobre reúso de dados. A partir do resultado da análise em triangulação dessas instâncias (frameworks, datasets e recursos de aprendizagem), este trabalho apresenta a proposta de requisitos de um ambiente virtual para o letramento em reúso de dados contextualizadas nas disciplinas das Ciências Sociais. Testa-se a sua validade por meio da verificação de aderência do conjunto de requisitos proposto com as melhores práticas em gestão de dados recomendadas pelo World Wide Web Consortium (W3C).

Palavras-chave:Ciência Aberta. Dados de Pesquisa – reúso. Letramento informacional em dados. Teoria Ator-Rede. Ambiente Virtual de Pesquisa.

Information Literacy for data reuse in Social Sciences in Virtual Research Environments: proposal of requirements and competences

Abstract: The scientific research environment has been impacted by the increase availability of research data in open access, mainly due to the requirement of data deposit by government's laws, funding agencies' policies and scientific publication's mandates. In this scenario, the researchers face difficulties in managing their own data as well as third parties'; especially in data reuse related matters. Each field of Science has its own particularities of data types, volumes and forms of data production, which is inherent to each scientific particularities. However, the relation of availability versus data management is more complex in the Social Sciences, whose data are heterogeneous and variable. Therefore, this work seeks to evidence, from bibliographical sources, the lack of researcher's information data literacy, which exposes the untapped potential of data reuse already available. From the Actor-Network Theory (ANT) point of view, research data is itself a relevant actor in the process of scholarly communication, since they alter the way in which researchers can produce analyzes, inferences and comparisons, from data reuse available in virtual research environments, resulting in new knowledge. From an Actor-Network Theory (TAR) perspective, the research data are themselves a relevant actor in the process of scientific communication, since they alter the way researchers can produce analyzes, inferences and comparisons by reusing available data in virtual research environments, resulting in new knowledge. This work proposes, therefore, from an ANT perspective, the characteristics of a virtual environment for informational data literacy, with the minimals necessary skills for data reuse in Social Sciences. The research is applied, exploratory-descriptive combined, based on a bibliographical background, and uses the NVivo analysis tool to support the content analysis techniques and material exploration into three research instances. For the first instance, it compares (1) the conceptual frameworks of information data literacy, identifying the common characteristics proposed for data reuse within those frameworks. For the second instance, it reuses (2) secondary datasets about researchers' behavior in sharing and reusing data in their own research, highlighting literacy gaps as barriers to reuse. For the third instance, it identifies (3) in the Virtual Learning Environments of selected projects, what learning resources teache data literacy for reuse purposes. From the result of the triangulation analysis of these instances (frameworks, datasets and learning resources), this work presents a model of necessary requirements and competences for research data reuse in the Social Sciences. The validity test of the proposed model is performed by adherence checking with the best available data management recommendation practices by the World Wide Web Consortium (W3C).

Keywords:Open Science. Research Data – reuse. Information Data Literacy. Actor-Network Theory. Virtual Research Environment (VRE).

Lista de publicações

ESTEVÃO, Janete Saldanha Bach; ARNS, Elaine Mandelli; STRAUHS, Faimara do Rocio. Gestão de dados de Pesquisa: uma prática para abrir a caixa preta da pesquisa científica. Rev. Dig. Bibliotecon. Cienc. Inf., Campinas, v.17, p. 1-26, 2019.

ARNS, Elaine Mandelli; ESTEVAO, Janete Saldanha Bach; STRAUHS, Faimara do Rocio. The representation of knowledge by means of dynamic systems. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 14, p. 448-461, 2018.

ARNS, Elaine Mandelli; ESTEVAO, Janete Saldanha Bach; STRAUHS, Faimara do Rocio. A representação do conhecimento por meio de sistemas dinâmicos. In: CONGRESSO LATINO-IBEROAMERICANO DA GESTÃO DA TECNOLOGIA ALTEC, 17., 2017, Cidade do México. Anais... . Cidade do México: Associação Latino-iberoamericana da Gestão da Tecnologia (ALTEC), 2017. Disponível em: http://www.altec2017.org/6026/sections/4828/acerca-de-altec.html. Acesso em: 01 out. 2018.

ESTEVAO, Janete Saldanha Bach; ARNS, Elaine Mandelli; STRAUHS, Faimara do Rocio. A ciência aberta na gestão de dados de pesquisa: uma abordagem para abrir a caixa preta da produção científica. In: CONGRESSO LATINO-IBEROAMERICANO DA GESTÃO DA TECNOLOGIA ALTEC, 17., 2017, Cidade do México. Anais... . Cidade do México: Associação Latino-iberoamericana da Gestão da Tecnologia (ALTEC), 2017. Disponível em: http://www.altec2017.org/6026/sections/4828/acerca-de-altec.html. Acesso em: 01 out. 2018