Você está aqui: Página Inicial > Defesas > Doutorado - Mariana Haviaras
conteúdo

Doutorado - Mariana Haviaras

por dirppg-ct publicado 07/02/2019 12h52, última modificação 07/02/2019 12h52
A formação inicial de futuros pedagogos em Instituições de Ensino Superior privadas do município de Curitiba para a utilização de tecnologias educacionais
Quando
27/03/2019
de 14h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Sala C-301
Pessoa de contato
Prof. Herivelto Moreira
Participantes
Prof. Herivelto Moreira, Dr. Orientador - UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Herivelto Moreira, Dr. Presidente - UTFPR
Profa. Soraia Carise Prates, Dra. - FAE
Prof. Gustavo Luiz Gava, Dr. - UP
Profa. Claudia Beatriz Monte Jorge Martins, Dra. - UTFPR
Profa. Marília Abrahão Amaral, Dra. - UTFPR
Adicionar evento ao calendário
iCal

Resumo: O objetivo do estudo foi analisar de que maneira os professores dos cursos de graduação em Pedagogia de Instituições de Ensino Superior privadas do município de Curitiba utilizam as tecnologias, teórica e praticamente, para a formação dos futuros pedagogos. A revisão de literatura apresenta discussões sobre a importância do uso de tecnologias na educação e indica estratégias metodológicas de ensino em uma perspectiva inovadora. Nela, também há reflexões sobre o processo de formação de professores, com ênfase na formação inicial, para a utilização de tecnologias educacionais, contendo leis, diretrizes e resoluções que norteiam este estudo. Por fim, faz uma revisão dos estudos publicados sobre a formação inicial de professores em cursos de graduação em Pedagogia atrelados ao uso de tecnologias educacionais. A maior parte dos autores abordados são brasileiros ou que estudam o contexto histórico-social brasileiro. A pesquisa foi descritiva do tipo levantamento quantitativo, realizada em 12 Instituições de Ensino Superior privadas do município de Curitiba, estado do Paraná, que possuem graduação em Pedagogia. Os participantes do estudo foram 114 professores universitários que ministram aulas nesses cursos. O instrumento para coleta de dados foi o questionário, composto por uma escala do tipo Likert, por três escalas de frequência e por uma escala dicotômica. Os dados obtidos foram submetidos a testes da estatística descritiva e da estatística multivariada, analisados por meio do software Statistica. Os principais resultados mostraram que os professores participantes do estudo compreendem que as tecnologias auxiliam o seu trabalho e percebem que, com esses recursos, novos encaminhamentos metodológicos podem ser desenvolvidos. Outros resultados indicaram quais são as estratégias metodológicas de ensino mais utilizadas pelos professores e as que ainda precisam ser mais exploradas. Também verificou-se a fragilidade dos cursos de graduação frequentados por esses professores, bem como a quase total inexistência de cursos de formação continuada sobre as tecnologias educacionais proporcionados pelas Instituições de Ensino Superior selecionadas para o estudo. Dessa forma, a pesquisa contribuiu para traçar um cenário sobre o uso de tecnologias educacionais nos cursos de graduação em Pedagogia das Instituições de Ensino Superior privadas de Curitiba. Com esses dados é possível sugerir às instituições de ensino selecionadas para o estudo, bem como a outras instituições de ensino, reflexões sobre a temática da formação de professores para o uso de tecnologias educacionais.
Palavras-chave: Educação. Tecnologias. Formação de Professores.

The initial formation of future pedagogues in private higher education institutions of the city of Curitiba for the use of educational technologies

Abstract: The objective of the study was to analyze how the teachers of the graduation courses in Pedagogy of Private Higher Education Institutions in the city of Curitiba use the technologies, theoretically and practically, for the training of future pedagogues. The literature review discusses the importance of using technology in education and indicates methodological strategies of teaching in an innovative perspective. In this review, there are also reflections on the process of teachers’ formation, with emphasis on initial training, for the use of educational technologies, containing laws, guidelines and resolutions that guide this study. Lastly, it reviews the published studies about the initial formation of teachers in undergraduate courses in Pedagogy linked to the use of educational technologies. Most of the authors studied are Brazilian or those who study the Brazilian historical-social context. The research was descriptive of the quantitative survey type, carried out in 12 Private Higher Education Institutions of the city of Curitiba, state of Paraná, which have graduation in Pedagogy. The study participants were 114 university professors who teach classes in these courses. The instrument for data collection was the questionnaire, composed of a Likert type scale, three frequency scales and a dichotomous scale. The collected data were submitted to descriptive and multivariate statistics tests, analyzed by Statistica software. The main results showed that the teachers participating in the study understand that the technologies help their work and realize that with these resources new methodological guidelines can be developed. Other results have showed which methodological strategies of teaching most used by teachers are, in addition to those that still need to be explored more. We also observed the fragility of undergraduate courses attended by these teachers, as well as the almost total lack of continuous training courses on the educational technologies provided by the Higher Education Institutions selected for the study. Thus, the research has contributed to come up with a picture of the use of educational technologies in undergraduate courses in Pedagogy of Private Higher Education Institutions of Curitiba. With these data, it is possible to suggest reflections on the theme of teacher training for the use of educational technologies to the educational institutions selected for the study, as well as to other educational institutions.
Keywords: Education. Technologies. Teacher training.

 

Lista de publicações:

HAVIARAS, Mariana; MOREIRA, Herivelto; MARTINS, Claudia B. M. J. Desenvolvimento e confirmação de validade e de confiabilidade do instrumento de coleta de dados sobre a formação inicial de professores e tecnologias educacionais. #tear Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Rio Grande do Sul, v. 7, n. 2, dez. 2018. Disponível em: . Acesso em: 13 dez. 2018.

SUAREZ, Giovanna Gabriela da Rosa; ASSUNÇÃO, Claudete Pereira de; SILVA, Élio da; MOREIRA, Herivelto; HAVIARAS, Mariana. A apropriação das TIC na formação inicial e continuada de professores. In: VII ESOCITE.BR/tecsoc, 7º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, Brasília, DF, 2017. Anais... Brasília, DF: GT34, 2017.