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Mestrado - Mariana Michels Fontoura

por dirppg-ct publicado 10/02/2020 11h01, última modificação 10/02/2020 11h01
Mobilização de Mulheres em Jogos Online: um Estudo de Caso sobre o Grupo Brasileiro OverD.vas
Quando
27/03/2020
de 09h30 até 12h30
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Sala C-302
Pessoa de contato
Profa. Marília Abrahão Amaral
Participantes
Orientadora: Profa. Marília Abrahão Amaral, Dra. - UTFPR
Banca examinadora:
Presidente: Profa. Marília Abrahão Amaral, Dra. - UTFPR
Profa. Nanci Stancki da Luz, Dra. - UTFPR
Prof. Alan Ricardo Witikoski, Dr. - UTFPR
Prof. Rodrigo Freese Gonzatto, Dr. - PUCPR
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Resumo: Mulheres têm reivindicado seu espaço em jogos digitais por variados motivos, seja por conta da crítica à concepção de jogos que marginalizam a figura feminina como objeto exclusivo de deleite masculino, ou por conta da a experiência online em que jogadoras são expostas a um universo de assédio direcionado ao público feminino. Em meio a este cenário, iniciativas têm sido criadas por mulheres afim de criar ambientes seguros em jogos. Essa pesquisa tem como objetivo estudar a mobilização de grupos marginalizados contra a inospitalidade do ambiente de jogos, com enfoque na experiência de mulheres. Assim, é proposta uma análise a partir de um estudo de caso do grupo brasileiro "OverD.vas".
Palavras-chave: Gênero. Jogo. Mulheres.


Women’s Initiatives in Online Games: a Case Study of the Brazilian Group OverD.vas
Abstract: Women have claimed for their space in digital games for a variety of reasons, such as games that marginalize and objectify women based on the notion of pleasure oriented to the male gaze, and the harassment targeted at the female audience in the online environment. Due to this scenario, women have organized into groups to create safe gaming environments. In order to study how these groups of marginalized people act about the inhospitality of the gaming environment, focusing on women’s experiences, I propose an analysis based on the case study of the Brazilian group "OverD.vas".
Keywords: Gender. Game. Women.


Lista de Publicações:
FONTOURA, M. M.; OLIVEIRA, Leander C. de ; AMARAL, M. A. . Mulheres e Desenvolvimento de Jogos: essa conjunção já existe?. In: 12º WIT - Women in Information Technology (CSBC2018), Natal - RN. Anais do Women in Information Technology, 2018.
FONTOURA, M. M.; AMARAL, M. A. . Femininity in Video Games: an Analysis of Gender in Terms of Visual Aspects, Narrative and Sociability. In: GET - Game and Entertainment Technologies, 2019, Porto. Proceedings of the International Conferences IHCI 2019, GET 2019 and CGVCVIP 2019. Porto, 2019.
FONTOURA, Mariana Michels; RODRIGUES, Letícia ; LEITE, P. S. ; AMARAL, M. A. ; ALMEIDA, L. D. A ; MERKLE, Luiz Ernesto . Relações de gênero em mecânicas de jogos. In: SBGames - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, Rio de Janeiro. Proceedings of SBGames 2019, 2019., p. 794-803.
FONTOURA, Mariana; AMARAL, Marília. Femininities and Technologies: Gender Identities and Relations in Video Games. In. Interactivity and the Future of the Human-Computer Interface. Hershey, PA: Engineering Science Reference, an imprint of IGI Global, 2020, Capítulo 12.