Você está aqui: Página Inicial > Defesas > Doutorado - Soraya Oka Lôbo
conteúdo

Doutorado - Soraya Oka Lôbo

por dirppg-ct publicado 31/08/2020 11h39, última modificação 31/08/2020 11h39
Correlações entre o trabalho dos técnicos em apicultura e as comunidades rurais da microrregião de São Raimundo Nonato: coconstruções de tecnologias
Quando
09/10/2020
de 14h00 até 18h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Via videoconferência - https://meet.google.com/ist-itcw-kcj
Pessoa de contato
Prof. Domingos Leite Lima Filho, Dr.
Participantes
Orientador(a): Prof. Domingos Leite Lima Filho, Dr. - UTFPR
Banca examinadora:
Presidente: Prof. Domingos Leite Lima Filho, Dr. - UTFPR
Profa. Marilene Zazula Beatriz, Dra. - UTFPR
Prof. Nilson Marcos Dias Garcia, Dr. - UTFPR
Prof. Laurielson Chaves Alencar, DR. CTF/UFPI
Prof. Rafael Rodrigo Mueller, Dr. UNESC
Adicionar evento ao calendário
iCal

Resumo: Este trabalho de pesquisa faz parte do Doutorado Interinstitucional do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e da Universidade Federal do Piauí. Objetiva analisar as coconstruções de tecnologias resultantes do trabalho dos técnicos em apicultura formados no CTF/UFPI nas comunidades rurais pesquisadas em que vivem e/ou atuam pertencentes à microrregião de São Raimundo Nonato/PI. A partir dos saberes técnicos e científicos apreendidos pela educação profissional, busca-se compartilhá-los com a comunidade rural, como também implantá-los na prática aplicando as novas técnicas de manejo, agregado com os saberes experienciais dos apicultores da região. A Apicultura nos municípios pesquisados, pertencentes à microrregião de São Raimundo Nonato/PI, vem se destacando na produção e exportação de mel, nos últimos anos, 2014-2017. Trata-se de uma pesquisa de abordagem de natureza qualitativa e interpretativa, tendo recorte temporal o ano de 2018. A pesquisa adota a perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético e está apoiada em análise documental e bibliográfica, entrevistas com egressos e visitas de campo às comunidades pesquisadas em que se realizaram a observação direta e registros fotográficos. Para análise da produção dos dados, utiliza-se a técnica de análise de hermenêutica-dialética, análise por meio da interpretação e no sentido da comunicação entre os atores sociais para a análise da produção dos dados. Organiza-se os dados em três eixos temáticos: 1) coconstrução de tecnologias; 2) desafios e 3) impactos manifestados pelos técnicos em apicultura frente ao processo de apropriação das tecnologias pelas comunidades. Neste sentido, constata-se que as ações dos técnicos em apicultura em compartilhar conhecimentos técnicos e científicos com os apicultores da região, como também em serem atuantes como atores sociais transformadores provocam um aumento significativo na produção de mel na região e gera emprego com mão de obra qualificada no movimento da economia interna da região. Portanto, nota-se a importância da continuidade do curso técnico em apicultura na EaD. Face a resistência na manutenção da oferta e ampliação de políticas públicas para a materialização do processo educativo nas regiões carentes formação técnica, argumenta-se em defesa de incentivos para sua continuidade pelas instituições com a respectiva atenção dos gestores educacionais para o atendimento dos interesses mútuos das comunidades e da função social das instituições educacionais.
Palavras-chave: Trabalho. Técnico em Apicultura. Coconstrução de tecnologia. Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Correlations between the Work of Technicians in Apiculture and the Researched Rural Communities of the São Raimundo Nonato Microregion: coconstruction of technologies.
Abstract: This research work is part of the Interinstitutional Doctorate of the Graduate Program in Technology and Society, of the Federal Technological University of Paraná and of the Federal University of Piauí (FUPI). The objective is to analyze the coconstructions of technologies resulting from the work of technicians in beekeeping trained at Floriano Technical College linked to UFPI in the researched rural communities in which they live and / or work belonging to the micro-region of São Raimundo Nonato / PI. Based on the technical and scientific knowledge learned by professional education, we seek to share them with the rural community, as well as to implement them in practice by applying the new management techniques, combined with the experiential knowledge of beekeepers in the region. Beekeeping stands out in the surveyed municipalities, belonging to the micro region of São Raimundo Nonato / PI, in the last years, 2014-2017, due to its production and export of honey. It is a qualitative and interpretative research, with a time frame of the year 2018. The research adopts the theoretical-methodological perspective of historical-dialectical materialism and is supported by documentary and bibliographic analysis, interviews with research graduates of the technical course in beekeeping trained by UFPI and field visits to the researched communities where direct observation and photographic records were made. For the analysis of data production, the hermeneutic-dialectic analysis technique is used, through interpretation and in the sense of communication between social actors. Data is organized into three thematic axes: 1) coconstruction of technologies; 2) challenges and 3) impacts manifested by technicians in beekeeping in the face of the process of appropriation of technologies by communities. In this sense, it appears that the actions of beekeeping technicians in sharing technical and scientific knowledge with beekeepers in the region, as well as being active as transforming social actors, causes a significant increase in honey production in the region, generates employment with qualified labor in the movement of the region's domestic economy. Therefore, it is noted the importance of continuing the technical course in beekeeping in distance education, In view of the resistance in maintaining the supply and expansion of public policies for the materialization of the educational process in regions in need of technical training, it is argued in defense of incentives for its continuity by the institutions with the respective attention of educational managers to meet the mutual interests of the communities and the social function of educational institutions.
Keywords: Work. Beekeeping Technician. Technology Coconstruction. Science, Technology and Society (STS).

Lista de publicações:
LÔBO, Soraya Oka; LIMA FILHO, Domingos Leite. CORRELAÇÕES ENTRE ENSINO E EXTENSÃO EM COMUNIDADES RURAIS PIAUIENSES RESULTANTES DA ATUAÇÃO DE EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM APICULTURA, NA EAD DO CTF/UFPI. In: CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira; MACHADO, Keyla Cristina da Silva; ARAÚJO, Waldirene Pereira (org.). PRÁTICAS INVESTIGATIVAS EM EDUCAÇÃO: correlações entre formação e ensino. 1. ed. São Paulo: Garcia Edizioni, 2019, v. 1, p. 419-442. ISBN: 978-85-5512-711-3.

LIMA FILHO, Domingos Leite; LÔBO, Soraya Oka. Pesquisa Coletiva Interdisciplinar em Políticas Educacionais: A Experiência do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia (GETET) na formação de pesquisadores. In: CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira; COSTA, Maria Lemos da; SILVA, Rosimeyre Vieira da (org.). A Formação Docente e a Prática Educativa: mediações pelos saberes da pesquisa. Teresina: EDUFPI, 2018. p. 339-366. ISBN: 978-85-509-0407-8.

LÔBO, Soraya Oka; LIMA FILHO, Domingos Leite. Relação entre processo educacional e co-construção de Tecnologias Sociais: análise das concepções do Curso Técnico em Apicultura da EaD CTF/UFPI. In: CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira; NASCIMENTO, Eliane Freire; SANTOS, Mariangela Santana Guimarães (org.). As Práticas na Docência: Ensino, Pesquisa e Construção de Saberes. Teresina: EDUFPI, 2017. p. 319-338. ISBN: 978-85-509-0220-3.

SANTANA, M. C. ; Luz, Nanci Stancki da ; Lobo, Soraya Oka . Emancipação Humana em Marx: relações entre educação, trabalho e pesquisa. In: CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira; NASCIMENTO, Eliane Freire; SANTOS, Mariangela Santana Guimarães (org.). As Práticas na Docência: ensino, pesquisa e construção de saberes. 1. ed.Teresina: EDUFPI, 2017, v. 1, p. 157-172.

Obs: A sessão virtual abrirá 30min com antecedência.