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Mestrado - Eliane Martins Braga

por dirppg-ct publicado 19/11/2019 16h11, última modificação 19/11/2019 16h36
A mediação como processo de ensino aprendizagem entre pares na licenciatura em física da UTFPR: Aproximações entre THC e CTS a partir dos pressupostos da Epistemologia Qualitativa.
Quando
10/12/2019
de 14h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Sede Central: Sala A-301
Pessoa de contato
Profa. Maria Sara de Lima Dias,
Participantes
Orientador(a): Profa. Maria Sara de Lima Dias, Dra. - UTFPR
Coorientador(a): Profa. Dra. Silmara Alessi Guebur Roehrig - UTFPR
Banca examinadora:
Presidente:Profa. Maria Sara de Lima Dias, Dra. - UTFPR
Prof. Alisson Antônio Martins, Dr. - UTFPR
Prof. Wanderley José Deina Dr. - UTFPR
Profa. Denise de Camargo, Dra. - TUIUTI/ UTP
Examinador Suplente (se houver):
Prof. Pedro Moreira da Silva Nt, Dr.- FARESC
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Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo geral compreender a mediação como processo de ensino aprendizagem entre pares na licenciatura em Física da UTFPR com aproximações entre THC e CTS a partir dos pressupostos da Epistemologia Qualitativa. Pretendeu-se especificamente identificar as inter-relações entre conceitos espontâneos (prévios) e científicos dos ingressantes; investigar produções acadêmicas nos últimos 03 anos; compreender a metodologia de ensino proposta pela docente, analisar a avaliação dos estudantes e da docente ao final da proposta e produzir material acerca do método de ensino aprendizagem entre pares em um curso de física, com vistas à colaboração com a comunidade científica e com os educadores. A pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, entendida como um estudo de caso adota o procedimento metodológico que considera o caráter construtivo-interpretativo do conhecimento e a legitimidade do singular na pesquisa. Os instrumentos de coleta da informação foram: questionário sondagem; registros em Diário de Campo durante 07 atividades práticas com Mediação entre pares e entrevistas com 10 estudantes e a docente, no âmbito da disciplina Física Elementar I ministrada no 1º período da Licenciatura em Física. As análises dos resultados partiram da análise de conteúdo e observou-se que a Mediação é fundamental não só no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos como nas relações e interações que ocorrem dentro de sala de aula. O papel do professor e do estudante no decorrer da trajetória do conhecimento perpassa as inter-relações entre os conceitos espontâneos e os científicos. Isso é possível, desde que, haja um compromisso dos educadores em considerar o papel do estudante, suas percepções, a visão de mundo durante o processo de aprendizagem, para que daí consiga estabelecer relações com que está sendo ensinado. Desta forma, a mediação, quando trazida para o contexto das práticas educativas, pode permitir interações entre pelo menos dois mundos culturais distintos: o do estudante e da docente, relações importantes para a construção coletiva do conhecimento.

Palavras-chave: Mediação; Conceitos Espontâneos e Científicos; Licenciatura em Física.

Mediation as a process of teaching peer learning in the Physics Degree of UTFPR: Approximations between THC and CTS from the assumptions of Qualitative Epistemology

Abstract: This research aimed to understand mediation as a process of teaching peer learning in the undergraduate degree in Physics of UTFPR with approximations between THC and CTS based on the assumptions of Qualitative Epistemology. It were intend specifically to identify the interrelations between the spontaneous (previous) and scientific concepts of the newcomers.It investigated academic productions in the last 03 years; understand the teaching methodology proposed by the teacher, analyze the student and teacher assessment at the end of the proposal and produce material about the teaching method peer learning in a physics course, with a view to collaboration with the scientific community and educators. Qualitative and exploratory research, understood as a case study, adopts the methodological procedure that considers the constructive-interpretative character of knowledge and the legitimacy of the singular in the research. The information collection instruments were: survey questionnaire; Field Journal records during 07 practical activities with Peer Mediation and interviews with 10 students and the teacher, within the scope of Elementary Physics I taught in the 1st period of the Degree in Physics. The analysis of the results was based on content analysis and it was observed that Mediation is fundamental not only in the teaching-learning process of concepts but also in the relationships and interactions that occur within the classroom. The role of teacher and student in the course of knowledge goes beyond the interrelationships between spontaneous and scientific concepts. This is possible as long as there is a commitment by educators to consider the student's role, perceptions, and worldview during the learning process so that they can establish relationships with what being taught. Thus, mediation, when brought into the context of educational practices, can allow interactions between at least two distinct cultural worlds: student and teacher, important relationships for the collective construction of knowledge.

Keywords: Mediation; Spontaneous and Scientific concepts; Physics Degree.

Lista de publicações:

BRAGA, Eliane Martins; DIAS, Maria Sara de Lima. A mediação entre pares como instrumento de inclusão no curso de licenciatura em física na UTFPR. Série Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, Orgs: João Ferreira de Oliveira, e Ângelo Ricardo de Souza [Livro Eletrônico]. Educação e Direitos Humanos, Diversidade Cultural e inclusão social, série 7, p. 73-77. Brasília: ANPAE, 2019, p. 73-77.

BRAGA, Eliane Martins; DIAS, Maria Sara de Lima. Aproximações da epistemologia qualitativa de Rey com o campo CTS na produção científica. Págs. 183-194. Anais: I Encontro Nacional Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Sociedade-ENICTS I. Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Paranaguá/PR, jun. 2019.

BRAGA, Eliane Martins; DIAS, Maria Sara de Lima, ROEHRIG, Silmara Alessi Guebur. O uso de Portfólio no Ensino Superior como ferramenta para a aprendizagem de conceitos: Contribuições para formação de professores de Física. XXXI SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SEPE 2019, intitulado "EDUCAÇÃO: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO", realizado no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR, mai. 2019.

BRAGA, Eliane Martins; DIAS, Maria Sara de Lima. O tempo da construção do conhecimento no ensino da Física Elementar I. págs.1-16. X Seminário Nacional Sociologia & Política América Latina hoje: rupturas e continuidades GT 05 Sociologia da Educação. Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR, maio. 2019.

BRAGA, Eliane Martins; DIAS, Maria Sara de Lima. O desenvolvimento dos conceitos científicos e a valorização dos conceitos espontâneos no processo de aprendizagem do Ensino Superior. págs. 173-202. Livro: Introdução às leituras de Lev Vygotski: debates e atualidades na pesquisa [recurso eletrônico ]/ Maria Sara de Lima Dias (Org.) - Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2019. 326 p. ISBN-978-85-5696-645-2.