Você está aqui: Página Inicial > Defesas > Mestrado - Luiza Marilda Pacheco Castagno Simonelli
conteúdo

Mestrado - Luiza Marilda Pacheco Castagno Simonelli

por dirppg-ct publicado 28/01/2019 08h57, última modificação 21/03/2019 10h50
A necessidade de inserção da educação para o trânsito na educação básica: o desafio intermodal como um estudo de caso.
Quando
29/03/2019
de 10h00 até 13h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Sala B-205
Pessoa de contato
Prof. Nestor Cortez Saavedra Filho
Participantes
Prof. Nestor Cortez Saavedra Filho, Dr. Orientador - UTFPR
Profa. Tatiana Maria Cecy Gadda, Dra. Co-orientadora - UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Nestor Cortez Saavedra Filho, Dr. Presidente- UTFPR
Profa. Faimara do Rocio Strauhs, Dra. - UTFPR
Profa. Tamara Simone van Kaick, Dra. - UTFPR
Profa. Cristina de Araújo Lima, Dra.- UFPR
Adicionar evento ao calendário
iCal

Esta pesquisa contextualizou o trânsito e a mobilidade urbana das últimas décadas, notadamente, em relação a alta taxa de motorização das cidades, os índices de mortes e sequelados, como também os custos para o país. Há o relato de experiências de cidades, nas quais os planejamentos urbanos foram vislumbrando outros meios de locomoção que não somente o veículo motorizado e particular. Em todos os cenários, no entanto, há a ausência de educação para o trânsito de forma efetiva. A pesquisa aborda a necessidade de inserir a prática de educação para o trânsito, na educação básica e apresenta o desafio intermodal, como um estudo de caso. O desafio intermodal, que já se realiza há mais de uma década em Curitiba pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, foi ajustado para ser aplicado em escolas municipais, possibilitando que alunos e a comunidade escolar, tenham um início da compreensão dos efeitos de uma mobilidade segura, consciente, compartilhada e sustentável. Os Três Momentos Pedagógicos, metodologia que embasou a realização do desafio, deu azo à escolha do trânsito e da mobilidade como fatos geradores, possibilitando que diversas disciplinas abordassem o tema de forma transversal e interdisciplinar. A iniciativa fez interface com o Plano Curricular 5º. Ano da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Os desafios foram realizados, em escolas municipais, pelo Programa CICLOVIDA, vinculado à Universidade Federal do Paraná-UFPR, pela Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba, entre 2105 e 2016. A Metodologia de ensino-aprendizagem foi elaborada por profissionais das Secretarias Municipais de Educação e de Trânsito de Curitiba, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e da UFPR. Os dados, expostos nesta pesquisa, foram extraídos pelos componentes do Programa CICLOVIDA.
Palavras-chave: Educação para o trânsito. Trânsito. Educação Básica. Mobilidade. Ciências. Desafio intermodal. Três Momentos Pedagógicos.


The need for insertion of education for traffic in basic education: the intermodal challenge as a case study.

Abstract: This research contextualized the transit and urban mobility of the last decades, especially in relation to the high rate of motorization of cities, death and sequelae rates, as well as costs for the country. There is an account of experiences of cities, in which urban planning has been envisioning other means of locomotion that not only the motorized and private vehicle. In all scenarios, however, there is a lack of education for traffic effectively. The research addresses the need to introduce the practice of traffic education in basic education and presents the intermodal challenge as a case study. The intermodal challenge, which has been carried out for more than a decade in Curitiba by the Federal University of Paraná - UFPR, has been adjusted to be applied in municipal schools, allowing students and the school community to begin to understand the effects of mobility secure, conscious, shared and sustainable. The Three Pedagogical Moments, a methodology that supported the achievement of the challenge, gave rise to the choice of traffic and mobility as generating facts, allowing several disciplines to approach the theme in a transversal and interdisciplinary way. The initiative has interfaced with Curriculum Plan 5º. Year of the Municipal Education Department of Curitiba. The challenges were realized in municipal schools by the Program CICLOVIDA, linked to the Federal University of Paraná-UFPR, by the Municipal Secretary of Education and Municipal Transit Secretariat of Curitiba, between 2105 and 2016. The Teaching-learning Methodology was elaborated by professionals the Municipal Secretariats of Education and Transit of Curitiba, the Federal Technological University of Paraná - UTFPR and UFPR. The data, presented in this research, were extracted by the components of the CICLOVIDA Program.
Keywords: Education for traffic. Traffic. Basic education. Mobility. Sciences. Intermodal challenge. Three Pedagogical Moments.

 

Lista de publicações:

SIMONELLI, Castagno Pacheco, L. M.; domingos leite lima filho ; Nilson Marcos Garcia Dias . A NECESSÁRIA FORMAÇÃO INTEGRAL E HUMANISTA PARA UMA SOCIEDADE COMPROMETIDA COM O TODO. Revista Mundi Sociais e Humanidades. Curitiba, PR, CURITIBA, , v. 3 1, p. 34 - 01 - 34 - 14, 20 mar. 2018.

SIMONELLI, Castagno Pacheco, L. M.; NASCIMENTO, D. E. ; FERNANDES, V. ; SAAVEDRA FILHO, N. C. . CENÁRIOS DA MOBILIDADE E O DESAFIO INTERMODAL. Revista Mundi Sociais e Humanidades. Curitiba, PR, CURITIBA, , v. 3 n1, p. 01 - 15, 20 mar. 2018