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Mestrado - Gustavo Hamyr Chaiben

por dirppg-ct publicado 20/11/2019 10h39, última modificação 20/11/2019 10h39
Políticas públicas para discentes com deficiência: a UTFPR
Quando
16/12/2019
de 09h00 até 12h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Sede Central: Sala C-301
Participantes
Profª. Maclovia Corrêa da Silva, Drª. Orientadora - UTFPR
Banca Examinadora:
Profª. Maclovia Corrêa da Silva, Drª. Presidente - UTFPR
Prof. Eloy Fassi Casagrande Junior, Dr. - UTFPR
Prof. Miraldo Matuichuk, Dr. - UTFPR
Prof. Alexandre Borges Fagundes, Dr. - UDESC
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Resumo: Este trabalho apresenta aspectos das políticas públicas para pessoas com deficiência (PcD) em cursos de nível superior. Estuda-se em específico, como a Instituição de Ensino Superior UTFPR se ajusta às políticas nacionais e internacionais de inclusão de discentes com deficiência. O objetivo geral do estudo é examinar as políticas públicas para discentes com deficiência promovidas no ambiente universitário. Para alcança-lo, foi necessário recorrer às informações históricas presentes na legislação, nas publicações, nas tecnologias e nos corpos sociais. A metodologia, de natureza qualitativa, usada baseou-se em levantamentos bibliométricos, resgates históricos normativos e gerais, e pesquisa de campo, feita em arquivos, documentos com os dados inseridos propriamente em programas digitais, entrevistas e conversas com profissionais da Instituição. O marco teórico abrange leituras a partir da metade do século XX, pois durante os regimes ditatoriais, as pessoas com deficiência eram rejeitadas, excluídas e sofriam preconceitos culturais pela falta de normas apropriadas e relevantes. O trabalho está dividido em seis partes. Primeiramente, faz-se a introdução, com os desdobramentos necessários para justificar as escolhas do pesquisador, em seguida apresenta-se a metodologia, o marco teórico, o caso da UTFPR, e as considerações finais. Encerra-se o texto mostrando que as políticas públicas para PcD e para discentes com deficiência estão em constante mudança, não somente por questões inclusivas, como é o caso da entrada do aluno por cotas, mas também pelos diferentes tipos de deficiência apontados pelas legislações. Com o levantamento bibliométrico, vê-se que a literatura é bastante atual. O desenvolvimento das tecnologias para PcD são resultado de iniciativas específicas pessoais e sociais, diferindo no tempo e no espaço. No âmbito histórico, constatou-se que a Organização das Nações Unidas, a partir com 1950, é a líder na promoção da inclusão da PcD em nível mundial. Na UTFPR, verificou-se que as políticas públicas nacionais e internacionais são as promotoras das ações inclusivas de discentes com deficiência em cursos universitários.

Palavras-chave: Políticas públicas; Universidades. PcD; Discentes com deficiência; Tecnologias.

 

Public policy for students with disabilities: the UTFPR

Abstract: This paper presents aspects of public policies for students with disabilities (PwD) in higher education courses. Specifically, we study how the UTFPR Higher Education Institution fits into national and international policies for the inclusion of students with disabilities. The study general objective is to examine public policies for students with disabilities promoted in the university environment. To achieve this, it was necessary to resort to historical information present in legislation, publications, technologies and social groups. The qualitative methodology used was based on bibliometric surveys, normative and general historical rescues, and field research, made in archives, documents with data properly inserted in digital programs, interviews and conversations with professionals of the Institution. The theoretical framework covers readings from the middle of the twentieth century, since during dictatorial regimes, people with disabilities were rejected, excluded and suffered cultural prejudices for lack of relevant and appropriated standards. The work is divided into six parts. Firstly, the introduction is made, with the necessary enlargement to justify the researcher's choices, followed by the methodology, the theoretical framework, the UTFPR case, and the final considerations. The text concludes by showing that the public policies for PwD and students with disabilities are constantly changing, not only for inclusive reasons, such as the entry of students by quotas, but also for the different types of disabilities pointed out by the legislations. With the bibliometric survey, it is seen that the literature is very current. The development of technologies for PwD is the result of specific personal and social initiatives, differing in time and space. In the historical context, it was found that the United Nations, from 1950, is the leader in promoting the inclusion of PwD worldwide. At UTFPR, it was found that national and international public policies are the promoters of inclusive actions for students with disabilities in university courses.

Keywords: Public policies; Universities. PwD; Students with disabilities; Technologie.

 

Lista de Publicações

CARVALHO, L. G. ; CHAIBEN, G. H. ; SIMIANO, L. ; CASAGRANDE JUNIOR, E. F. ; LABIAK JUNIOR, S. . Conflitos e Governança de Commons Urbanos em Curitiba: A criação do Parque Bom Retiro, A causa mais bonita da cidade. In: 5 coloquio Ibero Americano: Paisagem Cultural, Patrimonio e Projeto, 2019, Belo Horizonte. Anais 5 coloquio Ibero Americano: Paisagem Cultural, Patrimonio e Projeto, 2019. v. 1. p. 1-10.