Você está aqui: Página Inicial > Defesas > Mestrado - Shana Lima Adayme
conteúdo

Mestrado - Shana Lima Adayme

por dirppg-ct publicado 12/12/2019 13h13, última modificação 12/12/2019 13h13
A Mediação Cultural Na Bienal De Curitiba De 2015 – Luz Do Mundo
Quando
17/12/2019
de 09h30 até 12h30
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Sede Central: Sala B-205
Participantes
Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Corrêa, Orientador - UTFPR
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Corrêa, Presidente - UTFPR
Profa. Dra. Marilda Lopez Pinheiro Queluz - UTFPR
Profa. Dr. Juliana Gisi Martins de Almeida - UFPR
Adicionar evento ao calendário
iCal

Resumo: Em 2015 fui coordenadora do Educativo da Bienal de Curitiba Luz do Mundo com duração de outubro de 2015 a fevereiro de 2016. Essa experiência me possibilitou acompanhar essa edição e vivenciar a mediação cultural nos espaços expositivos ocupados pela Bienal. A partir dessa experiência, apresento um relato sobre o Curso de Formação de Mediadores, e uma análise das mediações culturais que aconteceram nos espaços expositivos ocupados pela Bienal durante o período de vigência da Mostra. Como metodologia, realizei entrevistas com uma amostra de mediadores(as) e usei para a pesquisa registros fotográficos do evento e os depoimentos presentes no Caderno de Mediadores do Museu Oscar Niemeyer. Os depoimentos e relatos tem a intenção de trazer as vozes dos(as) mediadores(as) para dialogar com autores(as) de CTS, dos Estudos Culturais e da Arte-educação. Assim, a pesquisa buscou compreender como o Curso de Formação de Mediadores e as práticas educativas dos mediadores da Bienal de Curitiba de 2015 se relacionaram.

Palavras-chave: ARTE-EDUCAÇÃO. MEDIAÇÃO CULTURAL. BIENAL DE CURITIBA.

 

The cultural mediation at Curitiba Biennial from 2015 - World Light.

Abstract: In 2015 I was the coordinator of the Educative Biennial of Curitiba Light of the World from October 2015 to February 2016. This experience allowed me to follow this edition and experience cultural mediation in the exhibition spaces occupied by the Biennale. From this experience, I present a report on the Course of Formation of Mediators, and an analysis of the cultural mediations that took place in the exhibition spaces occupied by the Biennial during the period of the exhibition. As a methodology, I conducted interviews with a sample of mediators (as) and used for research photographic records of the event and the testimonies present in the Oscar Niemeyer Museum's Notebook of Mediators. The statements and reports are intended to bring the voices of the mediators to dialogue with authors of CTS, Cultural Studies and Art Education. Therefore, the research sought to understand how the Mediators Training Course and the mediators' educational practices of the 2015 Curitiba Biennale were related.

Keywords: ART-EDUCATION. CULTURAL MEDIATION. CURITIBA BIENNIAL.

 

Lista de Publicações

ADAYME, Shana Lima; CORRÊA, Ronaldo de Oliveira. Quem vai a uma exposição de arte, vai realmente ver arte? IN: Anais do 8° ESOCITE. Belo Horizonte, MG: Editora ESOCITE, 2019.