Você está aqui: Página Inicial > Defesas > Mestrado - Georgia Graichen Bueno Guterres
conteúdo

Mestrado - Georgia Graichen Bueno Guterres

por dirppg-ct publicado 28/04/2020 09h07, última modificação 28/04/2020 09h07
Modernos brasileiros +1: Um olhar sobre uma exposição de design no Museu Oscar Niemeyer
Quando
30/04/2020
de 14h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Defesa online por conta da pandemia de Covid19. Link para a defesa: https://meet.jit.si/IncludedExtrasTourApparently
Pessoa de contato
Prof. Ronaldo de Oliveira Corrêa
Participantes
Orientador(a): Prof. Ronaldo de Oliveira Corrêa, Dr. - UFPR
Banca examinadora:
Presidente: Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Corrêa - UFPR
Profa. Rosane Kaminski, Dra. - UFPR
Profa. Luciana Martha Silveira, Dra. - UTFPR
Adicionar evento ao calendário
iCal

Resumo: Essa pesquisa visa estudar versões do design brasileiro que foram apresentadas em uma exposição de mobiliário. A ideia é compreender como uma exposição coletiva de mobiliário, apresentada no maior museu do estado, pode ser explorada por aspectos não-canônicos da história do design. E compreender como o universo da pesquisa está representado, quais relações institucionais, pessoais e de circulação e consumo dos artefatos apresentados na mostra podem ser vistas por meio do material levantado na pesquisa. A exposição “Modernos brasileiros +1” foi uma exposição de design de mobiliário moderno brasileiro realizada no Museu Oscar Niemeyer no ano de 2010. O conceito de argumento curatorial filiado nesta pesquisa e os elementos expográficos considerados foram definidos a partir das discussões em torno do uso de recursos cenográficos estabelecidos, principalmente, por Gonçalves (2004) e Meneses (2013). E o pensamento de versões do design está pautada em autores como Campi (2013), Niemeyer (2000) e Forty (2013). Para a análise deste trabalho, optou-se por uma metodologia de cruzamento entre as referências bibliográficas, a documentação oficial sobre a exposição e entrevistas realizadas com interlocutoras da mostra. As entrevistas têm como base a história oral com principal referência nos estudos de Alberti (2008). Esse cruzamento possibilitou pensar outras ideias sobre a história do design presente na mostra que fogem dos conceitos canônicos apresentados na história do design tradicional.
Palavras-chave: Design; História do Design; Exposição; Curadoria;

Brazilian Moderns +1: a design exhibition at the Oscar Niemeyer Museum
Abstract: This research aims to study versions of Brazilian design that were presented at a furniture exhibition. The idea is to understand in which ways thi furniture exhibition, presented in the largest museum in the state, can be explored by aspects other than the canonical of the history of the design. And how the research universe is represented and what institutional, personal and circulation and consumption of artifacts relationships presented in the exhibition can be seen through the material surveyed. “Brazilian moderns +1” was an exhibition of modern furniture design exhibition held at the Museu Oscar Niemeyer in 2010. The concept of curatorial argument affiliated with this research and the expographic elements considered were defined from the discussions around the use of scenographic resources established mainly by Gonçalves (2004) and Meneses (2013). The thinking of design versions is based on authors like Campi (2013), Niemeyer (2000) and Forty (2013). For the analysis of this work, we opted for a cross-checking methodology between bibliographic references, official documentation on the exhibition and interviews with the exhibition's interlocutors. The interviews are based on oral history with the main reference in studies of Alberti (2008). This crossing made it possible to think about other ideas about the history of design present in the exhibition that run away from the canonical concepts presented in history of traditional design.
Keywords: Design; History of design; Exhibition; Curatorship;


Lista de publicações:

GRAICHEN, G. Fabris Y. Puras Misturas: as narrativas sobre cultura popular no Pavilhão das Culturas Brasileiras em 2010. Revista Valise, v. 8, p. 203-207, 2018.

“Da caixa ao cubo: Análise da obra “Parede da Memória” de Rosana Paulino” no III Seminário Internacional de Investigación en Arte y Cultura Visual (2019) - Montevidéu, Uruguai.

“Técnica e tecnologia na expografia: A exposição “Modernos brasileiros +1” no o VIII Simpósio Nacional de Ciência Tecnologia e Sociedade - ESOCITE.BR (2019) – Belo Horizonte, MG, Brasil